A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS VÍRUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS VÍRUS."— Transcrição da apresentação:

1 OS VÍRUS

2 COMO SÃO OS VÍRUS Vírus não são formados por células.
Não respiram nem se alimentam como outros seres, ou seja, não tem metabolismo próprio. Por isso são chamados de parasitas obrigatórios Quando estão no interior de uma célula, como a bactéria, conseguem se reproduzir. São muito menores que as bactérias, que são muito menores que as células do corpo humano. Só foi descoberto depois da invenção do microscópio eletrônico.

3 TIPOS DE VÍRUS

4 REPRODUÇÃO DO VÍRUS BACTERIÓFAGO

5 DEFESAS NATURAIS O organismo humano possui defesas contra esses microrganismos, conhecida como ANTICORPOS, que são substâncias que se ligam aos organismos invasores e ajudam a destruí-los. Todos os anticorpos são específicos, isto é, cada anticorpo ataca determinado tipo de microrganismo.

6 ALGUMAS DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
Sarampo, rubeóla, caxumba, catapora, raiva gripe, febre amarela, dengue, zika, chicungunha, poliomielite, etc. Muitas doenças infecciosas atingem a espécie humana. EPIDEMIA: atinge grande número de pessoas ENDEMIAS: persiste por vários anos em uma região e afeta um grande número de pessoas. PANDEMIAS: espalha por muitos lugares do planeta.

7 VACINAS Antibióticos não combatem vírus, só bactérias.
Prevenir-se contra vírus: vacinas Como funciona: O microrganismo( ou parte dele) é introduzido no organismo e, como ele está morto ou atenuado( já não pode causar doença), mas estimula a produção de anticorpos. Caso haja nova invasão, o vírus será destruído antes de causar a doença. Vacina tem que ser aplicada antes do indivíduo contrair a doença.

8 HISTÓRIA DA VACINA O surgimento da vacina está relacionado com a varíola, doença que foi constatada há aproximadamente 3 mil anos. Alguns perceberam que as pessoas contaminadas pela varíola que sobreviviam não voltavam a contraí-la. Baseados nesse fato, passaram a utilizar um método que era: retirar as secreções das feridas das pessoas com varíola e introduzi-las em jovens fortes e sadios. Geralmente, esses jovens desenvolviam a doença de forma branda e depois tornavam-se resistentes a ela. Essa prática não foi bem aceita na Europa.

9 HISTÓRIA DA VACINA Observou-se também que muitas pessoas que ordenhavam vacas, adquiriam a varíola bovina com baixa gravidade. Baseado neste fato, o médico inglês Edward Jenner realizou estudos e em 1796, introduziu o vírus da varíola bovina em um garoto de 8 anos. Ele adquiriu a doença, mas se recuperou. No mês seguinte, Jenner introduziu nesse mesmo garoto o vírus da varíola humana e ele não adoeceu. Jenner utilizava o termo vacina por ser uma palavra que vem do latim vaccinia, que significa “ varíola das vacas. Na década de 1880, Louis Pasteur utilizou o mesmo princípio para estimular resistências em galinhas e gado contra certas doenças. Desenvolveu então, a vacina contra a raiva.

10 AMEAÇA DO “AEDES” É um dos insetos mais “versáteis” quando se trata de espalhar doenças. Além de dengue, zika e chicungunha, o Aedes aegypti também é um possível vetor da febre amarela, que vem assombrando parte do Brasil desde o início do ano. Todos os casos notificados até agora são da versão silvestre da doença, transmitida somente em regiões de mata pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. O Aedes só vai entrar em cena caso a circulação do vírus saia das zonas rurais para as cidades. O risco da doença chegar às cidades é real. Temos que tomar todas as medidas que pudermos já. E a principal é a vacinação. Leia mais sobre esse assunto em 

11 A GUERRA DOS MOSQUITOS Há pouco em comum entre o Aedes aegypti, vetor da Zika, chicungunha, dengue, febre amarela e o Culex, o pernilongo comum

12 VÍRUS INFLUENZA Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. O vírus da Influenza se apresenta em 3 tipos: A, B e C.  O tipo A promove doença moderada a severa em todas as faixas etárias e pode causar epidemias, afetando até animais;O tipo B afeta somente humanos, principalmente crianças e causa epidemias leves;O tipo C não é epidêmico. Os vírus A e B são os mais comuns. Cada um dos tipos apresenta populações diversas, denominadas cepas. Os vírus da Influenza podem sofrer de forma permanente, pequenas alterações na sua superfície. É por isso que a cada ano a composição da vacina contra o vírus da Influenza precisa ser alterada.

13 EM BUSCA DA VACINA CONTRA ZIKA

14 AIDS O vírus da AIDS é chamado HIV, sigla em inglês que significa “ vírus do imunodeficiência humana”. Ele ataca e destrói certas células do sistema imunológico, encarregado de defender o corpo contra microrganismos. Indivíduo fica sem defesa. Vírus pode ser transmitido por: - relação sexual, transfusão de sangue seringas e agulhas contaminadas, gravidez e objetos cortantes contaminados.

15 FEBRE AMARELA Nesta segunda-feira (24), os municípios de Itaboraí, Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, começaram a vacinar todos os moradores das áreas rurais e perto de reservas florestais. Na semana passada, um idoso morreu com febre amarela silvestre no município vizinho Maricá. A Secretaria Estadual de Saúde disse que, além de proteger os moradores, a área de bloqueio serve pra evitar que a doença chegue às áreas urbanas.


Carregar ppt "OS VÍRUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google