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PublicouAna Júlia Figueiroa Braga Alterado mais de 7 anos atrás
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Análise de Comunidades em Redes Sociais utilizando Mineração de dados: Um estudo de caso nas redes da UFPA SCRM 2016 Ingrid Nascimento Márcia Pinheiro Ádamo Santana
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Agenda Introdução Detecção de Comunidades Metodologia Resultados
Conclusão
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Introdução Our view of social customer relationship management:
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Detecção de Comunidades
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Algoritmo K-means K agrupamentos pré-especificados
Simplicidade e rápida execução Bastante utilizado em aplicações científicas e industriais (ISOD; SAHU, 2013)
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Índice de Validação Interna - IVI
Índice Silhouette (S) 𝑆= 𝑏 𝑖 −𝑎(𝑖) 𝑚𝑎𝑥 𝑎 𝑖 ,𝑏(𝑖) a 𝑖 : média de dissimilaridade do elemento 𝑖 no mesmo cluster; b 𝑖 : Menor média de 𝑖 em relação aos demais clusters;
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Metodologia Enterprise Resource Planning
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Resultados RSO IVI Número de Comunidades Valor do Índice Facebook
Silhouette 4 0.8027 Instagram 3 0.7623 Twitter 2 0.7741
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Comunidades
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Facebook O algoritmo K-means identificou 4 comunidades de seguidores na base do Facebook
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Facebook
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Facebook
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Twitter O algoritmo K-means indicou que há 2 comunidades de seguidores na base do Twitter
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Twitter
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Instagram O algoritmo K-means indicou 3 comunidades de seguidores na base do Instagram
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Instagram
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Instagram
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Conclusão Os resultados alcançados demonstraram os principais meios de engajamento utilizados pelos usuários Identificação de comunidades de usuários influentes Confiabilidade dos resultados em comparação a análises de ferramentas “blackboxes”
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Trabalhos Futuros Desenvolvimento de aplicações e surveys para a coleta de dados públicos dos perfis de usuários Introdução de novas variáveis: novas reactions do Facebook, “curtidas” do Twitter.
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Perguntas?
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Análise de Comunidades em Redes Sociais utilizando Mineração de dados: Um estudo de caso nas redes da UFPA SCRM 2016 Ingrid Nascimento Márcia Fontes Ádamo Santana
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