A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades em sala (6) Componentes de armazenamento. HD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades em sala (6) Componentes de armazenamento. HD"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades em sala (6) Componentes de armazenamento. HD
Superfície recoberta por elementos magnéticos (imãs), girando em velocidade da ordem de 7200rpm (rotações por minuto). Particionamento (O que é?): Divisão do HD em unidades independentes: (C,D, ..) Formatação: Física e lógica Formatação Física Feita pelo fabricante. “Divisão” do HD em regiões (trilhas e setores) para orientar armazenamento e recuperação dos dados. Formatação Lógica: Feita sob controle do SO (Sistema Operacional). Criação de Método de Acesso. Mecanismos para gravação e gerencia dos dados. Programa de particionamento : FDISK Programa de formatação: FORMAT Grub: Gerenciador de boot. Permite a escolha de um SO para carga do SO.

2 ESTUDO DA FORMATAÇÃO Objetivos. Informar alguns tipos de formatação.
Como obter, apresentar e informar a formatação usada em sistemas operacionais e dispositivos. Calcular a quantidade de dados nas unidades.

3 FORMATAÇÃO(Relembrando)
Um HD original é fomatado fisicamente pelo fabricante: A superfície é dividida em trilhas (círculos) e setores (radiais) que determinam os blocos contendo 512 Bytes, cada. SO controla CLUSTERs (aglomerados): 1 bloco, 2blocos, 4blocos, ...64blocos A formatação determina a capacidade do HD. *A formatação realizada pelo SO é LÓGICA. ** Antes de formatação lógica, é necessário PARTICIONAR, isto é, “dividir” (ou não) em unidades individuais onde podem ser instalados os sistemas operacionais. Atividades Criar as partições Instalar SO  Instalar Programas.

4 RESUMO PARA A FORMATAÇÃO
Particionamento; Instalação de um SO e o correspondente método de acesso aos arquivos na partição (formatação lógica). * O método de acesso define o gerenciamento e mecanismos para a operação com os arquivos no HD. FAT (File Alocation Table) - Tabela de índices para localização dos arquivos no HD. Exemplos de sistemas de arquivos: DOS: Fat 12; FAT16; FAT32; Windows: NTFS (New Technology File System); Linux: ext3.

5 Sistema de arquivos A transferência física de arquivos é feita em blocos de 512Bytes . O SO trata dado no HD como um conjunto de CLUSTERs; O cluster é a unidade básica de armazenamento do SO. É a menor unidade de dados do HD visto pelo SO. Cada cluster (aglomerado) contém de 1 a 64 blocos de 512Bytes. 1 bloco  512 Bytes 2 blocos  1024 Bytes = 1KB .... 64 blocos  32KB. Cada cluster tem um endereço único que permite sua localização pelo SO. Atividades do sistema de arquivos: Prepara as diversas partições para receber os arquivos. Define o tamanho mínimo que cada arquivo ocupará na partição. É criado no momento da formatação. Capacidade de endereçamento com formatação fat: Fat12: 2^12; Fat 16: 2^16; Fat31: 2^32

6 Sistema de arquivos A capacidade de armazenamento de uma unidade HD é dada por: Quantidade de endereços MULTIPLICADA pelo tamanho do cluster definido na formatação. Exemplo: FAT 12; Cluster de 2 blocos (1KB). Capacidade = 2 12 * 1KB = 4MB.

7 Exercícios Exercício. Calcule a capacidade de armazenamento para:
Padrão inicial: padrão FAT12. FAT 16 (File Allocation Table). -Padrão de formatação compatível com quase todos SO e vários dispositivos (câmera, palmtop, cartões SD, pendrive  até 2GB). Exercício. Calcule a capacidade de armazenamento para: FAT 32; cluster de 4blocos (2KB); Resposta: 2^32 * 2KB= ??????

8 Relembrando Cluster Menores unidades de alocação pelo SO.
Valores múltiplos de blocos. Cluster de 1 bloco : 512 Bytes; 2 blocos: 1024 Bytes = 1KB 4 blocos: Bytes = 2KB ... 32 blocos = 16KB,...

9 FAT 16 Endereçamento por 16 bits: 216 =64K. 216 = 26 * 210 = 64 K
Qual o amanho máximo para armazenamento em FAT 16? Resposta: 64K *32KB=2GB. Explique!! 26 * * 25 * 210 B= = * B = 2GB

10 FAT 32 Endereço de 32 bits . 232 = 4G endereços.
Exercício: Qual a capacidade de armazenamento do HD com cluster de: A: 1 bloco (512B): B: 4blocos: Calcule a capacidade máxima de armazenamento para FAT 32. * Nota: O tamanho máximo de um arquivo em FAT 32 é 4GB (menos que um DVD).

11 NTFS (New Technology FileSystem)
Surgiu com o Windows NT, em 1990. Endereçamento de 32 bits. 4G endereços. Nome de arquivos e pastas segue padrão UNICODE (códigos de 32bits). Sistema de tolerância a falhas (log = histórico das ocorrências). O sistema mantém um log de todas as atualizações realizadas para minimizar perda de dados em caso de falhas.

12 EXT3(third extended filesystem-terceiro sistema de arquivo extendido)
Ambiente linux. Extended File System – 1992. EXT Partições de até 32TB Nomes de arquivos de até 255 caracteres. Recursos de Journaling (log de alterações realizadas permitindo a recuperação de dados em caso de perdas por falha de energia,...)

13 EXT3 Endereços de 32 bits Blocos de até 8KB. 1KB 2TB 16GB
Tamanho do cluster Tamanho Maximo da Partição Tamanho máximo do arquivo 1KB TB GB 2KB TB GB 4KB TB TB 8KB TB TB

14 Memória Flash A memória flash é usada para armazenamento rápido e fácil de dados em equipamentos, como câmeras digitais e celulares. É mais usada como memória de massa do que como memória RAM. É considerada um dispositivo de armazenamento de estado sólido (Solid State Device), pois não há partes móveis (tudo é eletrônico, em vez de mecânico).

15 Evolução Tecnologia de HD: ParallelATA(IDE)  SerialATA
PATA (Parallel Advanced Technology Attachment). Tráfego de dados em paralelo e velocidades de até 133 Mbytes/s. Cada interface PATA (IDE) suporta um disco master e um slave. SATA (Serial Advanced Technology Attachment) Conexão de um dispositivo por interface. Tráfego de dados serial. Notas Técnicas USB 3.0: Taxa de transferência de dados (teórica) de até 4.8 Gbps(0,6GB/s = 600MB/s). HDs híbridos: Flash + SATA.

16 Componentes de armazenamento
Determine as características do HD: Capacidade: Formatação: Modelo de HD (Busque na Internet ou na sala) : exemplos: Seagate, Maxtor , Fujitsu, Quantum, Western Digital, ... Capacidade (3GB GB), tempo de acesso (<=10ms) e vazão ([trougput; taxa de transferência;] – quantidade de bits(bytes) transferidos por segundo.) (aproximadamente 100, 200, 300 MB/s) . Velocidade de rotação: rpm. Jumpers: master ou slave

17 Não esqueça: Componentes de armazenamento
Caracterize: Particionamento: programa Fdisk. Formatação: Programa Format. Caracterize o tipo de formatação da unidade do laboratório. NTFS Grub: gerenciador de boot - (caracterize). Tipos de formatação: Apresente e diga os SO onde são usados os vários tipos de formatação. Responda. Qual a formatação aplicada ao pen drive?

18 Exercício de formatação.
Instalação de sistema operacional FREEDOS em máquina virtual. Use o virtual PC.


Carregar ppt "Atividades em sala (6) Componentes de armazenamento. HD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google