A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia da Educação
Aula 5 Patricia Rossi Carraro

2 A concepção do desenvolvimento de Lev S
A concepção do desenvolvimento de Lev S. Vygotsky e sua influência no contexto escolar.

3 Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934):
Nasceu em Orsha. Viveu na Rússia. Morreu de tuberculose aos 37 anos. Casou-se e teve duas filhas. Família propiciou uma ambiente favorável aos estudos. Desde cedo mostrou ser um estudante dedicado e ávido por informações (Literatura, Artes). Domínio de várias línguas. vygotsky.afraid.org

4 Formado em Direito e Literatura (História e Filosofia).
Interesse em compreender as anormalidades físicas e mentais - fez vários cursos na Medicina. O interesse pela psicologia acadêmica surgiu a partir de seu contato, no trabalho de formação de professores, com os problemas de crianças com defeitos congênitos. Trabalhou no Instituto de Psicologia de Moscou e no Instituto de Estudos das Deficiências, por ele fundado e Departameto de Educação.

5 A teoria de Lev S. Vygotsky
O desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico. Ênfase no papel da linguagem e da aprendizagem. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

6 Desenvolvimento da criança
A preocupação principal de Vygotsky não era a de elaborar uma teoria do desenvolvimento infantil. As ideias básicas na teoria psicológica de Vygotsky é o caráter histórico e social dos processos psicológicos superiores (específico dos seres humanos).

7 O desenvolvimento cognitivo se dá pelo processo de internalização da interação social com materiais fornecidos pela cultural. Por meio da interação social, o sujeito entrará em contato com elementos mediadores e também fará uso deles, surgindo assim os processos mentais.

8 © Darrinhenry | Dreamstime.com
As funções psicológicas superiores do homem, como percepção, memória, pensamento, atenção, desenvolvem-se na sua relação com o meio sociocultural, sendo essa relação mediada por signos. © Darrinhenry | Dreamstime.com

9 Para Vygotsky os signos (significante + significado, por ex
Para Vygotsky os signos (significante + significado, por ex.: mesa, mapa, livro) e sistemas de signos (a linguagem, a escrita, o sistema de núme­ros) não têm um caráter individual, mas são compartilhados por uma sociedade. Sua origem é social e foram elaborados ao longo da história social e cultural desta sociedade.

10 Internalização Mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas complexas. Esta é reconstrução interna de uma operação externa e tem como base a linguagem. O plano interno, para Vigotsky, não preexiste, mas é constituído pelo processo de internalização, fundado nas ações, nas interações sociais e na linguagem.

11 © Petro | Dreamstime.com
Mediação É o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação: a relação deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento. © Petro | Dreamstime.com

12 © Lunamarina | Dreamstime.com
Linguagem No processo de apropriação cultural, o papel mediador da linguagem é fundamental. A linguagem tem papel importante na formação do pensamento - compreendida na relação de síntese entre organismo e ambiente. © Lunamarina | Dreamstime.com

13 Temos que a formação do pensamento e o desenvolvimento intelectual se dão de fora para dentro, num processo de internalização, não ocorrendo de forma passiva a recepção do conhecimento pelo sujeito.

14 Aprendizagem A mediação dos signos e dos instrumentos é o que na teoria de Vygotsky propiciará a aprendizagem. A aprendizagem é produto da ação dos adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças.

15 Zona de desenvolvimento proximal (ZDP)
(...) a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes. (VYGOTSKY, 1984, p. 97).

16 Algumas implicações da abordagem de Vygotsky para a educação
Valorização do papel da escola. O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento. O papel do outro na construção do conhecimento. O papel da imitação no aprendizado. O papel mediador do professor na dinâmica das interações interpessoais e na interação das crianças com os objetos de conhecimentos.

17 Vídeo

18 Sugestões de Filmes O CONTADOR DE HISTÓRIAS Direção: Luiz Villaça
Distribuição: Warner Home Video Gênero: Drama Ano: 2009 O ENIGMA DE KASPAR HAUSER Direção: Werner Herzog Distribuição: Versátil Home Video Ano:1975 livrosclipeselapis.blogspot.com

19 Referências BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos; DAVIS, Claudia. Psicologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

20 Psicologia da Educação
Atividade 5 Patricia Rossi Carraro

21 Exercício O projeto principal do trabalho de Lev. S.Vygotsky consistia na tentativa de estudar os processos de transformação do desenvolvimento humano na sua dimensão filogenética, ontogenética, sociogenética e microgenética. A partir desta colocação, explique os conceitos destacados acima.

22 Exercício comentado Filogênese refere-se à história de uma espécie animal. Ontogênese é o desenvolvimento do ser, de um indivíduo, de uma determinada espécie. Sociogênese é a história da cultura na qual o sujeito está inserido. Microgênese refere-se ao fato de que cada fenômeno psicológico tem sua própria história.


Carregar ppt "Psicologia da Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google