A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPECTOS OPERACIONAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPECTOS OPERACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 ASPECTOS OPERACIONAIS
2017 ASPECTOS OPERACIONAIS

2 Novidades do ENADE 2017 Novo sistema do ENADE
Edital do ENADE – substitui o Manual do ENADE Será criada uma pagina do ENADE (similar a do ENEM) Cadastro realizado pelo aluno: obrigatório Informações a serem inseridas pelo coordenador foram reduzidas. Não precisa enquadrar o curso para inscrição dos irregulares.

3 Cursos participantes do ENADE 2017
Bacharelado: Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Eng. Civil; Eng. Elétrica; Eng. de Alimentos; Eng. de Computação; Eng. de Produção; Eng. Mecânica; Eng. Química; Eng. Ambiental; Eng. Florestal; Engenharia (outras). Licenciatura / Bacharelado: Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português; Matemática; Química. Licenciatura: Artes Visuais; Educação Física; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras – Inglês; Música; Pedagogia. Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação

4 Quem deve ser inscrito no ENADE?
Estudantes IRREGULARES Estudantes INGRESSANTES Estudantes CONCLUINTES

5 Estudantes Irregulares
Estudantes concluintes habilitados ao Enade de anos anteriores que: Não compareceram à prova e Não obtiveram dispensa oficial do MEC Não preencheram o questionário do estudante Não foram inscritos Estudantes ingressantes no ano em que seu curso participou do Enade e que NÃO FORAM INSCRITOS.

6 Destaque Ainda que o estudante tenha participado do Enade em anos anteriores na condição de concluinte, MAS NÃO DIPLOMOU, e em 2017 é concluinte, deve-se proceder a sua inscrição.

7 Estudantes Ingressantes
Estudantes que iniciaram o curso em e que tenham cumprido até 25% da carga horária total do curso até o dia 25/8/2017.

8 Estudantes Concluintes
Estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária total do curso até o dia 25/8/2017. Estão dispensados os concluintes que colarem grau até o dia 25/8/2017.

9 Como identificar os Irregulares?
Novidade: INEP disponibilizará uma lista sugestiva de alunos irregulares (somente de concluintes nas duas últimas edições do ENADE) Coordenador deve conferir a lista e

10 Como identificar os Concluintes?
Novidade: INEP disponibilizará uma lista sugestiva de alunos concluintes, com base nos dados do Censo da Educação Superior. Coordenador deve conferir a lista e, para cada aluno da lista, deve:

11 Como identificar os Concluintes?
No SIGAA, obter o RELATÓRIO DE ALUNOS COM PERCENTUAL DE CH CUMPRIDA

12

13

14

15 Destaque A IES deve informar os seguintes dados dos estudantes dos cursos habilitados ao Enade 2017: CPF Ano de conclusão do ensino médio Turno de frequência ao curso.

16 Destaque O estudante DEVE acessar o sistema ENADE e confirmar (ou atualizar) seu cadastro. Nesse momento, deve informar se tem alguma necessidade de atendimento especial, como: Tradutor-intérprete de LIBRAS Prova em Braille Prova ampliada Estar amamentando, etc

17 Acesso ao Sistema ENADE
Entre no site:

18

19

20 O sistema enviará uma mensagem com a senha provisória, para o seu e-mail.
ATENÇÃO: O CPF e o informados devem constar do Cadastro do curso no e-MEC. Em caso de necessidade de atualização, entrar em contato com a PROEG ou com a DIAVI/PROPLAN 2º Passo: acesse novamente o site Click em “Autenticação via SSIServices” (seta vermelha).

21

22 Preencha o Login (seu CPF) e a Senha (provisória)
Preencha o Login (seu CPF) e a Senha (provisória). Click em “Acessar” (seta).

23 O sistema identifica que é uma senha temporária e disponibiliza o recurso para “Alterar Senha”.

24 Preencha os campos solicitados, lembrando que a nova senha ter de 6 a 20 caracteres, e deve conter: números, caracteres especiais (p.ex. letras minúsculas e letras maiúsculas. Click em “Alterar senha”.

25 Pronto. Sua senha foi alterada e seu acesso liberado ao Sistema ENADE.
ATENÇÃO: O acesso ao Sistema ENADE será sempre pelo link “Autenticação via SSIServices”.

26

27 Enquadramento do Curso
O enquadramento do curso no Exame é de fundamental importância, à medida que: Define a área de conhecimento (a prova) por meio da qual os estudantes serão avaliados; Tem impacto direto no cálculo do conceito Enade e demais índices decorrentes do resultado da avaliação do desempenho acadêmico.

28 Enquadramento do Curso
DIAVI/PROPLAN: responsável pelo enquadramento Para inscrição dos estudantes Concluintes: LETRAS: devem ser enquadrados considerando as especificidades das Diretrizes de Prova publicadas no sítio do INEP. Letras Portugues Letras Ingles Letras Portugues e Espanhol Letras Portugues e Inglês

29 Enquadramento do Curso
Para inscrição de estudantes Concluintes: ENGENHARIA: todos os cursos de Engenharia que não se enquadram nas áreas discriminadas especificamente devem ser enquadrados na área Engenharia. DEMAIS CURSOS: devem ser enquadrados em suas respectivas áreas.

30 Diretrizes para a Prova
Baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais Componente Específico – Física Habilidades e Competências

31 Cronograma

32 Cronograma

33 O papel do Coordenador Conhecer o Edital ENADE 2017;
Inscrever os estudantes (irregulares, ingressantes e concluintes) no prazo previsto; Orientar quanto a necessidade do estudante realizar o cadastro no sistema ENADE e preencher o questionário; Sensibilizar e motivar o estudante à participar do ENADE de forma responsável; Acompanhar a realização do cadastro do estudante. Preencher o questionário do coordenador.

34 Responsabilidades do Aluno
Conhecer o Edital ENADE; Verificar sua inscrição no ENADE (irregulares e ingressantes); Realizar seu cadastro no sistema ENADE; Solicitar atendimento especial, se necessário; Preencher o questionário do estudante; Participar do ENADE de forma responsável e com compromisso;

35 OBRIGADA! Maria Lúcia Harada


Carregar ppt "ASPECTOS OPERACIONAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google