A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão em Saúde – Introdução à Gestão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão em Saúde – Introdução à Gestão"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão em Saúde – Introdução à Gestão
Prof. Arruda Bastos (85)

2 Gestão em Saúde 1. Apresentação da Disciplina / Plano de Aula / Apresentação Discente e Docente; 2. Introdução à Gestão; 3. Panomara Histórico da Gestão em Saúde; 4. Gestão da Imagem do Profissional da Saúde; 5. Gestão da Carreira do Profissional da Saúde;

3 Gestão em Saúde 6. Prova NP 1
7. Sistema Único de Saúde – SUS – Introdução, Regulação e Controle Social; 8. Sistema Único de Saúde – SUS – Financiamento; 9. Sistema Único de Saúde – SUS – Avanços e Desafios; 10. Medicina Suplementar e Órgãos Reguladores;

4 Gestão em Saúde 11. Seminário; 12. Prova NP2
13. Responsabilidade Social e Ética em Saúde; 14. Gestão de Serviços, Sistemas e Secretarias de Saúde; 15. Política de Saúde no Ceará;

5 Gestão em Saúde 16. Gestão de Pessoas e o Profissional da Saúde (Celetista, Estatutário, Liberal e os Tributos); 17. Aspectos Jurídicos (Judicialização e Erros na Área da Saúde); 18. Mercado de Trabalho Para o Profissional da Saúde; 19. Prova NP 3; 20. Seminário Final.

6 Introdução à Gestão Conceito de Gestão:
1. Processo que visa atingir os objetivos e as metas, de forma eficiente e eficaz, através de organização, planejamento, liderança e controle.

7 Introdução à Gestão Conceito de Gestão:
2. É a ação e o efeito de administrar um determinado negócio, é o ato de gerir, administrar, gerenciar uma empresa, instituição, entidade, carreira, saúde e tudo que existe.

8 Introdução à Gestão Conceito de Gestão:
3. Gerir consiste em realizar diligências que conduzem à realização de um negócio ou de um desejo qualquer. Administrar, por outro lado, consiste em governar, dirigir, ordenar ou organizar. A gestão envolve todo um conjunto de trâmites que são levados a cabo para concretizar um projeto.

9 Introdução à Gestão Histórico da Gestão:
Em 5000 a.c.: na Suméria, registravam-se as primeiras colheitas de cereais. Em 4000 a.c.: no Egito, planificaram, organizaram e dirigiram milhares de trabalhadores na construção das pirâmides. Em 2300 a.c.: o código de Hamurabi regulava as relações de troca, o comportamento, as relações interpessoais, as remunerações, as punições, entre outros. Em 500 a.c., os chineses introduziram o princípio da especialização, um organismo governamental com três departamentos – contabilidade, segurança e produção.

10 Introdução à Gestão Histórico da Gestão:
No século XVIII deu-se a revolução industrial, na qual se realçou a riqueza das nações de Adam Smith – a divisão do trabalho (fábricas). O Império Romano não seria possível sem organização e gestão, assim como os descobrimentos, as guerras, etc. As organizações e a prática da gestão foram, são e serão sempre influenciados pelas forças políticas, econômicas, sociais e tecnologias vigentes.

11 Introdução à Gestão Principais Áreas da gestão: Gestão Administrativa
Gestão Financeira Gestão de Produção Gestão de Materiais Gestão de Marketing

12 Introdução à Gestão Principais Áreas da gestão: Gestão de pessoas (RH)
Gestão Sistêmica Gestão de Sistemas de informação Gestão de Projetos Gestão da Qualidade Gestão Ambiental Gestão em Saúde

13 Introdução à Gestão Principais funções da Gestão: 1. Planejamento;
2. Organização; 3. Liderança; 4. Controle.

14 Introdução à Gestão Principais funções da Gestão:
1. Planejamento: envolve a definição dos objetivos e das metas, a decisão sobre as tarefas a realizar e a seleção dos recursos (humanos, financeiros, materiais, tecnológicos) necessários para atingir as metas e objetivos delineados.

15 Introdução à Gestão Principais funções da Gestão:
2. Organização: traduz a forma como a empresa vai desenvolver a sua atividade para concretizar o que planeou; consiste na atribuição de tarefas, no agrupamento das tarefas em órgãos, na delegação de autoridade e responsabilidade e na distribuição de recursos pela empresa.

16 Introdução à Gestão Principais funções da Gestão:
3. Liderança: consiste em dirigir, influenciar e motivar os membros da organização para que todos contribuam para que as metas e objetivos delineados sejam atingidos.

17 Introdução à Gestão Principais funções da Gestão:
4. Controle: monitorização de atividades e das pessoas afeitas a essas atividades; verificação do atingimento de metas e objetivos (ou se estão em vias de ser atingidos); fazer as correções.

18 Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor: Conceituais;
Humanas; Técnicas.

19 Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor:
Conceituais: capacidade de ver e agir na organização como um todo, as suas componentes e relações entre elas; requer a capacidade de pensar estrategicamente; são fundamentais na gestão superior.

20 Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor:
Humanas: capacidade de trabalhar com outras pessoas, quer individualmente quer como um membro integrado de uma equipe; fundamentais na gestão superior.

21 Introdução à Gestão Competências clássicas de um Gestor:
Técnicas: compreensão e proficiência de tarefas específicas (métodos, técnicas, outros conhecimentos); tem um peso menor na gestão superior.

22 Introdução à Gestão Novas competências de um Gestor:
Liderança partilhada; Delegação de poderes; Estabelecimento de relações de colaboração; Construção de equipes; Aprendizagem.

23 Introdução à Gestão Gestão / Planejamento: Natureza Estratégica;
Tática; Operacional.

24 Introdução à Gestão Gestão / Planejamento: Natureza
Estratégica - Fixa a natureza da organização: missão, estratégias, objetivos. É de responsabilidade da direção superior da empresa.

25 Introdução à Gestão Gestão / Planejamento: Natureza
Tática - Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações, etc). Responsabilidade dos executivos da diretoria e subordinados (nível médio).

26 Introdução à Gestão Gestão / Planejamento: Natureza
Operacional – Objetiva otimizar as operações, elaboração de procedimentos, visando a realização dos planos estratégicos e táticos. É de responsabilidade dos chefes de departamento (nível baixo).

27 Introdução à Gestão Gestão / Planejamento: Tempo
Longo prazo Médio prazo Curto prazo Gestão / Planejamento: Nível Macro Micro Misto

28 Obrigado! Prof. Arruda Bastos


Carregar ppt "Gestão em Saúde – Introdução à Gestão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google