A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida
Série: 3º ano Turno: Matutino Professor: Vanderley Disciplina: Física Data: 03/11/2016

2 1. Explique o que é Força de Lorentz
A força de Lorentz é a força exercida numa partícula carregada devido à existência de um campo electromagnético. Pode ser considerada como a sobreposição da força devida ao campo eléctrico e da força devida ao campo magnético. Matematicamente, a força de Lorentz é dada pela expressão:

3 2. Explique o que é fluxo do campo magnético.
O fluxo magnético, , é uma grandeza física que está relacionada com o número de linhas de campo que atravessam uma determinada área e que, por definição, é dado por:

4 3. Será máximo quando a normal à superfície for a .
Depende da intensidade do campo magnético, da área da superfície atravessada pelas de linhas de campo e do ângulo entre a normal à superfície e o campo magnético . 2. Será tanto maior quanto maior for a intensidade do campo magnético e a área da superfície. 3. Será máximo quando a normal à superfície for a

5 4. Positivo para e negativo para .
5. Será nulo quando a normal à superfície for perpendicular a

6 3. Explique as Leis de Faraday
A Lei de Faraday relaciona a força eletromotriz ε induzida na espira com a taxa de variação do fluxo magnético através desta espira. Assim, a Lei de Faraday enuncia que: O valor da força eletromotriz induzida em uma espira de área A é igual à taxa de variação do fluxo magnético através dessa espira. Matematicamente, a Lei de Faraday pode ser escrita como:

7 Embora saibamos que a Lei de Faraday nos permite calcular o valor da força eletromotriz induzida, que é responsável pela corrente induzida no circuito, ela não determina o sentido da corrente elétrica. Cabe lembrar que no Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de medida da força eletromotriz é dada em volts (V).

8 4. Explique a Lei de Lenz Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.

9 A lei de Lenz é lei derivada do princípio de conservação da energia
A lei de Lenz é lei derivada do princípio de conservação da energia. Ao aproximarmos um polo norte de um ímã a uma espira, o fluxo iria aumentar se a corrente que surgisse fosse no sentido horário (aumentando ainda mais o fluxo magnético). Este fato, pois, criaria energia "do nada", violando, assim, o princípio fundamental da conservação da energia.

10 5. Explique o que é uma usina de geração de energia elétrica
A importância da geração, da transmissão e da distribuição seguras de eletricidade ganhou destaque quando se tornou aparente que a eletricidade era útil para fornecer o calor, a luz e a energia em geral para as atividades humanas. A geração de energia descentralizada tornou-se altamente atrativa quando se reconheceu que as linhas de energia elétrica em corrente alternada podiam transportar a eletricidade com baixos custos por grandes distâncias

11 O sistema de energia elétrica foi concebido com a finalidade de alimentar as tecnologias humanas. As primeiras centrais geradoras de energia utilizavam madeira como combustível, hoje são utilizados principalmente o petróleo, o gás natural, o carvão, o potencial hidroeléctrico e nuclear, ainda em pequena escala, o hidrogénio, a energia solar e a energia eólica.

12 6. Cite pelo menos três usinas de geração de energia elétrica no Brasil
01. Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional Rio Paraná Paraná Paraná e Hernandarias (Paraguai) MW 02. Usina Hidrelétrica de Belo Monte Rio Xingú Pará MW 03. Usina Hidrelétrica de Tucuruí Rio Tocantins Pará MW

13 7. Explique o que é fonte de energia renováveis
Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada. Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade.

14 Exemplos de fontes de energia renovável
O Sol: energia solar O vento: energia eólica Os rios e correntes de água doce: energia hidráulica Os mares e oceanos: energia maremotriz As ondas: energia das ondas A matéria orgânica: biomassa, biocombustível,biogás O calor da Terra: energia geotérmica Água salobra: energia azul O hidrogênio: energia do hidrogênio Fotossíntese: Fotossíntese artificial Energia da fissão Energia da fusão


Carregar ppt "Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google