A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento do Microsoft® Office Excel® 2007

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento do Microsoft® Office Excel® 2007"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento do Microsoft® Office Excel® 2007
[Nome da sua apresenta] apresenta: Treinamento do Microsoft® Office Excel®  2007 [Observação para o instrutor: para obter ajuda detalhada para personalizar este modelo, consulte o último slide. Além disso, procure pelo texto adicional da lição no painel de anotações de alguns slides.] Crie um gráfico

2 Conteúdo do curso Visão geral: gráficos facilitam a visualização de dados Lição 1: criar um gráfico básico Lição 2: personalizar seu gráfico Cada lição inclui uma lista de tarefas sugeridas e um conjunto de perguntas de teste. Crie um gráfico

3 Visão geral: gráficos facilitam a visualização de dados
Um gráfico transmite a sua mensagem — rapidamente. Com um gráfico, é possível transformar os dados de uma planilha para mostrar comparações, padrões e tendências. Assim, em vez de analisar colunas de números em uma planilha, é possível ver instantaneamente o que os dados significam. Este curso apresenta as noções básicas para a criação de gráficos no Excel 2007. Crie um gráfico

4 Objetivos do curso Saber como criar um gráfico usando os novos comandos do Excel 2007. Descobrir como fazer alterações em um gráfico depois de criá-lo. Desenvolver uma compreensão da terminologia básica de gráficos. Crie um gráfico

5 Criar um gráfico básico
Lição 1 Criar um gráfico básico

6 Criar um gráfico básico
Segue um gráfico básico no Excel, que você pode criar em cerca de 10 segundos. Depois de criar um gráfico, você pode adicionar novos elementos a ele facilmente, como títulos ou um novo layout. Nesta lição, você descobrirá como criar um gráfico básico e aprenderá como o texto e os números de uma planilha se transformam no conteúdo de um gráfico. Você também aprenderá alguns outros detalhes sobre gráficos. Crie um gráfico

7 Criar um gráfico A seguir uma planilha que mostra quantas caixas de Chá Northwind Traders foram vendidas individualmente por três vendedores ao longo de três meses. Você deseja criar um gráfico que mostra como cada vendedor é comparado com os outros, mês a mês, no primeiro semestre do ano. Crie um gráfico

8 Criar um gráfico A imagem mostra as etapas para criação do gráfico.
Selecione os dados que deseja colocar no gráfico, incluindo os títulos das colunas (Janeiro, Fevereiro, Março) e os rótulos das linhas (os nomes dos vendedores). Clique na guia Inserire, no grupo Gráficos, clique no botão Colunas.  Na etapa 2, você pode selecionar outro tipo de gráfico, além de um gráfico de colunas. Entretanto, os gráficos de colunas são geralmente usados para comparar itens. Assim, o gráfico de colunas é uma boa opção para transmitir as informações desejadas. Crie um gráfico

9 Criar um gráfico A imagem mostra as etapas para criação do gráfico.
Você verá vários tipos de gráfico de colunas para escolher. Clique em Colunas Agrupadas, o primeiro gráfico de colunas na lista de Colunas 2D. Dica: quando você posiciona o ponteiro sobre qualquer tipo de gráfico, uma Dica de Tela exibe o nome do tipo de gráfico. A Dica de Tela também fornece uma descrição do tipo de gráfico, bem como informações sobre quando usar cada um. Isso é tudo. Você criou um gráfico em cerca de dez segundos. Crie um gráfico

10 Criar um gráfico Se desejar alterar o tipo depois de criar o gráfico, clique dentro dele. Na guia Design, em Ferramentas de Gráfico, no grupo Tipo , clique em Alterar Tipo de Gráfico. Selecione o tipo de gráfico que deseja. Crie um gráfico

11 Como os dados da planilha aparecem no gráfico
Veja a aparência do seu novo gráfico de colunas. Ele mostra imediatamente que Cencini (representado pela coluna do meio para cada mês) vendeu mais chá em janeiro e fevereiro, mas foi ultrapassado pelo Giussani em março. Crie um gráfico

12 Como os dados da planilha aparecem no gráfico
Dados de cada vendedor aparecendo em três colunas separadas, uma para cada mês. A altura de cada gráfico é proporcional ao valor na célula que ela representa. Assim, o gráfico mostra imediatamente como o vendedor se destaca em relação ao outro, mês a mês. Crie um gráfico

13 Como os dados da planilha aparecem no gráfico
Cada linha de dados do vendedor tem uma cor diferente no gráfico. A legenda do gráfico, criada com base nos títulos da linha na planilha (os nomes dos vendedores), informa qual cor representa os dados de cada vendedor. Os dados de Giussani, por exemplo, estão em azul escuro e é a coluna mais à esquerda de cada mês. Crie um gráfico

14 Como os dados da planilha aparecem no gráfico
Os títulos da coluna da planilha — janeiro, fevereiro e março — agora estão na parte inferior do gráfico. No lado esquerdo do gráfico, o Excel criou uma escala de números para ajudar você a interpretar a altura da coluna. Dica: qualquer alteração feita nos dados da planilha após a criação do gráfico será mostrada instantaneamente no gráfico. Crie um gráfico

15 Ferramentas de Gráfico: agora você as vê, agora não
Antes de continuar trabalhando com seu gráfico, você precisa conhecer as Ferramentas de Gráfico. Depois que seu gráfico é inserido na planilha, as Ferramentas de Gráfico aparecerão na Faixa de Opções com três guias: Design, Layout e Formato. Nessas guias, você encontrará os comandos necessários para trabalhar com gráficos. Crie um gráfico

16 Ferramentas de Gráfico: agora você as vê, agora não
Ao concluir o gráfico, clique fora dele. As Ferramentas de Gráfico desaparecem. Para reexibi-los, clique dentro do gráfico. Assim, as guias reaparecerão. Portanto, não se preocupe se não visualizar todos os comandos necessários todas as vezes. Siga as primeiras etapas inserindo um gráfico (usando o grupo Gráficos na guia Inserir), ou clicando dentro de um gráfico existente. Os comandos necessários estarão à disposição. Crie um gráfico

17 Alterar o modo de exibição do gráfico
Você pode fazer mais com seus dados do que criar um gráfico. É possível fazer com que seu gráfico compare dados de outra maneira clicando em um botão para alternar de uma exibição de gráfico para outra. A imagem mostra dois modos diferentes de exibição dos mesmos dados da planilha. Crie um gráfico

18 Alterar o modo de exibição do gráfico
O gráfico à esquerda é o primeiro gráfico que você criou, que faz a comparação entre os vendedores. O Excel agrupou dados pelas colunas da planilha e comparou as linhas da planilha para mostrar como cada vendedor é comparado com os outros. Crie um gráfico

19 Alterar o modo de exibição do gráfico
Mas outro modo de olhar para os dados é comparar as vendas de cada vendedor, mês a mês. Para criar esse modo de exibição, clique em Alternar Linha/Coluna no grupo Dados da guia Design. No gráfico à direita, os dados são agrupados por linhas e as colunas da planilha comparadas. Portanto, agora seu gráfico informa algo diferente: ele mostra o desempenho de cada vendedor, mês a mês, em relação às suas próprias vendas. Dicas: Para voltar ao modo de exibição original do gráfico, clique novamente em Alternar Linha/Coluna. Para manter ambos os modos de exibição dos dados, selecione o segundo modo de exibição, copie-o e cole-o na planilha. Em seguida, volte ao modo de exibição original do gráfico clicando no gráfico original e em Alternar Linha/Coluna. Crie um gráfico

20 Adicionar títulos de gráfico
É uma boa idéia adicionar títulos descritivos ao gráfico para que os leitores não tenham que adivinhar do que se trata. Você pode atribuir um título ao gráfico, bem como aos seus eixos, que medem e descrevem os dados do gráfico. Este gráfico tem dois eixos. No lado esquerdo está o eixo vertical, que é a escala de números com base na qual é possível interpretar a altura da coluna. Os meses do ano, na parte inferior, estão no eixo horizontal. O eixo vertical também é conhecido como eixo de valor ou y. O eixo horizontal também é conhecido como eixo de categoria ou x. Crie um gráfico

21 Adicionar títulos de gráfico
Um modo rápido de adicionar títulos de gráfico é clicar no gráfico para selecioná-lo e ir para o grupo Layout de Gráficos na guia Design. Clique no botão Mais   para ver todos os layouts. Cada opção mostra layouts diferentes que alteram o modo de disposição dos elementos do gráfico. Crie um gráfico

22 Adicionar títulos de gráfico
A imagem mostra o Layout 9, que adiciona espaços reservados para um título de gráfico e títulos de eixos. Você digita os títulos diretamente no gráfico. O título para esse gráfico é Chá Northwind Traders, o nome do produto. O título do eixo vertical, à esquerda, é Caixas Vendidas.. O título do eixo horizontal, na parte inferior, é Vendas do Primeiro Trimestre. Dica: outra maneira de inserir títulos é ir até a guia Layout, no grupo Rótulos. Nessa guia, é possível adicionar títulos clicando em Títulos de Gráfico e Títulos de Eixo. Crie um gráfico

23 Sugestões para a sessão prática
Crie um gráfico. Observe os dados do gráfico de diferentes maneiras. Atualize os dados do gráfico. Adicione títulos. Altere os layouts do gráfico. Altere o tipo de gráfico. [Observação para o instrutor: com o Excel 2007 instalado no computador, basta clicar no link no slide para acessar a sessão prática online. Na sessão prática, você pode trabalhar em cada uma dessas tarefas no Excel, com instruções para orientá-lo. Importante: se você não tiver o Excel 2007, não conseguirá acessar as instruções da sessão prática.] Sessão prática online (requer o Excel 2007) Crie um gráfico

24 Teste 1, pergunta 1 Você criou um gráfico. Agora precisa comparar os dados de outra maneira. Para isso, você deve criar um segundo gráfico. (Escolha uma resposta.) Verdadeiro. Falso. Crie um gráfico

25 Teste 1, pergunta 1: resposta
Falso. Você pode criar rapidamente outro modo de exibição dos dados da planilha clicando no botão Alternar Linha/Coluna da guia Design. Crie um gráfico

26 Teste 1, pergunta 2 Você cria um gráfico. Porém, depois você não vê as Ferramentas de Gráfico. O que você faz para vê-las novamente? (Escolha uma resposta.) Cria outro gráfico. Clica na guia Inserir. Clica dentro do gráfico. Crie um gráfico

27 Teste 1, pergunta 2: resposta
Clicar dentro do gráfico. As Ferramentas de Gráfico estarão à disposição com três guias: Design, Layout e Formato. Crie um gráfico

28 Teste 1, pergunta 3 Você não pode alterar o tipo de gráfico depois de criá-lo. (Escolha uma resposta.) Verdadeiro. Falso. Crie um gráfico

29 Teste 1, pergunta 3: resposta
Falso. Você sempre pode alterar o tipo depois de criar o gráfico. Clique dentro do gráfico. Na guia Design, no grupo Tipo, clique em Alterar Tipo de Gráfico e selecione outro tipo de gráfico. Crie um gráfico

30 Personalizar o gráfico
Lição 2 Personalizar o gráfico

31 Personalizar o gráfico
Depois de criar seu gráfico, é possível personalizá-lo para tornar seu design mais profissional. Por exemplo, você pode dar ao seu gráfico um conjunto de cores totalmente diferente selecionando um novo estilo de gráfico. Também é possível formatar títulos de gráfico para alterá-los de simples para sofisticados. Há muitas opções diferentes de formatação que você pode aplicar a colunas individuais para destacá-las. Ao final desta lição, você aprenderá como adicionar seu gráfico a uma apresentação de slides do Microsoft Office PowerPoint® 2007 para que seja possível apresentá-lo para todos. Crie um gráfico

32 Alterar a aparência do seu gráfico
Quando você cria seu gráfico, ele é apresentado na cor padrão. Usando um estilo de gráfico, você pode aplicar cores diferentes a um gráfico em alguns segundos. Primeiro, clique no gráfico. Em seguida, na guia Design , no grupo Estilos de Gráfico, clique no botão Mais   para ver todas as opções. Em seguida, clique no estilo desejado. Crie um gráfico

33 Alterar a aparência do seu gráfico
Quando você cria seu gráfico, ele é apresentado na cor padrão. Usando um estilo de gráfico, você pode aplicar cores diferentes a um gráfico em alguns segundos. Alguns dos estilos alteram apenas a cor das colunas. Outros alteram a cor e adicionam um contorno ao redor das colunas, enquanto outros estilos adicionam cor à área de plotagem (a área delimitada pelos eixos do gráfico). E alguns adicionam cor à área do gráfico (o gráfico inteiro). Crie um gráfico

34 Alterar a aparência do seu gráfico
Se você não visualizar o que deseja no grupo Estilos de Gráfico , obtenha outras opções de cores selecionando um tema diferente. Clique na guia Layout de Página e clique em Cores no grupo Temas. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre um esquema de cores, as cores serão mostradas em uma visualização temporária do gráfico. Clique em um esquema que queira aplicar no gráfico. A visualização temporária apresenta uma diferença entre usar um tema e usar um estilo de gráfico. Ver a aparência das cores no gráfico antes de aplicar o tema poupa o trabalho de desfazer aquela ação de que você não gostou. Crie um gráfico

35 Alterar a aparência do seu gráfico
Importante Ao contrário dos estilos de gráfico, as cores de um tema são aplicadas a outros elementos adicionados à planilha. Por exemplo, uma tabela ou um estilo de célula, como um título, terá todas as cores do tema aplicadas ao gráfico. Crie um gráfico

36 Formatar títulos Caso queira dar mais destaque aos títulos do gráfico ou de seus eixos, também é fácil. Na guia Formato, no grupo Estilos de WordArt, há várias maneiras de trabalhar com os títulos. A imagem mostra que uma das opções do grupo, um preenchimento de texto, foi adicionada para alterar a cor. Crie um gráfico

37 Formatar títulos Para usar um preenchimento de texto, primeiro clique em uma área de título para selecioná-la. Em seguida, clique na seta em Preenchimento de Texto no grupo Estilos de WordArt. Posicione o ponteiro do mouse sobre qualquer uma das cores para ver as alterações no título. Ao visualizar uma cor de sua preferência, selecione-a. Outras opções do grupo Estilos de WordArt são Contorno do Texto e Efeitos de Texto, que incluem os efeitos de Sombra, Reflexo e Brilho. O Preenchimento de Texto também inclui opções para aplicar uma gradação ou uma textura a um título. Crie um gráfico

38 Formatar títulos Para fazer alterações na fonte, como aumentar ou diminuir seu tamanho — ou modificar o seu tipo — clique em Início e vá para o grupo Fonte. Ou é possível fazer as mesmas alterações de formatação usando a Minibarra de Ferramentas. A barra de ferramentas aparece esmaecida depois que o texto do título for selecionado. Aponte para a barra de ferramentas para torná-la sólida e selecione uma opção de formatação. Crie um gráfico

39 Formatar colunas individuais
Ainda é possível fazer mais com o formato das colunas do seu gráfico. Na imagem, um efeito de sombra foi adicionado a cada coluna (uma sombra deslocada diagonalmente está atrás de cada coluna). Crie um gráfico

40 Formatar colunas individuais
Veja como adicionar um efeito de sombra às colunas. Clique em uma das colunas de Giussani. Essa ação selecionará todas as três colunas de Giussani (o que é conhecido como uma série). Na guia Formato, no grupo Estilos de Forma, clique na seta em Efeitos da Forma. Crie um gráfico

41 Formatar colunas individuais
Veja como adicionar um efeito de sombra às colunas. Aponte para Sombra e posicione o ponteiro do mouse nos diferentes estilos de sombra da lista. Depois de formatar as colunas de Giussani, você pode fazer o mesmo com as outras. Clique em uma das colunas de Cencini para selecionar as três colunas e siga as mesmas etapas. Depois faça o mesmo para Kotas. Tudo isso leva apenas um minuto ou dois para ser concluído. Você pode obter uma visualização das sombras enquanto posiciona o ponteiro do mouse em cada estilo. Ao visualizar uma de sua preferência, selecione-a. Crie um gráfico

42 Formatar colunas individuais
O grupo Estilos de Forma oferece várias outras excelentes opções de formatação para sua escolha. Por exemplo, Efeitos de Forma oferece mais do que apenas sombras. Você pode adicionar efeitos de bisel e bordas suaves às colunas, ou até mesmo fazer com que elas brilhem. Também é possível clicar emPreenchimento de Forma para adicionar uma gradação ou uma textura às colunas ou clicar em Contorno da Forma para adicionar um contorno em volta das colunas. Dica: também é possível aplicar efeitos a outras áreas do gráfico, como a área de plotagem (a área delimitada pelos eixos). Crie um gráfico

43 Adicionar o gráfico a uma apresentação do PowerPoint
Quando o gráfico estiver do jeito que você desejava e pronto para uma apresentação, é possível adicioná-lo facilmente a uma apresentação do Microsoft Office PowerPoint®  . Veja como funciona. Copie o gráfico no Excel. Abra o PowerPoint 2007. No slide que deseja colocar o gráfico, cole o gráfico. Crie um gráfico

44 Adicionar o gráfico a uma apresentação do PowerPoint
Quando o gráfico estiver do jeito que você desejava e pronto para uma apresentação, é possível adicioná-lo facilmente a uma apresentação do Microsoft Office PowerPoint®  . Veja como funciona. No canto inferior direito do gráfico, o botão Opções de Colagem  é exibido. Clique nele. Durante a etapa 4, você verá que o Gráfico (vinculado aos dados do Excel) é selecionado. Isso garante que todas as alterações do gráfico feitas no Excel automaticamente sejam feitas no gráfico do PowerPoint. Isso significa que você não precisa se preocupar com as alterações de dados do gráfico depois que adicioná-lo ao PowerPoint. Agora seu gráfico já pode ser apresentado. Crie um gráfico

45 Sugestões para a sessão prática
Altere a aparência de um gráfico. Teste um esquema de cores usando um tema. Formate o título do gráfico. Formate uma coluna. Formate outras áreas do gráfico. Adicione seu gráfico a uma apresentação do PowerPoint. Exercícios extras: faça um gráfico de pizza e salve-o como um modelo. [Observação para o instrutor: com o Excel 2007 instalado no computador, basta clicar no link no slide para acessar a sessão prática online. Na sessão prática, você pode trabalhar em cada uma dessas tarefas no Excel, com instruções para orientá-lo. Importante: se você não tiver o Excel 2007, não conseguirá acessar as instruções da sessão prática.] Sessão prática online (requer o Excel 2007) Crie um gráfico

46 Teste 2, pergunta 1 Se você não visualizar todas as opções de cores que deseja para seu gráfico no grupo Estilo de Gráfico, na guia Design, há outro modo de obter mais cores. (Escolha uma resposta.) Verdadeiro. Falso. Crie um gráfico

47 Teste 2, pergunta 1: resposta
Verdadeiro. Você pode obter outras cores selecionando um tema. Clique na guia Layout de Página e clique em Cores no grupo Temas. Lembre-se de que as cores dos temas serão aplicadas a outros elementos da planilha, como uma tabela ou estilos de célula. Crie um gráfico

48 Teste 2, pergunta 2 O que você faz primeiro para adicionar um gráfico do Excel a uma apresentação do PowerPoint 2007? (Escolha uma resposta.) Clica na guia Dados. Clica na guiaInserir. Copia o gráfico. Crie um gráfico

49 Teste 2, pergunta 2: resposta
Copia o gráfico. Em seguida, abra o PowerPoint 2007, cole, e pronto. Crie um gráfico

50 Cartão de referência rápida
Para obter um resumo das tarefas abordadas neste curso, consulte o Cartão de referência rápida. Crie um gráfico

51 Usando este modelo Este modelo do Microsoft Office PowerPoint inclui o conteúdo do treinamento sobre a criação de um gráfico no Excel Ele foi elaborado para que você o personalize e o apresente a um grupo de acordo com suas necessidades. O conteúdo deste modelo foi adaptado do curso de Treinamento do Microsoft Office Online denominado “Gráficos I: como criar um gráfico no Excel 2007.” Recursos do modelo Slide de título: no primeiro slide, há um espaço reservado para texto sobre o qual você pode digitar o nome da empresa. Você também pode excluir a caixa de texto, caso não queira exibir esse texto. Animações: os efeitos de animação personalizados são aplicados em toda a apresentação. Esses efeitos incluem Pico, Alongar, Dissolver e Quadriculado. Todos os efeitos são executados em versões anteriores até o Microsoft PowerPoint Para alterar os efeitos de animação, vá até o menu Apresentação de Slides, clique em Animação Personalizada e use as opções exibidas. Se esta apresentação contiver animação em Macromedia Flash: para executar o arquivo Flash, você deve registrar um controle Microsoft ActiveX®  denominado Shockwave Flash Object, no computador. Para fazer isso, baixe a versão mais recente do Macromedia Flash Player do site da Macromedia. Transições de slides: a transição Revelar para Baixo é aplicada em toda a apresentação. Se desejar usar uma outra, vá até o menu Apresentação de Slides, clique em Transição de Slides e use as opções exibidas. Hiperlinks para curso online: o modelo contém links para a versão online do curso de treinamento. Os links levam você para a sessão prática de cada lição e para o Cartão de referência rápida publicado para o curso. Observação: é preciso ter o Excel 2007 instalado para exibir as sessões práticas. Se você não tiver o Excel 2007, não será possível acessar as instruções da sessão prática.. Cabeçalhos e rodapés: o modelo contém um rodapé com o título do curso. Você pode alterar ou remover os rodapés na caixa de diálogo Cabeçalho e Rodapé (que pode ser aberta do menu Exibir). USANDO ESTE MODELO Consulte o painel de anotações ou exiba a página de anotações completas (guia Exibir) para obter ajuda detalhada sobre este modelo.


Carregar ppt "Treinamento do Microsoft® Office Excel® 2007"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google