A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O sangue e o sistema circulatório

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O sangue e o sistema circulatório"— Transcrição da apresentação:

1 O sangue e o sistema circulatório

2 O sangue… …é um líquido que circula pelo sistema sanguíneo dos animais vertebrados; …é produzido na medula óssea vermelha; …tem como função a manutenção da vida do organismo através do transporte de nutrientes, toxinas, oxigénio e dióxido de carbono.

3 Constituição Plasma 55% Células 45% Sangue

4 É formado por uma parte “sólida” e uma parte “líquida”.
Constituição Sangue Parte “Sólida” Plaquetas Hemácias Leucócitos Plasma 90% água O sangue tem um papel central no transporte de substâncias como nutrientes, oxigénio e substâncias tóxicas como o dióxido de carbono. É formado por uma parte “sólida” e uma parte “líquida”.

5 Observação microscópica
Leucócito ou Glóbulo Branco Hemácia ou Glóbulo Vermelho Plasma

6 Constituição

7 Hemácias As Hemácias ou Glóbulos Vermelhos, são células simples, sem núcleo e com a forma de um disco achatado; Produzidos no baço e no interior dos ossos; Têm cor vermelha devido à hemoglobina. Esta substância permite-lhes transportar o oxigénio e algum dióxido de carbono.

8 Hemácias As Hemácias ou Glóbulos Vermelhos, são células simples, sem núcleo e com a forma de um disco achatado;

9 Leucócitos Os Leucócitos ou Glóbulos Brancos são células com núcleo, maiores que os glóbulos vermelhos; Produzidos nos mesmos locais dos glóbulos vermelhos e, também nos gânglios linfáticos; Têm função de defesa.

10 Leucócitos Os Leucócitos ou Glóbulos Brancos são células com núcleo, maiores que os glóbulos vermelhos;

11 Plaquetas sanguíneas São fragmentos celulares, de pequena dimensão, com a forma ovóide e sem núcleo. São responsáveis pela coagulação do sangue.

12 Plaquetas sanguíneas São fragmentos celulares, de pequena dimensão, com a forma ovóide e sem núcleo. São responsáveis pela coagulação do sangue.

13 Plasma É um líquido constituído por 90 a 95% de água, por sais minerais e por substâncias orgânicas. É responsável pelo transporte das células sanguíneas, nutrientes, produtos tóxicos e medicamentos.

14 Funções do Sangue 1ª Transporte: B - Filtragem do sangue nos rins.
A – Troca de substâncias nos diferentes órgãos (células )

15 Funções do Sangue C – Hematose pulmonar D – Absorção dos nutrientes

16 Defesa do organismo Os leucócitos produzem antitoxinas que anulam os venenos - toxinas Fagocitose = Após atravessarem a parede dos vasos sanguíneos (diapedese ), os glóbulos brancos aproximam-se dos micróbios, envolvem-nos com o corpo e destroem-nos. A- Após o corte, os micróbios aproximam-se. B- Os micróbios entram pela ferida C- Diapedese dos glóbulos brancos em direcção aos invasores. D- Os micróbios são atacados e destruídos

17 Conclusões O sangue é formado por uma parte líquida (plasma) e por células diferenciadas (hemácias, leucócitos e plaquetas). O plasma é constituído por substâncias dissolvidas. Transporta substâncias, como os nutrientes, o dióxido de carbono e os produtos eliminados no metabolismo celular. As hemácias são células com forma de disco, achatadas e sem núcleo. Possuem hemoglobina que lhes permite transportar oxigénio e algum dióxido de carbono.

18 Conclusões Os leucócitos são células com núcleo de forma variada e são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra o ataque de micróbios invasores. As plaquetas são fragmentos de células responsáveis pela coagulação do sangue, parando, assim as hemorragias.

19 Sangue - resumo

20 Vasos sanguíneos O sangue circula em estruturas chamadas vasos sanguíneos; Artérias, Veias e Capilares; As artérias são vasos sanguíneos que conduzem o sangue do coração para todas as partes do nosso corpo. As veias têm a função de conduzir o sangue de volta ao coração.

21 Capilares sanguíneos Os capilares sanguíneos, ou capilares, são vasos sanguíneos de pequeníssimo diâmetro. Constituem a rede de distribuição e recolha do sangue nas células. Estão em comunicação, por um lado, com ramificações originárias das artérias e, por outro, com as veias de menor dimensão. Existem em grande quantidade no nosso corpo.

22 Vasos sanguíneos

23 Rede de capilares Os capilares estão em permanente comunicação, por um lado, com ramificações originárias das artérias e, por outro, com as veias de menor dimensão.

24 Válvulas As veias possuem válvulas que impedem o retrocesso do sangue. Devido à menor pressão existente nestes vasos, o sangue poderia retroceder. As válvulas evitam que isto suceda ao longo do percurso.

25 Veias e artérias Veias Parede pouco espessa e elástica Menos pressão
Circula sangue rico em dióxido de carbono Possuem válvulas Conduz o sangue de volta ao coração Artérias Parede espessa e elástica Maior pressão Circula sangue rico em oxigénio Não possuem válvulas Conduz o sangue para todo o corpo

26 Coração 1- Artéria aorta 2- Artéria pulmonar
3- Veias cavas (superior e inferior) 4- Veia pulmonar 5- Aurícula esquerda 6- Ventrículo esquerdo 7- Aurícula direita 8- Ventrículo direito

27 Marcapasso Natural Nódulo sinoatrial (SA) ou marcapasso ou nó sino-atrial: controla a freqüência cardíaca. Localiza-se perto  da junção entre o átrio direito e a veia cava superior Constituído por um aglomerado de células musculares especializadas. Devido ao fato do nódulo sinoatrial possuir uma freqüência rítmica mais rápida em relação às outras partes do coração, os impulsos originados do nódulo SA espalham-se para os átrios e ventrículos, estimulando essas áreas tão rapidamente, de modo que o ritmo do nódulo SA  torna-se o ritmo de todo o coração; por isso é chamado marcapasso.

28 Circulação pulmonar e circulação sistêmica
Ventrículo direito è artéria pulmonar è pulmões è veias pulmonares è átrio esquerdo. Circulação sistêmica: Ventrículo esquerdo è artéria aorta è sistemas corporais è veias cavas è átrio direito.

29 Circulação sanguínea Sangue arterial – rico em oxigénio (vermelho)
O sangue circula por todo o corpo conduzindo nutrientes e oxigénio às células e dióxido de carbono e outras substâncias tóxicas para serem eliminadas. Sangue arterial – rico em oxigénio (vermelho) Sangue venoso – rico em dióxido de carbono (azul)

30 Circulação sanguínea Pequena circulação:
O sangue venoso entra na aurícula direita, através das veias cavas superior e inferior; Passa para o ventrículo direito; Saindo pela artéria pulmonar segue para os pulmões, onde ocorre a hematose, passando de venoso a arterial; Regressa ao coração pela veia pulmonar, entrando pela aurícula esquerda.

31 Circulação sanguínea Grande circulação:
Depois de passar da aurícula esquerda para o ventrículo esquerdo, o sangue arterial sai do coração seguindo pela artéria aorta para todo o corpo; O sangue arterial percorre todo o corpo e regressa, venoso, ao coração pelas veias cavas superior e inferior, entrando pela aurícula direita.

32 Doenças Arteriosclerose é um processo degenerativo do qual resulta o endurecimento e espessamento da parede das artérias. É quase universal na velhice e principalmente no sexo masculino. É a principal causa de morte no ocidente. Aterosclerose é a doença inflamatória crónica na qual ocorre a formação de ateromas dentro dos vasos sanguíneos. A aterosclerose em geral é fatal quando afecta as artérias do coração ou do cérebro, órgãos que resistem apenas poucos minutos sem oxigénio.

33 Doenças A hipertensão arterial é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial. Tem como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o excesso de sal na alimentação, o stress e outras. É considerada uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos não são observados quaisquer sintomas no paciente. Quando surgem, são vagos e comuns a outras doenças, tais como dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjoos, falta de ar e hemorragias nasais.

34 Infarto É a morte de uma área do músculo cardíaco, cujas células ficaram sem receber sangue com oxigênio e nutrientes. Sintomas: O principal sinal é a dor muito forte no peito, que pode se irradiar pelo braço esquerdo e pela região do estômago.

35 Sistema Linfático

36 Funções – Sistema Linfático

37 Saúde do sistema circulatório
Praticar exercício físico; Não fumar; Evitar bebidas alcoólicas; Evitar as gorduras na alimentação; Reduzir o consumo de sal; Não usar roupa muito justa; Evitar o sedentarismo; Controlar o colesterol.


Carregar ppt "O sangue e o sistema circulatório"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google