A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vamos relembrar a primeira aula?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vamos relembrar a primeira aula?"— Transcrição da apresentação:

1 Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula

2 Vamos relembrar a primeira aula?
O território da Região centro-oeste é continuamente estruturado e reestruturado por: Bens e serviços Capitais Investimentos e; Força de trabalho Sendo esses agentes que moldaram essa região.

3 Fortificações militares.
Primeira fase Mineração; Surgimento de cidades como Cuiabá (1727), Vila Bela da Santíssima Trindade (1752); Fortificações militares.

4 Segunda e Terceira fase
Criação extensiva de gado; Internacionalização da navegação do Rio Paraguai.

5 Outros processos de ocupação
Programas de desenvolvimento em 1970; Divisão do estado de Mato Grosso em

6

7 Vamos relembrar a segunda aula?
Os bandeirantes Antônio Pires de Campos e Pascoal Moreira Cabral; Escravidão indígena; Exploração do ouro; Monções.

8 Vamos relembrar a terceira aula?
A fundação de Cuiabá: Tensões políticas entre os fundadores e a administração colonial; Origem das sesmarias.

9 Aula de hoje Fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade e a Criação da Capitania de Mato Grosso

10 Nova capitania – Mato Grosso
A Coroa Portuguesa, considerando a distância das minas descobertas no extremo Oeste da Capitania de São Paulo, resolveu criar uma nova capitania; Carta Régia de 9 de março de 1748; D. Antônio Rolim de Moura.

11 Instruções da rainha Mariana a Rolim de Moura
Fundar a capital da nova Capitania no vale do Rio Guaporé; Fundar uma aldeia jesuítica para os índios mansos; Incentivar a criação de gado; Conceder privilégios e isenções de impostos àqueles que desejassem residir nas imediações da nova capital; Construir, na nova capital, residência para os capitães-generais; Evitar entrar em confronto aberto com os espanhóis na fronteira; Cuidado com os ataques do índios, principalmente da etnia Paiaguá e Guaicuru; Fornecer informações dos limites e potencialidades na nova região; Proibir a extração e comercialização de diamante; Criar uma Companhia de Ordenações; Incentivar a pesa no rio Guaporé; Informar sobre a possibilidade de comunicação fluvial com a Capitania de Grão-Pará.

12 A fundação de Vila Bela Chegando em Cuiabá Rolim de Moura tomou a seguintes decisões administrativas, 1° - Mandou fundar uma aldeia para os índios, sobre a organização do Pe. Estêvão de Castro, que escolheu como loca Santana da Chapada (atual Chapada dos Guimarães), 2°- Conceder cartas de sesmarias aos habitantes de Cuiabá e circunvizinhanças, No ano de 1752 funda a primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade

13 O abastecimento da nova capital
Criação da Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão; Através dela chegavam a Vila Bela escravos, alimentos, vestimentas, ferramentas, medicamentos, entre outros. E na volta para Portugal levavam-se ouro e muitas dívidas aos colonos, levando a extinção dessa capitania. Fundação de novas cidades para a proteção do território, como Aldeia de S. José, Sítio das Pedras, N. Sª da Boa Viagem, N. Sª da Conceição.


Carregar ppt "Vamos relembrar a primeira aula?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google