A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Retomando o conceito de globalização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Retomando o conceito de globalização."— Transcrição da apresentação:

1 Retomando o conceito de globalização.
Disciplina: Ambiente Econômico Global II.

2 5 enfoques para a globalização.
Enfoque Financeiro; Enfoque Comercial; Enfoque Produtivo; Enfoque institucional; Enfoque de governabilidade.

3 1) O enfoque financeiro A parte da economia com maior grau de internacionalização é o sistema financeiro. Aumento da velocidade de circulação dos recursos entre as diversas economias; Aspecto positivo – superação de barreiras ao movimento internacional de capitais; Aspecto negativo – é a maior exposição dos países aos riscos de movimentos especulativos em grande escala.

4 2) Enfoque Comercial A competição passa a ocorrer em escala mundial e não mais dentro de cada país. Há uma crescente homogeneidade nas estruturas da oferta e da demanda.

5 3) Enfoque Produtivo A globalização faz com que uma parcela crescente do valor adicionado seja gerado em estruturas de produção interligadas, localizadas em diversas partes do mundo. ↑do número de empresas oligopolistas transnacionais

6 Enfoque Institucional
Devido à globalização, há uma tendência a uma maior homogeneidade dos sistemas de regulação da atividade econômica nos diferentes países. As relações entre os setores público e privado tendem a ser cada vez mais uniformes.

7 Enfoque de governabilidade
Há quem diga que o mercado tende a ser, cada vez mais, o grande soberano, em substituição aos Estados Nacionais. Estaria em curso uma crescente interligação de empresas localizadas em diferentes partes do mundo, transformando as empresas multinacionais em transnacionais e reduzindo a autonomia dos governos na condução da atividade econômica.

8 Questões Na sua opinião, quais são os aspectos positivos e negativos da globalização? Na sua opinião, quais são os principais desafios que o Brasil terá que enfrentar para crescer em tempos de globalização?


Carregar ppt "Retomando o conceito de globalização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google