A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para a Elaboração de Posters:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para a Elaboração de Posters:"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para a Elaboração de Posters:
Material para apresentação em mostras científicas. PROFESSOR: Vinícius Silveira Borba IFSul - Câmpus Charqueadas

2 Tópicos: Preparação do conteúdo Diagramação do pôster
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Tópicos: Preparação do conteúdo Diagramação do pôster Critérios para composição gráfica

3 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Preparação do Conteúdo O Pôster é um veículo de apresentação de informações, independente de uma complementação oral. De uma maneira geral, os elementos principais de um pôster de caráter científico são: TEXTOS DADOS (tabelas – gráficos – diagramas – estatísticas). IMAGENS (desenhos – fotografias – ilustrações). O pôster deve falar por si ! Nem sempre você estará junto dele!

4 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Preparação do Conteúdo Textos: A função principal do pôster é informar os resultados de uma pesquisa ou trabalho científico, de maneira breve e sucinta. O Pôster deverá ser autoexplicativo, seja seletivo apresentando ideias essenciais para a compreensão do que está sendo exposto. Recomenda-se que o texto ocupe em torno de 50% da área disponível do pôster. Pôster não é relatório técnico ! Exercitar a capacidade de síntese é imprescindível! O leitor estará vendo o pôster de pé.

5 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Preparação do Conteúdo Textos: Principais itens de um texto científico TÍTULO AUTORES / INSTITUIÇÃO INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO OBJETIVOS METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DESENVOLVIMENTO/RESULTADOS/ANÁLISES CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÕES REFERENCIAS AGRADECIMENTOS / CRÉDITOS Não estamos falando somente da MOCITEC!

6 Título Deve refletir a essência do trabalho,
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Título Deve refletir a essência do trabalho, despertando a atenção para a leitura do conteúdo. Evite títulos muito curtos ou muito longos! Evite abreviaturas, use somente quando for usual na área de conhecimento! Charqueadas-RS Imagem de1979

7 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Preparação do Conteúdo Títulos: O cotidiano das mulheres trabalhadoras da indústria metal-mecânica do noroeste do estado do Rio Grande do Sul submetida à dupla jornada de trabalho. Pode ser resumido em: Mulheres trabalhadoras e a dupla jornada de trabalho.

8 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Preparação do Conteúdo Autores: Endereços eletrônicos também podem ser importantes! A qualificação pode ser obrigatória! A cidade e o país de origem do trabalho é fundamental quando se tratar de um evento internacional. NOME DO AUTOR POR EXTENSO Nome do Autor por Extenso EXTENSO, Nome do Autor por EXTENSO, N.A. Não havendo orientação específica, opte Pela primeira ou segunda forma.

9 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Apresenta uma visão geral do trabalho. São os princípios, modelos e conceitos que orientaram a pesquisa e seu desenvolvimento, mostrando obras específicas que serão mostradas nas referências (CATTANI, 2005). Preparação do Conteúdo Introdução: Referencial Teórico: OS TRÊS IMÃS FONTE: Livro Cidades Jardins do Amanhã de Ebenezer Howard (1902).

10 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Devem expor claramente a que o trabalho se destina. Podem ser divididos em objetivos geral e objetivos específicos. Objetivo Geral: traça o objetivo geral da pesquisa. Objetivos específicos: Desdobramentos que podem ocorrer a partir do objetivo geral. Preparação do Conteúdo Objetivos: Textualmente o uso de verbos no início da frase contribui para a objetividade deste item. Investigar as... Definir os... Apresentar uma...

11 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Procedimentos metodológicos ou metodologia relata a maneira como foi ou será feita a coleta e tratamento de dados. Também pode fazer referências a autores que, por meio de sua contribuição teórica/prática, tenham contribuído para o desenvolvimento do trabalho. Preparação do Conteúdo Metodologia : Não deve ser confundido com descrição de dados, mas descreve se será feita a coleta de dados através de questionários, entrevistas, observações empíricas, experimentos, etc.

12 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Análise de dados / Discussão / Resultados Conforme a área de conhecimento de que trata o pôster, haverá o uso de um destes termos para designar o tipo e o nível de desenvolvimento da pesquisa e a característica do trabalho. É onde será feita a exposição e análise de dados obtidos, que subsidiaram as considerações finais. Preparação do Conteúdo Desenvolvimento : Neste item aparecem os principais achados da pesquisa!

13 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Hierarquicamente, esse item é um dos mais importantes, demonstrando a reflexão dos autores sobre os resultados obtidos. É recomendável destacar por meio de recursos gráficos (fontes maiores – caixas de cor – setas). Preparação do Conteúdo Conclusões ou Considerações Finais : Conclusão: Quando o trabalho é um relato final é possível emitir uma conclusão de forma mais definitiva. Considerações Finais: Reflexão sobre o momento atual ou expectativas futuras, quando o trabalho ainda não está em sua forma final.

14 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Não é bibliografia, pois esta indica as obras que foram consultadas para fazer o trabalho. Pode não ser referências “bibliográficas” pois pode incluir sites, obras de artes, partituras, discos, etc. Referências são todas as obras ou fontes de informação citadas no texto do pôster. Preparação do Conteúdo Referências: Quantidade não significa qualidade! Cite autores que efetivamente contribuam para a base teórica e prática do seu trabalho! Se nenhum autor ou obra for citado no texto, não haverá esse item.

15 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Agradecimentos são breves e fazem menção a pessoas ou instituições que contribuíram para a pesquisa (agência de fomento). Créditos são menções às imagens utilizadas, podem ser colocadas de forma vertical, ao lado da ilustração. Preparação do Conteúdo Agradecimentos e créditos: O tamanho da fonte de agradecimentos e créditos pode ser de 10 a 16.

16 Título do Trabalho Preparação do Conteúdo Nome do Autor por Extenso
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Título do Trabalho Nome do Autor por Extenso Qualificação e Filiação Corpo do Texto Conclusões / Considerações Referências Agradecimentos Preparação do Conteúdo Sugestão de tamanho de fontes Título: fonte 100 a 110. Autor: fonte 66 a 72 Corpo do texto: fonte 38 a 42 Conclusão: fonte 48 a 56 Referências: fonte 10 a 16

17 Preparação do Conteúdo
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Preparação do Conteúdo Para finalizar, não esqueça de revisar gramaticalmente o texto. Revisão de estilos também são importantes. Inclua tabelas e gráficos se realmente necessários para a compreensão do conteúdo. As imagens desempenham um papel fundamental no projeto gráfico, podendo ter um significado simbólico ou conceitual. Use gráfico de pizza com até cinco elementos. Gráficos de barras podem ser usados para maiores quantidades de dados. Gráficos de linhas para mostrar a variabilidade temporal

18 Diagramação do Pôster INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO
Diagramar é distribuir os diferentes elementos gráficos e textuais do conteúdo na superfície do papel. O leitor pode iniciar a leitura de qualquer parte! Pesquise critérios de composição!

19 Diagramação do Pôster Fontes: Não artísticas:
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Não artísticas: Desenho sóbrio e mais adequado para o corpo do texto. Arial – Verdana – Times – Garamond – Franklin – etc Artísticas: Desenho livre de leitura não muito facilitada, recomenda-se usar somente em títulos. Broadway – Stencil - Script Diagramação do Pôster Fontes: Fonte é o tipo de letra utilizada em um texto, podendo ser classificada em diversas categorias. Fontes serifadas são utilizadas para textos mais longos.

20 Diagramação do Pôster Alinhamentos: Justificado:
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Justificado: Não usar em colunas muito estreitas. Alinhado à direita: É uma forma diferenciada de alinhamento. Alinhamento à esquerda: É uma forma clássica de alinhamento. Centralizado: Textos longos podem causar desconforto Diagramação do Pôster Alinhamentos: Evite que a caixa de textos ocupe toda a largura da superfície. Cada fonte representa a um arquivo instalado na máquina.

21 Capitular “Cuidado ao USAR” Diagramação do Pôster Destaques: Negrito
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Negrito Itálico CAIXA ALTA Sublinhado Cor Capitular Recuos Diagramação do Pôster Destaques: Servem para chamar a atenção do leitor para determinados aspectos do texto. “Cuidado ao USAR” Opte por um destaque de cada vez.

22 Diagramação do Pôster Imagens:
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Cuidado ao utilizar imagens como fundo do pôster. Procure combinações que proporcione contrastes. O excesso de informações não permite uma leitura clara e objetiva, em caso de fundo com figuras, utilize caixa de cor homogênea. Cor luz x Cor tinta Diagramação do Pôster Imagens: Evite que a caixa de textos ocupe toda a largura da superfície. Cada fonte representa a um arquivo instalado na máquina. Realize pequenas impressões prévias! Atenção às resoluções das imagens. Evite os Cliparts! Use logotipos de identificação!

23 Diagramação do Pôster Cores:
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Servem para definir o caráter do pôster, onde cores podem ter significados. Explore a harmonia cromática (pesquise!) Utilize o contraste ou faça uso dos tons monocromáticos. Diagramação do Pôster Cores: Tipos de papel: Sulfite (120, 09 e 75 g/m²) é o mais econômico. Glossy é um papel de excelente qualidade. Lona confere maior resistência. É recomendável laminar, cuidado com os sulfites de pequena gramatura.

24 Diagramação do Pôster Artesanal: Use folha única como base.
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Use folha única como base. Não enrole pôster com fotografias coladas. Evite usar textos manuscritos. Imprima em diversas folhas e se liberte do formato A4. Use as corem em seu favor. Diagramação do Pôster Artesanal: É raro, mas é possível fazer pôster tridimensionais.

25 Critérios de Composição
INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO A distribuição de textos, tabelas e imagens pode ser feita tendo como base alguns critérios de composição. Manterá o controle sobre o produto final, obtendo um melhor resultado. Não use todos os critérios ao mesmo tempo! Critérios de Composição

26 Diagramação do Pôster Hierarquia: INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO
COMPOSIÇÃO Diagramação do Pôster Hierarquia: Hierarquia por posição, observando o sentido da leitura. Hierarquia por tamanho, objetos maiores são os mais importantes

27 Diagramação do Pôster Unidade: INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO
COMPOSIÇÃO Diagramação do Pôster Unidade: Pode ser obtido com recursos como CORES, TEXTURAS E FORMAS. Podemos mostrar sequência através de setas e números.

28 Diagramação do Pôster Repetição: INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO
COMPOSIÇÃO Diagramação do Pôster Repetição: Consiste na manipulação de um mesmo elemento de forma repetida, podendo utilizar pequenas variações.

29 Diagramação do Pôster Distorção: INTRODUÇÃO CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO
COMPOSIÇÃO Diagramação do Pôster Distorção: Consiste no fracionamento ou alteração de sentido de uma imagem, para enfatizar, causar surpresa ou estranhamento. Cuidado com este artifício!

30 PÔSTER Diagramação do Pôster Equilíbrio e simetria: INTRODUÇÃO
CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Diagramação do Pôster Equilíbrio e simetria: Manter a harmonia e a estabilidade entre todos os elementos, obedecendo um eixo vertical ou horizontal. PÔSTER

31 PÔSTER Diagramação do Pôster Contraste e assimetria: INTRODUÇÃO
CONTEÚDO DIAGRAMAÇÃO COMPOSIÇÃO Diagramação do Pôster Contraste e assimetria: Diferenças entre cores e formas entre os elementos, de modo a salientar suas propriedades. PÔSTER

32 PÔSTER Diagramação do Pôster Complexidade: INTRODUÇÃO CONTEÚDO
COMPOSIÇÃO Diagramação do Pôster Complexidade: Evite a profusão de inúmeros elementos gráficos! Distribuir elementos de forma aleatória pode não alcançar um bom resultado. PÔSTER

33 Obrigado! )


Carregar ppt "Orientações para a Elaboração de Posters:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google