A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Novo Nascimento Lição 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Novo Nascimento Lição 3."— Transcrição da apresentação:

1 O Novo Nascimento Lição 3

2 João 3 1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. 2 Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele". 3 Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". 4 Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! " Texto bíblico básico

3 5 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. 6 O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. 7 Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. 17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

4 Palavra Inicial Para que ocorra o novo nascimento, é preciso que a pessoa se arrependa dos seus pecados e creia no poder de Jesus para perdoá-la. Sentir tristeza por suas ações e não mais praticá- las é reconhecer que Jesus é o único Salvador. É preciso deixar o Espírito Santo trabalhar em seu coração a fim de que o milagre do novo nascimento aconteça.

5 1. Necessidade do Novo Nascimento
Certa vez, um príncipe dos judeus foi procurar Jesus, às escondidas, para certificar-se de quem Ele era, pois maravilhava-se com Suas ações; reconhecia-O como Mestre vindo da parte de Deus. Nicodemos quis constatar pessoalmente a sabedoria e a graça de Jesus numa conversa a sós com o Mestre. Ele era um homem religioso, nobre, membro do Sinédrio, conhecedor e praticante da lei mosaica.

6 Jesus, porém, levou o assunto para outros termos
Jesus, porém, levou o assunto para outros termos. Queria fazê-lo compreender que, para conhecer o Filho de Deus era necessário tornar-se uma nova criatura, através do novo nascimento. Nicodemos era religioso, acreditava em Deus, guardava mandamentos, mas era necessário “nascer de novo”. Não é bastante nascer na igreja, ser criado em alguma religião ou ter certo conhecimento bíblico; é necessário nascer de novo.

7 1.1 O que é novo nascimento Nascer de novo não é voltar para o ventre da mãe, voltar a ser bebê, é ser gerado pelo Espírito de Deus (Jo 3.5). É a regeneração do individuo, é a transformação da personalidade humana. É como ter a natureza recriada. O que furtava não furta mais, o que mentia não mente mais. É passar a viver uma nova vida em Cristo. É ter a vida transformada por Cristo. Somente os que nasceram de novo podem entrar ou ver o Reino de Deus.

8 “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”.
Todos são nascidos fisicamente, mas nem todos são nascidos espiritualmente. Nascem com a “natureza pecaminosa” (Rm 3.23), portanto, todos precisam nascer de novo. Nascer do Espírito é ter a natureza restaurada pelo Senhor Jesus. Nascer da água é ter os pecados levados e purificados através do arrependimento e a consequente disposição para servir a Deus, lavados totalmente, pela Palavra de Deus e pelo Sangue de Jesus.

9 1.2 Como nascer de novo O novo nascimento é operado no indivíduo pelo Espírito Santo e pela Palavra, quando há disposição da parte da pessoa. (Jo 3.5;1 Pe 1.23). Para que o novo nascimento aconteça, é necessário que o individuo abra o coração para Deus e procure se envolver com as coisas do alto.É preciso haver disposição da parte da pessoa. Procurar Jesus como fez Nicodemos. O que impede o indivíduo de nascer de novo é justamente a dureza de coração, o pecado e as más obras, a rejeição do sagrado.

10 2. A ação do mediador Para que o homem retorne ao seu estado de comunhão com Deus era preciso expiar sua culpa, isto é, pagá-la, cumprir pena para isentar-se dela. Mas o próprio homem não possuía condições necessárias para tal. Era preciso que alguém intermediasse tal situação. Havia uma inimizade, uma separação entre um Deus ofendido e a criatura que violava as Suas ordens.

11 Deus, na sua infinita misericórdia e presciência, já havia preparado um plano de redenção para o homem caído, através do Seu próprio Filho.Esta é a posição do Senhor Jesus; colocou-Se entre Deus e o homem para fazer a mediação (1 Tm 2.5). Ele ofereceu o sacrifício necessário para pagar a culpa da humanidade (Ef 5.2). Jesus veio ao mundo a fim de dar a Sua vida em resgate do homem (Lv 17.11; Hb 9.22). Pois, sem derramamento de sangue, não haveria remissão. E era necessário o sangue de um justo para que o sacrifício fosse aceito por Deus (Rm 2.23; 1Pe 3.18).

12 2.1 O que significa a morte de Cristo
Em Sua vida terrena, Jesus operou muitos milagres e maravilhas e deu um tom diferente ao comportamento do homem, através dos Seus ensinos. No entanto, o principal motivo de Sua vinda ao mundo foi para trazer salvação, redimir o homem e reatar sua comunhão com Deus (Mt 1.21; Jo 10.10).

13 07/05/2017

14 Morte substituta Jesus não pecou, mesmo sendo homem e estando sujeito às tentações como os demais (1 Pe 2.22). Ele tomou sobre Si o pecado da humanidade e tornou-Se culpado em lugar do homem (Mt 20.28; 1Pe 2.24). Morte expiatória A morte de Jesus foi o pagamento da divida do pecador para com Deus. Quem deveria pagar pelos seus erros seria o próprio homem. Mas ele não tinha condições suficientes para isso. Então, Jesus “encampou” a divida e tornou-Se culpado em lugar do pecador (Hb 10.9,10; ).

15 Morte sacrificial Ele ofereceu-Se a Si mesmo como propiciação, que significa um sacrifício voluntário oferecido para aplacar a ira de Deus contra a humanidade (1Jo 2.2). O próprio Deus fez provisão do meio para a reconciliação do homem (Rm 3.24,25; 2Co 5.18). Os pecados do que se arrepende são transferidos para Jesus (1 Pe 2.24; 2 Co 5.21). Ele toma os pecados, torna-Se culpado e concede a Sua justiça. Através do sacrifício de Jesus foi possível a reconciliação e, assim, a situação foi mudada. Agora, o homem pode chegar-se a Deus e manter a comunhão com Ele através de Jesus (Rm 5.10; Cl 1.20,21).

16 Morte redentiva Redimir significa libertar, desatar as cadeias e tornar livre, isentar de culpa. Significa, também, pagar um preço para alguém que era devedor e torná-lo liberto. Isso aconteceu com o pecador. Através da Sua morte, Jesus regatou o homem, isto é, libertou-o do cativeiro da escravidão do pecado (Gl 5.1). Pois, ao receber Jesus, o homem é liberto do poder do pecado (Rm 6.6; 1 Pe 1.18,19).

17 3. Os passos seguintes do novo nascimento
Após o arrependimento, através da fé, a pessoa recebe o perdão dos seus pecados. Esse é o princípio do novo nascimento. Novo nascimento não é apenas uma reforma moral, nem um aparato religioso. Não é apenas tornar-se membro de uma igreja, pois isso é uma consequência. Mas uma nova criação, uma nova vida. Tem um aspecto espiritual (2 Co 5.17).

18 3.1 A justificação Justificação é mais do que perdão. É a isenção da culpa e da condenação. É, de fato, o resultado do perdão. Pode-se explicar a justificação da seguinte maneira; O pecador apresenta-se a Deus através do arrependimento, aguardando a sentença a ser pronunciada, que traz a sua condenação pelas faltas cometidas. Mas em vez disso, o culpado é declarado inocente. Isso é justificação.

19 Deus justificou sua inocência porque o preço já foi pago (Rm 4. 25)
Deus justificou sua inocência porque o preço já foi pago (Rm 4.25). Através de Jesus, Deus coloca o homem na posição de justo. É em função da justificação que o crente pode chegar à presença de Deus. Ele não é mais culpado. É em consequência disso, o castigo foi abolido (Is 53.5; At 13.38,39; Ef 1.7).

20 A justificação vem de Deus
A justificação é recebida independentemente das obras. Ninguém é tão bom que possa justificar-se diante de Deus (Rm 4.2-5). O empenho do homem, isto é, a sua boa vontade não alcança a justificação diante de Deus. Pode servir, de alguma forma, para encontrar-se com Jesus. Não é pelo esforço, nem pelos méritos humanos que a pessoa é justificada, mas pela graça de Deus (Tt 3.7). O que o homem tem a fazer é crer. Pois a salvação vem pela fé (Gl 2.16; Rm 5.1).

21 09/07/2017 A regeneração Regenerar entre outras coisas indica renascer, restaurar, reabilitar, renovar. Entende-se que a justificação e a regeneração estão sempre juntas. Na justificação, Deus declara alguém justo, sem culpa, por ter crido em Jesus como seu Salvador. É um crédito que Deus concede ao pecador. A regeneração é a operação feita pelo Espírito Santo, no coração do pecador, conferindo-lhe um novo viver, uma reabilitação.

22 É, também, um estado contínuo na vida do crente
É, também, um estado contínuo na vida do crente. Tanto é reconhecida na faze inicial do novo nascimento, como no processo de crescimento e renovação. A regeneração, pois, vai inspirar um princípio de santidade (1 Jo 3.9). “Quando Jesus referiu-Se aos discípulos e, consequentemente, aos crentes como sendo a “luz do mundo” e o “sal da terra” (Mt 5.13,14), com certeza, Ele estava Se referindo às pessoas regeneradas, diferentes, que possuem condições de influenciar o mundo através do seu testemunho de vida.

23 A santificação Santificação significa separação, consagração. É o processo que leva o convertido a tornar-se uma pessoa dedicada. É a separação do crente para Deus (Sl 4.3); uma realização divina (Hb 2.13); recebida através do Espírito Santo, vinda de Jesus (Hb 13.12); por isso, consiste numa perfeita comunhão com Cristo. A vontade de Deus é que os crentes sejam santos ( 1 Ts 4.3). A santificação também depende da vontade pessoal, mediante a fé (At 26.18). No Antigo Testamento, não somente, pessoas, mas os objetos, também eram santificados (Lv 27.14; 2 Cr 29.19). Isso significa que, tanto as pessoas como os objetos eram separados para o serviço de Deus. O sentido continua o mesmo, todo crente santificado é separado para Deus.

24 Consequências do Novo Nascimento
A pessoa encontra paz e alívio interior (Mt ). Passa a viver uma nova vida de descanso e segurança em Cristo. A pessoa passa a ter uma nova perspectiva de vida. Torna-se participante da natureza divina e passa a ser filho de Deus, Por adoção (Gl 4.4,5; Jo 1.12).

25 CONCLUSÃO Deus preparou um caminho excelente para a reconciliação do homem. Jesus Cristo, através de Sua morte, assegurou a remissão dos pecados. Resta, então, o homem crer e aceita-Lo como seu único Redentor e Salvador.

26 ATIVIDADES 1 – Faça um resumo contando como e quando aconteceu o seu novo nascimento. R: LIVRE

27 3 – Escreva (V) para a alternativa verdadeira e (F) para a falsa: ( ) Nascer de novo é regredir ao estado de gestação. ( ) Para que ocorra o novo nascimento é preciso, em primeiro lugar, que a pessoa se arrependa dos seus pecados. ( ) Nascer de novo é a regeneração do indivíduo; é ter a vida transformada por Cristo. ( ) Nascer do espírito é ter a natureza restaurada pelo Senhor Jesus. ( ) Jesus é o mediador entre Deus e o homem. ( ) Jesus tornou-se culpado em lugar do homem. ( ) Toda a pessoa que se entrega para Jesus estará para sempre salva.

28 Seguiremos à partir da próxima semana, com o Estudo sobre Jesus
4– Explique, conforme o que você entendeu o que é: Justificação; Regeneração; Santificação Seguiremos à partir da próxima semana, com o Estudo sobre Jesus

29 Conhecendo melhor a Jesus
Lição 4

30 Conhecendo melhor a Jesus
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1 Este estudo tem como objetivo levar você a ser capaz de : Compreender que o Filho de Deus se fez homem para salvar a humanidade; Acrescentar conhecimentos acerca da natureza de Cristo e de.. Avaliar a importância da missão de Jesus aqui na Terra.

31 Agora que você está iniciando uma nova etapa de vida, após ter a compreensão do novo nascimento, precisa estar disposto a conhecer mais e mais acerca dessa pessoa tão Maravilhosa que é o Senhor Jesus.

32 Quanto mais se adquire conhecimento sobre Ele, mais a fé aumenta, mais se sente o desejo de amá-LO, servi-LO e adorá-LO. Ele, de fato, é extraordinário. É o melhor amigo, pois Nele se pode confiar.


Carregar ppt "O Novo Nascimento Lição 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google