A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TEMPO E A HISTÓRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TEMPO E A HISTÓRIA."— Transcrição da apresentação:

1 O TEMPO E A HISTÓRIA

2 Você já ouviu e contou muitas histórias
Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de sua cidade, de seu país. Quando alguém nos conta algo, colocando os acontecimentos em ordem, está contando uma história. Toda vez que contamos uma história, estamos dando sentido a um acontecimento.

3 A História é formada pelas ações humanas ao longo do tempo
A História é formada pelas ações humanas ao longo do tempo. Somente o ser humano tem a capacidade de transformar sua vida e a vida dos outros. O ser humano faz história agindo sobre a natureza e relacionando entre si. Estamos sempre fazendo história. Nossa maneira de atuar no presente com certeza irá influenciar o futuro.

4 OS HISTORIADORES SÃO OS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A HISTÓRIA
OS HISTORIADORES SÃO OS ESPECIALISTAS QUE ESTUDAM A HISTÓRIA. PARA PRODUZIR CONHECIMENTO HISTÓRICO RECUPERAR E INTERPRETAR O PASSADO ELES (FONTES HISTÓRICAS). Documentos Escritos – Certidões, cartas, testamentos,livros, jornais, revistas, entre outros. Relatos Orais – Entrevistas. Fontes materiais – Pedras, cerâmicas, objetos, entre outros. Fontes audiovisuais e musicais – Cinema e televisão. Fontes visuais – Imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade, entre outros.

5 OS SERES HUMANOS PERCEBIAM A PASSAGEM DO TEMPO OBSERVANDO A NATUREZA

6 PERCEBIAM QUE DEPOIS DO DIA VINHA A NOITE:QUE OS ANIMAIS NASCIAM, CRESCIAM , REPRODUZIAM-SE E MORRIAM; QUE HAVIAM EPOCA DE CHUVAS E DE SECA.

7 ÉPOCAS DE CHUVAS E SECAS

8 PARA ORGANIZAR AS TAREFAS DO DIA A DIA OS SERES HUMANOS CRIARAM AS UNIDADE DE MEDIDA DO TEMPO, COM A HORA, DIA, MÊS, ANO E SÉCULO.

9 PARA O HISTORIADOR, O TEMPO É UM DADO FUNDAMENTAL

10 DESDE O SURGIMENTO DA HUMANIDADE MUITA COISA ACONTECEU EM DIFERENTES LUGARES DO MUNDO: A DESCOBERTA DO FOGO E DA RODA,O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA E DO TEATRO, REVOLUÇÕES E GUERRAS, A INVENÇÃO DA MÁQUINA A VAPOR ETC.

11 DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA

12 INVENÇÃO DA RODA

13 ORGANIZAR ESSE ACONTECIMENTO NO TEMPO É UM DOS PRINCIPAIS DESAFIO DO HISTORIADOR.

14 INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO DO TEMPO

15 OBSERVANDO OS FENÔMENO DA NATUREZA E OS ASTRO CELESTES O HOMEM APRENDEU A CALCULAR A DURAÇÃO DO DIA E DA NOITE, A MUDANÇA DAS ESTAÇÕES E A CHEGADA DE UM NOVO ANO.

16 FENÔMENO DA NATUREZA

17 ESTRELAS

18 LUA

19 PLANETAS

20 O DIA E A NOITE

21 QUATROS ESTAÇÕES DO ANO

22 PRIMAVERA – VERÃO – OUTONO - INVERNO

23 CRIARAM INSTRUMENTOS PARA MARCAR AS HORAS, COMO OS RELOGIO E UM SISTEMA DE DATAS QUE MARCAM A SUCESSÃO DOS DIAS MESES E ANOS, COMO OS CALENDARIOS

24

25 O RELÓGIO DE SOL FOI CRIADO PELOS EGIPCIOS HÁ MAIS DE 4000 ANOS, DEPOIS VIERAM A CLEPSIDRAS, AS AMPULHETAS E AS LAMPARINAS.

26 O RELÓGIO MECÂNICO FOI CRIADO NO SÉCULO XIII, NA EUROPA

27 NOS CENTRO URBANOS A VIDA FOI SE ORGANIZANDO EM PERÍODO DE TEMPO RIGIDAMENTE CONTROLADOS NAS REFEIÇÕES, NA ESCOLA, NO TRABALHO E EM OUTROS EVENTOS DA VIDA SOCIAL, ATÉ NO LAZER.

28 COLOCANDO ORDEM NO TEMPO

29 Linha Historiográfica ou Linha do Tempo

30 Queda do Império Romano Oriental Queda do Império Romano Ocidental
Surgimento do Homem Queda do Império Romano Oriental Surgimento da Escrita Queda do Império Romano Ocidental Revolução Francesa 4 milhões de anos atrás 476 D.c 1789 D.c 4.000 A.c 1453 D.c Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea Idade Antiga Pré-História

31 É POSSIVEL DIVIDIR OS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS EM TRÊS DIMENSÕES TEMPORAIS.

32 BREVE OU CURTA DURAÇAÕ:COMO VOTAÇÃO DE UMA LEI PELO CONGRESSO OU A MORTE DE UMA PESSOA.

33 MÉDIA DURAÇÃO, COMO O TEMPO DE UM GOVERNO, OU A CARREIRA DE UM JOGADOR DE FUTEBOL

34 LONGA DURAÇÃO, COMO OS REGIMES POLÍTICOS E A ESCRAVIDÃO NO BRASIL.

35 É IMPORTANTE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O TEMPO CRONOLÓGICO PARA COMPREENDER ESSES ACONTECIMENTOS

36 APENAS DATANDO O COMEÇO E O FIM DE UM ACONTECIMENTO É POSSÍVEL SABER SUA DIMENSÃO: SE DUROU POUCO OU MUITO, OU SE OCORREU ANTES, DEPOIS OU NO MESMO TEMPO DE OUTROS ACONTECIMENTOS.

37 PERIODIZAÇÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA

38 PARA COMPREENDER E FACILITAR O ESTUDO DA HISTÓRIA FOI ORGANIZADO O TEMPO HISTÓRICO EM PERÍODOS.

39 ELA FOI CRIADA PELOS EUROPEUS A PARTIR DO SÉCULO XVII ATÉ O SÉCULO XIX.

40 SEGUNDO ESSA PERIODIZAÇÃO, A HISTÓRIA DIVIDE-SE EM DOI GRANDES PERÍODOS: A PRÉ-HISTÓRIA E HISTÓRIA.CADA UM DESSE GRANDES PERÍODOS TAMBEM É SUBDIVIDIDO.

41 A PRÉ-HISTÓRIA TERIA INÍCIO COM O SURGIMENTO DO HOMEM ( ESPECIE HUMANA NA TERRA ATE A INVENÇAÕ DA ESCRITA.

42 A PRÉ-HISTÓRIA E DIVIDIDA EM: IDADE DA PEDRA (COMPOSTA POR DOIS PERÍODOS PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO) E IDADE DOS METAIS

43 A HISTÓRIA TERIA INÍCIO COM A INVENÇÃO DA ESCRITA POR VOLTA DE 4000 A
A HISTÓRIA TERIA INÍCIO COM A INVENÇÃO DA ESCRITA POR VOLTA DE 4000 A.C ATÉ OS DIAS ATUAIS.

44 A HISTÓRIA É DIVIDIDA EM : IDADE ANTIGA, IDADE MÉDIA, IDADE MODERNA E IDADE CONTEMPORÂNEA

45 PERÍODO PALEOLÍTICO: TERIA INÍCIO COM O SURGIMENTO DO HOMEM NA TERRA ATÉ A INVENÇÃO DA AGRICULTURA.

46 PERIODO NEOLITICO: TERIA INÍCIO COM A INVENÇÃO DA AGRICULTURA ATÉ A INVENÇÃO DA ESCRITA

47 IDADE DOS METAIS: PERÍODO DE TRANSIÇÃO, QUANDO TERIA INÍCIO A PRODUÇÃO DE OBJETOS DE METAIS ATÉ A INVENÇÃO DA ESCRITA, ULTRAPASSANDO OS LIMITES CRONOLÓGICOS DA PRÉ-HISTÓRIA.

48 POSSUI TRÊS PERÍODOS: IDADE DO COBRE, DO BRONZE E DO FERRO (JUSTAMENTE OS DOIS ÚLTIMOS PERÍODOS PERTECEM Á IDADE ANTIGA).

49 IDADE ANTIGA – TEM INÍCIO COM A INVENÇÃO DA ESCRITA E TÉRMINA COM A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE. IDADE MÉDIA- TEM INÍCIO COM A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE E TÉRMINA COM A TOMADA DE CONSTANTINOPLA. IDADE MODERNA – INÍCIA COM A TOMADA DE CONSTANTINOPLA E TÉRMINA COM A REVOLUÇÃO FRANCESA. IDADE CONTEMPORÂNEA – INÍCIA COM A REVOLUÇÃO FRANCESA ATÉ OS DIAS ATUAIS.

50 IDADE ANTIGA

51 IDADE MÉDIA

52 IDADE MODERNA

53 IDADE CONTEMPORÂNEA

54 O CALENDÁRIO CRISTÃO

55 NÃO EXISTE UM ÚNICO CALENDÁRIO PARA TODOS OS POVOS
NÃO EXISTE UM ÚNICO CALENDÁRIO PARA TODOS OS POVOS.CADA POVO TEM A SUA FORMA DE MARCAR O TEMPO.

56 CALENDÁRIO MAIA

57 NO CALENDÁRIO MAIA O FIM DO MUNDO ACONTECERIA EM 2012

58 OS POVOS CRISTÃOS BASEIAM SEU CALENDÁRIO NO ANO DO NASCIMENTO DE CRISTO.ESSE ACONTECIMENTO MARCA O PRIMEIRO ANO DO CALENDÁRIO CRISTÃO, OU INÍCIO DA ERA CRISTÃ.

59 ANOS ANTERIORES AO DO NASCIMENTO DE CRISTO SÃO CONTADOS DE FORMA DECRESCENTE E VÊM ACOMPANHADOS DA SIGLA A.C ( ANTES DE CRISTO).

60 OS ANOS POSTERIORES AO NASCIMENTO DE CRISTO SÃO IDENTIFICADOS COM A SIGLA D.C (DEPOIS DE CRISTO).NO ENTANTO NÃO É NECESSÁRIO COLOCAR A SIGLA APÓS O ANO.

61 O SÉCULO NO ESTUDO DA HISTÓRIA, CONVENCIONOU-SE A ORGANIZAR A PERIODIZAÇÃO COM BASE NOS SÉCULO.COMO O CALENDÁRIO QUE OS HISTORIADORES MAIS UTILIZAM É O CRISTÃO A DIVISÃO FICA ASSIM: O PRIMEIRO SÉCULO (SÉCULO I OU SÉCULO 1 ) DA ERA CRISTÃ ESTENDE-SE DE NASCIMENTO DE CRISTO (ANO 1) ATÉ O ANO 100; O SEGUNDO SÉCULO (SÉCULO II OU SÉCULO 2) DA ERA CRISTÃ ESTENDE-SE DO ANO 101 ATÉ O ANO 200; E ASSIM POR DIANTE.

62 Cristão: o ano 1 começa segundo o nascimento de Cristo – (a. C. – d. C
Cristão: o ano 1 começa segundo o nascimento de Cristo – (a.C. – d. C.), também é comum usar a sigla a. D., do latim anno Domini, que quer dizer ano do Senhor. Judaico: o 1 ano começa com criação do mundo, que segundo a Bíblia, ocorreu há a. C.. Muçulmano: o ano 1 foi a partida de MAOMÉ de Meca para a Medina. O ano corresponde ao ano 622 do calendário cristão.

63 ALGARISMOS ROMANOS

64 PARA CALCULAR OS SÉCULO, FAZEMOS DUAS OPERAÇÕES:
SE O ANO ACABAR EM 00, BASTA ELIMINAR OS DOIS ZEROS E TEMOS O SÉCULO. ANO 200 = SÉCULO 2 OU SÉCULO II ANO 1500 = SÉCULO 15 OU SÉCULO XV

65 QUANDO O ANO NÃO TERMINAR EM DOIS ZEROS, RETIRAMOS OS DOIS ÚLTIMOS ALGARISMOS E SOMAMOS 1 AO NÚMERO QUE SOBRAR: ANO DE 476 = 4+1- SÉCULO 5 OU V. ANO DE 1492 = 14+1 – SÉCULO 15 OU XV.

66 O CALENDÁRIO GREGORIANO TAMBÉM CONHECIDO COM CALENDÁRIO CRISTÃO E O MAIS USADO NO MUNDO ATUAL.

67 ESSE CALENDÁRIO TEM ORIGEM NO CALENDÁRIO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO, O CHAMADO CALENDÁRIO JULIANO QUE TINHA 365,25 DIAS.

68 A REFORMA DO CALENDÁRIO JULIANO FOI ENCOMEDADA PELO PAPA GREGÓRIO XIII, PROCURANDO APROXIMAR O ANO DEFINIDO NO CALENDÁRIO SOLAR, QUE É DE 365 DIAS, 5 HORAS E 49 MINUTOS.

69 O NOVO CALENDÁRIO INSTITUIU O ANO BISSEXTO A CADA QUATRO ANO, QUE COMEÇA A VALER A PARTIR DE 1600, E DEFINIU O DIA 1º DE JANEIRO COMO NÍCIO DO ANO PARA TODA A CRISTANDADE.

70 A PARTIR DE 1600, DEFINIU O DIA 1º DE JANEIRO COMO INÍCIO DO ANO PARA TODA A CRISTANDADE


Carregar ppt "O TEMPO E A HISTÓRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google