A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lugares e organização da catequese

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lugares e organização da catequese"— Transcrição da apresentação:

1 Lugares e organização da catequese
Capítulo VIII do Diretório nacional de Catequese

2 1- Lugares na catequese O mundo é uma aldeia global: diversidade= a catequese deve aproveitar as conquistas tecnológicas, pedagógicas e científicas bem como os espaços já constituídos como lugares na catequese,tornando-os dinâmicos e receptores da mensagem de fé. (Paulo em Atenas- Atos 17,16-34)

3 1-1.Lugares privilegiados na catequese
Para a igreja, os pais são os primeiros e principais responsáveis pela vida e pela educação de seus filhos, são os primeiros educadores da fé. Situação das famílias hoje: violências,drogas,sexo, perda do sentido do amor etc. 1- Família como Igreja doméstica, berço de vida e fé.

4 Catequese: Onde não puder contar com a família, haja catequistas especialmente sensíveis e preparados para ouvir crianças, jovens e adultos que devem achar na igreja estímulo para ser melhores e crescer na fé, sejam quais forem as condições de seu ambiente doméstico. A igreja como missionária, vai ao encontro daquele que mais precisa de cura e salvação e de esperança. É fundamental um trabalho integrado de parcerias, entre catequese, pastoral familiar, pastoral da criança, pastoral do menor, pastoral da juventude e outras.

5 Mesmo com tanto desafio a catequese acredita na família como ambiente propício para o desenvolvimento da fé cristã onde o processo de crescimento da fé brota da convivência, do clima familiar e do testemunho dos pais. É uma catequese mais vivencial do que sistemática.Os pais são os “primeiros mestres da fé”. Se os filhos não tiverem tais mestres, a catequese necessitará ainda de mais competência e acolhimento para educá-los na fé.

6 -fazer parcerias com pastorais e movimentos da família;
Para que a família seja espaço da educação da fé é preciso por parte da igreja: -fazer parcerias com pastorais e movimentos da família; -acompanhar jovens cristão no matrimônios; -proporcionar às famílias experiências de Deus:Gosto pela oração, leitura orante da Bíblia, participação nos sacramentos, na vida da comunidade e na promoção da caridade. -Organizar a catequese com adultos;

7 - criar comunidade de relações familiares de amizade, partilha,gratuidade e lazer;
-estimular a coerência e a perseveranças dos pais; -Gerar pontes entre as gerações- sabedoria e a memória da fé dos idosos são levadas em contas; -acolher com caridade as famílias de segunda união; -realizar encontros de catequese na casa dos catequizandos.

8 2-A comunidade:lugar de excelência da catequese
-Espaço acolhedor:amizade troca de experiência, convivência fraterna; -Espaço de aprender a solidariedade:sensibilidade a realidade dos excluídos; -espaço de vida eclesial concreta:liturgias vivas, dinâmicas, integradas na vida e nos acontecimentos; -Espaço de engajamento:partilha, unidade de serviços entre famílias, pastorais e grupos.

9 3- Paróquia- Ambiente de catequese
-Rede de comunidades que acolhe, educa e anima a vida dos cristãos. -Tem uma responsabilidade essencial para com a formação pessoal dos fiéis leigos. -Lugar privilegiado da catequese, da celebração dos sacramentos e da caridade.

10 4-Pastorais , movimentos, grupos e associações
-Cresce o desejo de viver uma espiritualidade assumida nos movimentos e associações. -Os movimentos e associações necessitam fazer catequese em sintonia com a Igreja. -precisam motivar seus membros a não permanecerem apenas no guerigma e num certo estágio emocional: é preciso crescer na fé coerente,persistente, perseverante e comprometida.

11 5- Outros ambientes da catequese
-A catequese precisa descobrir novas maneiras de propor o Evangelho, sobretudo nas cidades; -Anseio por sociedade justa, direitos da pessoa, solidariedade, entre os povos, diálogo= caminho para a fé; -Um dos areópagos modernos são os meio de comunicação social: meios de formação e informação úteis a educação dos valores, do censo crítico, da criatividade da cultura= investir na mídia com critérios cristãos; qualificar pessoas;

12 - Multiplicidade cultural de valores e tradições religiosas=sentido da vida, experiências humanitárias e de fé: musica, dança, pintura, arquitetura, folclore, festa, romarias A experiência de Deus pode ter muitos meios.

13 1-2- Tempo do processo educativo da fé
A catequese tem início no ventre materno. Descobre as primeiras raízes da fé no ambiente familiar, desenvolve-se na comunidade e solidifica-se no engajamento comunitário e processo formativo das etapas subsequentes.

14 Critérios a serem levados em conta:
a) A Diocese tenha um projeto catequético que acompanhe as pessoas desde a infância até a idade adulta; b)-A preocupação central da catequese seja a educação da fé, a iniciação à vida comunitária, a formação do cristão ético e solidário. A celebração do sacramento é decorrência da caminhada da fé e da vida da comunidade;

15 c) O critério não seja: “porque a criança quer”, “os pais insistem”, “é mais fácil”, mas o “crescimento na maturidade da fé, a iniciação na comunidade, a vivência sacramental e o compromisso com a solidariedade”; d)- Haja uma adequada integração entre as diversas etapas da caminhada da fé;

16 e)A catequese priorize a educação da fé dos adultos, oferecendo-lhes acompanhamento aprofundamento da fé, respostas às suas inquietações, indicações para a vivencia familiar, profissional e o engajamento na vida eclesial; f) Que o Rito da Iniciação Cristã de adultos(RICA) seja conhecido e vivenciado nas comunidades e inspire todas as modalidades da catequese.

17 Consta-se no Brasil, lamentavelmente que a 1ª Eucaristia e a Confirmação quase sempre significam encerramento da catequese e fim da participação na comunidade. Antecipar a idade para a celebração dos sacramentos pode ser, para muitos, antecipar a fragilidade da fé no cotidiano da vida e o distanciamento da ida da comunidade.

18 A questão da idade para a 1ª Eucaristia leve em conta o justo equilíbrio entre idade cronológica e psicológica,a formação religiosa dos pais e o compromisso deles com a comunidade e o processo catequético anterior recebido na família, na comunidade eclesial e na escola desde a tenra idade. No espírito deste Diretório, a catequese deve ser feita por etapas e num processo prolongado.

19 2-O Ministério da coordenação e Organização da catequese
2-1 Serviço da coordenação Coordenação- é uma “co-operação”, uma ação em conjunto, de co-responsabilidade conforme os diversos ministérios. Jesus é a fonte inspiradora na arte de coordenar. Ele não assumiu a missão sozinho. Fez-se cercar de grupo (cf Mc 3,13-19; Jo1,35-51) com ele vai criando sua comunidade. Em Jesus, o ministério da coordenação animação caracteriza-se pelo amor às pessoas e pelos vínculos de caridade e amizade. Ele conquista confiança e delega responsabilidade.

20 Coordenar é missão do pastor que conduz, orienta, encoraja catequistas e catequizandos para a comunhão e participação, para a solidariedade e para a transformação da realidade social. Requer um trabalho em equipe, pois é um serviço representativo na comunidade dos catequistas e das famílias.

21 Exercer o ministério da coordenação na catequese é gerar vida e criar relações fraternas. É promover o crescimento da pessoa, abrindo espaço e diálogo, a partilha de vida, a ajuda aos que necessitam de presença, de incentivo e de compreensão. Esse ministério se alimenta na fonte de espiritualidade que decorre do seguimento de Jesus Cristo.

22 Não é uma função, mas uma missão que brota da vocação batismal de servir, de animar, de coordenar. Através da coordenação, o projeto de catequese avança, cria relações fraternas, promove a pessoa, a justiça e a solidariedade. A coordenação procure ser missionária, inserida na comunidade, formadora de atitudes evangélicas, comprometida com a caminhada da catequese e com as linhas orientadoras da diocese. A palavra chave - é “articulação”

23 2-3-Organização e exercício da responsabilidade
2-3-a) Em nível paroquial; 2-3-B) Em nível diocesano; 2-3-c) Em nível regional- leste 2- ES e RJ 2-3-d)Em nível nacional- a CNBB em sua organização inclui a Comissão Episcopal pastoral para a Animação Bíblico- Catequética, com o objetivo de animar a pastoral bíblica e dinamizar a catequese; 2-3-e) Articulações com organismos internacionais

24 É missão da coordenação paroquial:
-orientar, animar, coordenar em comunhão com o pároco, a catequese paroquial; -elaborar em conjunto o planejamento paroquial, levando em conta as necessidades locais, objetivos, princípios e orientações, projetos, cronogramas etc.; -facilitar a utilização de instrumentos e recursos para ao bom andamento da catequese;

25 -integrar a catequese com as demais pastorais;
-representar a paróquias nas instâncias diocesanas; -integrar a catequese com as demais pastorais; -preocupar-se com a formação sistemática permanente dos catequistas em todos os níveis; Despertar entre os catequistas a espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo, inspirada na Palavra de Deus e celebrada na liturgia; - desenvolver qualidades necessárias para um bom trabalho em equipe.

26 Coordenação de catequese na área Pastoral
. a)Duas pessoas por paróquia- levando em conta as diversas etapas da catequese. A função da área pastoral da catequese é de Formação e articulação. Coordenação Diocesana de Catequese a)A ação evangelizadora deve ser bem coordenada porque visa à unidade da fé, a qual, por sua vez, sustenta todas as ações da Igreja. b)É composta por dois representantes de cada área pastoral da Diocese que se afinam com a caminhada da catequese. Esta coordenação terá um presbítero como responsável ou um, leigo idôneo, aprovado pelo Bispo Diocesano que será o coordenador da equipe. c) a Ação da Coordenação Diocesana é percebida, principalmente através da escola catequética, assembléias, assessorias às áreas, etc.

27 Organização da Catequese- Projeto Diocesano de organização da Catequese
Catequese batismal- preparação de pais e padrinhos para o batismo de filho e afilhados. Catequese Inicial- do início até a Eucaristia; Catequese de adolescentes- pós Eucaristia)perseverantes e anos subseqüentes;  Catequese de Crisma- 02 a 3 anos(dependendo da situação; Catequese com adultos- preparação para os sacramentos de iniciação Cristã ou (re) Evangelização (aqui se incluem também os círculos bíblicos);

28 Coordenação Paroquial
Cada uma destas etapas será coordenada por duas pessoas na paróquia. A Coordenação paroquial de catequese é formada pelo conjunto dos coordenadores das etapas para garantir o processo da catequese continuada. A Coordenação paroquial tem a função de manter a unidade na catequese paroquial e fazer a ponte entre a CEB, Paróquia, Área e Diocese. A nível comunitário, desenvolva-se a organização de acordo com cada realidade.


Carregar ppt "Lugares e organização da catequese"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google