A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto TRILHAS de Leitura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto TRILHAS de Leitura"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto TRILHAS de Leitura

2 Agenda Apresentação do Projeto TRILHAS
1 Apresentação do Projeto TRILHAS 2 Os Cadernos de Estudos e Orientação 3 O Portal e o Curso de Ensino a Distância Distância

3 É possível fazer do Brasil um país leitor?
Vídeo Formação do Leitor É possível fazer do Brasil um país leitor?

4 1 Apresentação do Projeto TRILHAS É um conjunto de recursos elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho do professor no campo da leitura, escrita e oralidade para que seus alunos estejam alfabetizados até, no máximo, os 8 anos de idade. * Desenvolvido para professores de Educação infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos)

5 O TRILHAS está alinhado às políticas públicas nacionais e colabora para melhoria dos indicadores educacionais. Reconhecimento como tecnologia de qualidade Alinhado às políticas públicas educacionais Contribuição para melhoria dos indicadores nacionais

6 O Projeto TRILHAS é composto por:
Kit de jogos e Cadernos com propostas de sequências didáticas Curso a distância com certificação cumulativa de até 85 horas Área de compartilhamento de práticas com mediação a distância

7 Infográfico do Projeto TRILHAS

8 Vídeo de apresentação do conjunto TRILHAS:

9 O KIT TRILHAS é composto por:
Kit de jogos e Cadernos com propostas de sequências didáticas Trilhas para Abrir o Apetite Poético Trilhas para Ler e Escrever Textos Trilhas de Jogos

10 Trilhas para Ler e Escrever Textos
Por que trabalhar com textos narrativos? Aprender com textos é muito diferente de aprender com palavras soltas. Um texto caracteriza-se por um conjunto de palavras ou frases que tratam do mesmo assunto, portanto, pode-se dizer que ele possui coerência. Além disso, um texto apresenta continuidade, organização e progressão nas informações que contém. Em um texto, as expressões não são postas ali de forma aleatória, mas, pelo contrário, todos os elementos presentes estão a serviço da coesão. Ou seja, deve haver integração tanto no conteúdo aborda- do quanto na forma como é escrito. * * Trecho copiado do Caderno de Estudos Para Ler e Escrever Textos

11 Trilhas para Abrir o Apetite Poético
Por que trabalhar com textos poéticos? No decorrer de sua infância, as crianças passam por um processo de construção tanto da linguagem oral quanto escrita. Os textos poéticos são uma fonte de trabalho privilegiada, uma vez que, ao escutar, ler, recitar e escrever textos como poemas, canções, parlendas e outros, as crianças podem aprender muito sobre a linguagem e também sobre o sistema de escrita. O trabalho com esses textos é interessante por colocar em destaque: - Aspectos sonoros, já que o ritmo e a musicalidade são elementos próprios desses textos. - Aspectos gráficos, chamando atenção para a disposição em linhas e estrofes, que são formas características da maioria desses textos. - A compreensão do conteúdo, uma vez que o sentido do texto se constrói apoiado na forma como está organizado, com recursos visuais e sonoros, em comparação com textos cujo discurso se articula com menos paralelismo entre a forma e o sentido, como alguns textos narrativos ou expositivos. - A própria linguagem poética com suas particularidades. * Trecho copiado do Caderno de Estudo para Abrir o Apetite Poético

12 Por que trabalhar com jogos de linguagem e jogos de faz de conta?
Trilhas de Jogos Por que trabalhar com jogos de linguagem e jogos de faz de conta? Ainda que as palavras não sejam brinquedos, é possível jogar com elas. Como? De duas maneiras: pode-se jogar com a linguagem e sobre a linguagem. No primeiro caso, trata-se de jogar com as palavras, as rimas, as sílabas, as letras, formando palavras novas, comparando-as, enumerando-as, combinando-as, encontrando palavras escondidas etc. No segundo caso, trata-se de jogar com o sentido, a alusão, a metáfora, ou seja, com o léxico (conjunto de palavras que as pessoas têm à sua disposição para se expressar, oralmente ou por escrito). Quando se joga com o sentido das palavras, é possível encontrar sinônimos, brincar com o significado, alterar o sentido do texto. O progresso da aprendizagem tende a seguir nessa mesma direção: de jogar com a linguagem até jogar sobre ela. * Trecho copiado do Caderno de Jogos

13 Os Cadernos de Estudos e Orientação
2 Os Cadernos de Estudos e Orientação Caderno de Estudos + Cadernos de Orientações = Ação / Reflexão / Ação

14 Caderno de Estudos O Caderno de Estudos é fundamental para o professor: Aprofundar os conteúdos das atividades propostas nos Cadernos de orientações do conjunto TRILHAS, focando a aprendizagem da criança. Fundamentar da prática. Planejar e refletir sobre as atividades.

15 Caderno de Estudos SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1

16 Roteiro das atividades
Título da Atividade: A ação que a atividade convida a criança a fazer Roteiro de trabalho: Referência para o planejamento da atividade. Preparação: O que é preciso fazer antes de realizar a atividade. Organização do espaço e das crianças: Dicas de como organizar o grupo e a sala Orientações para o professor: Conjunto de orientações que propõe um encadeamento de ações a serem realizadas com as crianças. Possíveis adaptações: Orientações para adaptar a atividade proposta, considerando o grau de desafio que ela representa. O que as crianças podem aprender: Lista de possíveis aprendizagens das crianças, sempre relacionadas com as ações do professor na atividade. O que mais é possível fazer: Sugestões de novas atividades que podem dar continuidade à atividade apresentada ou o conteúdo trabalhado. O que é possível fazer em casa: Propostas que favorecem a troca entre as experiências que a criança vive em casa e na escola Título da Atividade: O título é sempre apresentado do ponto de vista da ação que a atividade convida a criança a fazer Roteiro de trabalho: Tópicos que orientam o planejamento do professor para a realização da atividade. Não precisam ser compridas passo a passo. É apenas uma referência ara que você possa fazer o seu planejamento. Preparação: O que é preciso fazer antes da atividade para que ela possa ser realizada. Organização do espaço e das crianças: Breve orientação sobre a organização do grupo para a atividade e sugestões de como organizar a sala Orientações para o professor: Conjunto de orientações que propõe um encadeamento de ações a serem realizadas com as crianças. Possíveis adaptações: Orientações para adaptar a atividade proposta, considerando o grau de desafio que ela representa. O que as crianças podem aprender: Lista de possíveis aprendizagens das crianças, sempre relacionadas com as ações do professor na atividade. O que mais é possível fazer: Sugestões de novas atividades que podem dar continuidade à atividade apresentada ou o conteúdo trabalhado. O que é possível fazer em casa: Propostas que favorecem a troca entre as experiências que a criança vive em casa e na escola Ponto Importante!!! : Relacionados a algumas orientações, você vai encontrar um link que apresenta o que as crianças podem pensar, dizer e fazer a partir das intervenções e ações do professor, de modo a evidenciar o papel ativo da criança na sua aprendizagem. O importante é criar condições para que as crianças produzam respostas ao que lhes foi proposto, processem e se apropriem do que lhes foi dado.

17 Caderno de Estudos Caderno de Orientação

18 Caderno de Orientação No caderno de Orientações, temos algumas marcações importantes que estão contidas no Caderno de Estudos. Como no exemplo abaixo.

19 O Portal e o Curso de Ensino a Distância
3 O Portal e o Curso de Ensino a Distância No que consiste o Portal TRILHAS: Início / Meu Perfil Biblioteca Fórum Rede que Ensina Ensino a Distância

20 Curso totalmente gratuito e online
EAD do TRILHAS Curso totalmente gratuito e online Certificação progressiva de até 85horas com diferentes níveis de aprofundamento e reconhecida pelo MEC. Desenvolvimento das competências docentes indispensáveis à alfabetização dos alunos Acervos literários Gratuitos Para escolas com professores disseminadores Kits TRILHAS Impressos e Gratuitos para concluintes do curso

21 Como funciona as regras no Projeto TRILHAS

22 Vídeo de Apresentação do Ensino a Distância

23 EAD do TRILHAS

24 EAD do TRILHAS

25 EAD do TRILHAS

26 Área de vídeos

27 “Ler é entrar em outros mundos possíveis
“Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita... “ DELIA LERNER SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1

28


Carregar ppt "Projeto TRILHAS de Leitura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google