A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lgbtfobia: um caminho para a argumentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lgbtfobia: um caminho para a argumentação"— Transcrição da apresentação:

1 Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
UFRGS INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA Pedro de Oliveira Paulo Lgbtfobia: um caminho para a argumentação

2 Público Alvo: alunos do terceiro ano do ensino médio;
Número de alunos: de 20 a 25, preferencialmente; Objetivo: trabalhar a argumentação para a melhor produção de textos argumentativos; Justificativa: as diferentes formas de preconceito ainda existentes são, frequentemente, temas de redação de vestibulares, o que faz a discussão desses temas essenciais não apenas para o aluno suprir a necessidade de escrever para a produção de textos argumentativos, mas também para a formação de um cidadão mais consciente dos problemas sociais.

3 Unidade temática: LGBTfobia
Número de horas: 4 horas Recursos necessários: cópias dos textos, sala de aula, se possível um projetor para a exposição das tirinhas. Resultados esperados: espera-se que o aluno consiga desenvolver argumentos e soluções para o assunto apresentado na forma de avaliação exigida. Forma de avaliação: os alunos serão avaliados conforme a sua participação em sala de aula, pelas questões respondidas no caderno e pela produção de um texto argumentativo.

4 Pré-leitura Você já leu algum conto? Você gostou?
Você conhece o escritor Caio Fernando Abreu? Já leu algo desse autor? Você já presenciou algum preconceito? Se sim, como você se sentiu? Nas mídias como televisão e jornais, quais os tipos de preconceito mais recorrentes? Na sua opinião, qual é a solução para o preconceito? Discuta com seus colegas.

5 Leitura e comentários Antes de iniciar a leitura, o professor deve contextualizar o aluno sobre o texto fornecendo informações como ano de produção, contexto social e político e características da produção do autor. Leitura silenciosa do conto “Aqueles Dois”, do livro Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu.

6 Interpretação Quais sentimentos você teve ao ler o conto: “Aqueles Dois”? Relate. Você gostou do conto? Explique. Você percebeu algum tipo de preconceito vindo dos colegas de trabalho de Saul e Raul? Você concorda com a atitude tomada pelo chefe de Raul e Saul? Por quê? O narrador do conto é alguém que participa da história ou alguém de fora? Como você identifica esse aspecto? Contos são narrativas que se limitam ao essencial. Resuma o conto, com suas palavras, em até um parágrafo. Após responder as questões no seu caderno, discuta a respeito com os seus colegas.

7 Pré-Leitura – Texto 2 Discuta com seus colegas:
Vocês já leram alguma tirinha/charge? Se sim, gostaram ou não? As tirinhas se caracterizam por serem textos curtos mas que transmitem uma crítica ou uma moral. Quais são os problemas da sociedade atual que podem ser temas de uma tirinha? Você conhece a cartunista Laerte? Se sim, o que você sabe a respeito da vida e do trabalho dela?

8 Texto 2 – Charges/tirinhas da cartunista Laerte

9 Interpretação das tirinhas
Quais são as críticas apresentadas nas tirinhas? A primeira tirinha é sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, você é a favor ou contra? Justifique. Ainda na primeira tirinha, temos a figura de “Deus”. Você acha que a religião deve interferir no direito das pessoas casarem? A segunda tirinha retrata a imposição de um padrão de comportamento, qual é? O conto e as tirinhas tratam a respeito do preconceito. Quais são as semelhanças e quais as diferenças de conteúdo entre esses textos? Quais são os tempos verbais que predominam nesses textos?

10 Produção Escreva um texto do gênero argumentativo-dissertativo sobre o preconceito contra pessoas lgbt. Não se esqueça de citar como esse tipo de preconceito afeta a sociedade e as pessoas, para isso traga elementos que você já viu, ouviu, leu ou até mesmo vivenciou. Lembre-se também de apontar uma solução coletiva para tal problema. Nesse momento o professor deve lembrar de como é a estrutura de um texto argumentativo-dissertativo, para tal ação pode ser utilizado alguma redação do ENEM.

11 Análise e reescrita Troca dos textos entre os alunos para eventual discussão. Questões norteadoras: O que mais lhe chamou a atenção no texto de seu colega? Por quê? Qual a solução apontada no texto de seu colega para o problema da lgbtfobia? Você concorda? Por quê? Sugira algo que o seu colega possa melhorar no texto. Após a discussão, encaminhamento para a reescrita das produções.


Carregar ppt "Lgbtfobia: um caminho para a argumentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google