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DOUTRINA DAS ESCRITURAS

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Apresentação em tema: "DOUTRINA DAS ESCRITURAS"— Transcrição da apresentação:

1 DOUTRINA DAS ESCRITURAS
BIBLIOLOGIA DOUTRINA DAS ESCRITURAS

2 I - EM RELAÇÃO À BÍBLIA AFIRMAMOS O SEGUINTE:
A Bíblia é a palavra de Deus, verdade absoluta em tudo de que trata, podendo suas afirmações serem tomadas com total segurança. O objetivo principal da Bíblia é revelar o verdadeiro Deus, suas obras e propósitos em relação ao Universo, toda a criação, especialmente a humanidade. A Bíblia é inspirada por Deus, o que significa que o Espírito Santo guiou a mente dos escritores de modo que eles escreveram aquilo e, somente aquilo que Deus queria que fosse escrito. Deus o autor da Bíblia.

3 A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS
A I.E.A.B. CRÊ QUE A BÍBLIA EM SUA TOTALIDADE (66 LIVROS) É A PALAVRA DE DEUS. A I.E.A.B. NÃO CONCORDA COM A TEORIA LIBERAL DE QUE A BÍBLIA APENAS CONTÉM A PALAVRA DE DEUS.

4 II - DIVISÃO DA BÍBLIA Antigo Testamento – 39 Livros
Pentateuco (a Lei de Moisés) – Gênesis a Deuteronômio, cinco livros; Livros Históricos – Josué a Éster, doze livros; Livros poéticos (livros de sabedoria) – Jó a Cantares de Salomão, cinco livros; Livros proféticos – Isaías a Malaquias, dezessete livros; Profetas Maiores, Isaias a Daniel, cinco livros; Profetas Menores, Oséias a Malaquias, doze livros; MENORES: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias,  e Malaquias.

5 III - DIVISÃO DA BÍBLIA O Novo Testamento consta de 27 livros
Biográficos – Mateus a João, quatro livros; Históricos – Atos, um livro; Epístolas – Romanos a Judas, vinte e um livros; Epístolas paulinas às igrejas Romanos a II Tessalonicenses, nove livros; Epístolas paulinas pastorais – I Timóteo a Tito, três livros; Epístola paulina particular Filemon, um livro; Epístolas gerais Hebreus a Judas, oito livros; Profético – Apocalipse, um livro;

6 TELOGIA OU TEONTOLOGIA DOUTRINA DO SER DE DEUS

7 Quem é deus? “Deus é Espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade”

8 I – A NATUREZA DE DEUS Deus é Espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. É o criador e preservador de todas as coisas boas, visíveis e invisíveis.

9 A Imanência de Deus 1) “Significa que Deus está presente e ativo entre a raça humana, mesmo naqueles não crêem ou não lhe obedecem” (Jr. 23:23,24; At. 17;27,28). 2) “Sua influência está em toda a parte. Ele age nos processos naturais e por meio deles”. (Millard J. Erickson). lard

10 A Transcendência de Deus
“Deus não é limitado à nossa capacidade de compreendê-lo. Sua santidade e bondade vão infinitamente além das nossas, como também seu conhecimento e poder”. (Millard J. Erikson) 2) Significa que Deus como espírito transcende o espaço (“acima e abaixo”). Ele está no céu, trascendendo o nosso entendimento de espaço ou localização.

11 II – ATRIBUTOS DE DEUS É uma qualidade atribuída a um ser existente. Os atributos de Deus são modos de atividade e qualidade de seu caráter. (Langston) “Podem ser definidos como as perfeições que constituem predicado do Ser Divino nas Escrituras, ou que são visivelmente exercidas pôr Ele em suas obras de criação, providência e redenção”. (L. Berkhof)

12 RELAÇÃO DOS ATRIBUTOS 1) Espiritualidade - Deus é Espírito pessoal (pensa, fala, sente e se comunica com o homem criado à sua imagem e semelhança - Jo. 4:24). 2) Unidade – Deus é um (Dt. 6:4; 1Co. 8:6) 3) Infinitude – Deus não possui término ou limitação (1 Rs. 8:27;Sl. 145:3; At. 17;24)

13 4) Eternidade – Deus é imune à passagem do tempo (Gn. 21:33; Sl. 90:12)
5) Imutabilidade – Deus não muda nem pode mudar seu ser (Sl. 102: 27; Ml. 3:6; Tg. 1:17). 6 – Onipresença – Deus está presente em toda a parte (Sl. 139: 7-12; Jr. 23:23,24) 7- Soberania – Deus é o governador supremo, independe de qualquer autoridade fora de si mesmo (Ef. 1: 21)

14 8) ONISCIÊNCIA - Significa que ele conhece todas as coisas (I Cr
8) ONISCIÊNCIA - Significa que ele conhece todas as coisas (I Cr. 28:9; Sl. 139: 1-7). O conhecimento de Deus é perfeito; ele conhece o passado, presente e futuro. Nem mesmo um detalhe pode escapar ao seu conhecimento (Sl. 139:1 – 4; 147: 4,5; Mt. 10:30; 11:21). 9) ONIPOTÊNCIA – Deus detêm todo o poder (Mt. 19:26; Ap.19:6)

15 10) JUSTIÇA - Deus é justo e a justiça é a sua santidade em ação A santidade de Deus se manifesta no tratar de forma justa e reta com as suas criaturas (Gn.18:25; At. 10:34,35; Rm. 2:11). 11) AMOR - Através desse atributo ele busca relacionar-se com o homem, que foi feito à sua imagem e semelhança, tratando de restaurá-lo através de Cristo (Sl. 103: 17; Ef. 2: 4,5; Jo. 3:16)

16 11) Bondade. Deus é bom e tudo o que
ele fez é bom (Êx. 33:19; Sl. 145:9). 12) Misericórdia. A misericórdia de Deus é a divina bondade em ação em favor de suas criaturas, suprindo suas necessidades e lhes provendo um meio para a vida eterna (Êx. 3:7,17; Sl. 103:13; Tt. 2:11; 3:5). 13) Fidelidade – Deus se mantêm fiel em suas palavras e promessas (N. 23:19; Sl. 89:2: 1 Ts. 5:24)

17 14) Verdade – Acordo e consistência com tudo o que é representado pelo próprio Deus (Jo. 14;6; 17:3)
15) Santidade – Deus é separado de tudo o que é pecado ou mal. Ele jamais pode pecar ou ter atitudes falhas (1 Pd. 1:16)

18 III – A TRINDADE 1) Na doutrina da trindade podemos a firmar que há três pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo), contudo, um só Deus em uma essência. 2) Refere-se a tríplice manifestação de Deus, (do Pai do Filho e do Espírito Santo).

19 TRIUNIDADE - Refere-se ao tríplice modo da existência de Deus que é a existência de três em um. A triunidade foi conhecida por causa da trindade, se não houvesse uma tríplice manifestação, própria de Deus, jamais seria revelado a Triunidade da sua existência.

20 Doutrina Da Trindade Na Revelação
1) No Antigo Testamento há passagens que sugerem a trindade e podem ser divididas em três classes: a) As passagens que fazem referência ao Anjo do Senhor: a.1) O Anjo do Senhor identifica-se com Jeová (Gn. 22:11, 15 e 16; 31:13)

21 a.2) Ele é identificado com outros por Jeová (Gn. 16:9-13; 48:15-16)
a.3) O Anjo do Senhor (Jesus) aceita adoração, enquanto que outros não aceitam por que são criaturas (Gn. 18:12, 13, 16, 17, 20 e 22; Jz. 13:21-22)

22 1) Distinção entre o Pai e o Filho
As distinções de Pessoas 1) Distinção entre o Pai e o Filho a) Pai e filho são pessoas distintas (Jo.5:32, 37) b) Cristo distingue-se do Pai (Jo. 5:32) c) O Pai e o Filho são distinguidos um do outro (Jo. 1:14: 3:16) d) O Pai e o Filho distinguem-se entre Si: um como enviado e o outro como quem envia (Jo. 10:36; Gl. 4:4)

23 2) Pai e o Filho distinguem-se do
Espírito Santo a) Jesus distingue o Espírito Santos de si mesmo e do Pai (Jo. 14:16-17) b) O Espírito Santo Procede do Pai (Jo. 15:26) c) O Espírito Santo é enviado pelo Pai e pelo Filho (Gl. 4:6; Jo. 14:26)

24 d) Ele é enviado pelo Pai e pelo Filho (Gl. 4:6)
e) Manifesta-se (Manifestou-se) de uma forma visível e distinta do Pai e do Filho (Mt.3:16-17; Lc. 3:21-22) f) O Espírito Santo distingue-se do Pai e do Filho

25 I. A EXISTÊNCIA DE DEUS. 1) Cosmológico. Da palavra grega Kosmos, “mundo”. O universo é um efeito que exige uma causa adequada, e a única causa suficiente é Deus (Sl 19.1). 2) Teleológico. Da palavra grega Telos, “fim”. O universo não apenas prova a existência de um Criador, mas indica a existência de uma Planejador (Rm ). Há um propósito observável no universo que indica a existência de Deus como seu planejador.

26 I. A EXISTÊNCIA DE DEUS. 3) Antropológico. Da palavra grega anthropos, “homem”. Já que o home é um ser moral e intelectual, deve ter um Criador que também seja moral e inteligente (At 17.29). A natureza moral, os instintos religiosos, a consciência e a natureza emocional do homem argumentam em favor da existência de Deus.

27 I. A EXISTÊNCIA DE DEUS. 4) Ontológico. Da palavra grega on, “existente, ser”. O homem tem a idéia inerente de um Ser Perfeito. Esta idéia naturalmente inclui o conceito de existência, já que um ser, em tudo mais perfeito, que não existisse, não seria tão perfeito quanto um ser perfeito que existisse. Portanto, visto que a idéia de existência está contida na idéia de um Ser Perfeito, esse Ser Perfeito deve necessariamente existir.

28 Atributos Incomunicáveis
1) Unidade: A. Significado - Deus é bom. B. Texto - Dt ) Infinitude: A. Significado - Deus não tem término ou fim. B. Texto - 1Rs 8.27; At 17.24

29 Atributos Incomunicáveis
3) Eternidade: A. Significado - Deus não está sujeito à sucessão do tempo. B. Texto - Gn 21.33; Sl C. Problema - Seria o tempo irreal para Deus? Não, Ele reconhece a continuidade dos acontecimentos, mas todos os acontecimentos, passados, presentes e futuros, são igualmente vívido pra Ele.

30 Atributos Incomunicáveis
4) Imutabilidade: A. Significado - Deus é imutável em natureza e prática. Texto - Tg ) Onipresença: A. Significado - Deus está em todo lugar (não em todas as coisas, que é panteísmo). B. Texto - Sl

31 Atributos Incomunicáveis
6) Onisciência: A. Significado - Deus conhece todas as coisas, reais e possíveis. B. Texto - Mt ) Onipotência: A. Significado - Deus possui todo poder.

32 Atributos comunicaveis
1) Justiça: A. Significado - Equidade moral, imparcialidade no trato com Suas criaturas. B. Texto - At ) Amor: A. Significado - A busca divina do bem maior das criaturas na manifestação de Sua vontade. B. Texto - Ef 2.4,5

33 Atributos comunicaveis
3) Verdade: A. Significado - Concordância e coerência com tudo que é representado pelo próprio Deus. B. Texto - Jo ) Liberdade: A. Significado - Independência divina de Sua criaturas. B. Texto - Is 40.13,14 5) Santidade: A. Significado - Retidão moral. B. Texto - 1Jo 1.5

34 “Disse Moisés a Deus:... Qual é o seu nome? “ Ex3:13
OS NOMES DE DEUS “Disse Moisés a Deus:... Qual é o seu nome? “ Ex3:13

35 OS NOMES DE DEUS 1) Javé (Yahweh - YHWH ) A. Significado - O Auto-Existente (de Ex 3.14, “Eu Sou o Que Sou”). B. Características - É o nome do relacionamento entre o verdadeiro Deus e Seu povo, e, quando usado, enfatiza a santidade de Deus, o Seu ódio pelo pecado e amor aos pecadores.

36 OS NOMES DE DEUS 2) Elohim: A. Significado - O Criador. B. Características - É uma palavra usada para o verdadeiro Deus e deuses pagãos. É um substantivo plural, o chamado plural majestático. O plural permite a revelação subsequente da Trindade no N.T., mas não ensina a Trindade propriamente dita.

37 OS NOMES DE DEUS 3) Adonai: A. Significado - Senhor, Mestre. B. Características - Usado para homens de Deus, e indica o relacionamento senhor-servo,

38 Nomes Compostos do Antigo Testamento.
OS NOMES DE DEUS Nomes Compostos do Antigo Testamento. 1) com El: A. El Elyon - traduzido por Altíssimo (Is 14.13,14). B. El Roi - O Forte que Vê (Gn 16.13). C. El Shaddai - Deus Todo-Poderoso (Gn ). D. El Olam - O Eterno Deus (Is 40.28).

39 OS NOMES DE DEUS 2) com Javé: A. Javé Jireh - O Senhor Proverá (Gn 22.13,14). B. Javé Nissi - O senhor é minha bandeira (Ex 17.15). C. Javé Shalom - O Senhor é paz (Jz 6.24). D. Javé Sabbaoth - O Senhor dos Exércitos (1Sm 1.3). E. Javé Maccadeshkem - O Senhor que te santifica (Ex 31.13).

40 OS NOMES DE DEUS F. Javé Raah - O Senhor é o meu Pastor (Sl 23.1). G. Javé Tsidkenu - O Senhor justiça nossa (Jr 23.6). H. Javé El Gmolah - O Senhor Deus da recompensa (Jr 51.56). I. Javé Nakeh - O Senhor que fere (Ez 7.9). J. Javé Shammah - O Senhor que está presente (Ez 48.35)

41 O trino deus

42 A TRINDADE Definição: Há apenas um Deus, mas, na unidade da Divindade, há três pessoas eternas e iguais entre si, idênticas em substância mas distinta em existência (ou subsistência).

43 DEUS É UNO E TRINO

44 Prova: Indícios no Antigo Testamento (A.T.): - O A.T. não revela a Trindade mas dá lugar e indícios para uma revelação posterior. A. Passagens que usam a palavra plural Elohim e pronomes plurais para se referirem a Deus (Gn 1.1,26; Is 6.8). B. Passagens que falam do Anjo do Senhor (Gn 22.11, 15-16).

45 Confirmação no Novo Testamento (N. T. ): - No N. T
Confirmação no Novo Testamento (N.T.): - No N.T. há revelação clara de que o Pai, Filho e Espírito são Deus; assim, uma Triunidade ou Trindade (nenhuma das duas palavras está na Bíblia). A. O Pai é Deus (Jo 6.27; Ef 4.6). B. Jesus Cristo é Deus (Hb 1.8). C. O Espírito é Deus (At 5.3,4). D. As três pessoas são igualmente associadas e apresentadas como um só ser (Mt 28.19, “nome”; 2Co 13.13).

46 Pessoas da trindade o Pai como a fonte da criação, o que dá a vida e Deus de todo o universo (veja João 5:26; 1 Coríntios 8:6; Efésios 3:14-15). O Filho é retratado mais como a imagem do Deus invisível, a representação exata do seu ser e de sua natureza e o Messias redentor (veja Filipenses 2:5-6; Colossenses 1:14-16; Hebreus 1:1-3).

47 O Espírito é Deus agindo, Deus alcançando as pessoas - influenciando-as, mudando-as internamente, enchendo-as e guiando-as (veja João 14:26 ; 15:26; Gálatas 4:6; Efésios 2:18). Todos os três formam uma trindade, vivendo dentro do outro e trabalhando juntos para cumprir seu plano divino para o universo (veja João 16:13-15).

48 Fim


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