A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acadêmicos: Ramon, Luis, Cesar, Michel e Renan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acadêmicos: Ramon, Luis, Cesar, Michel e Renan"— Transcrição da apresentação:

1 Acadêmicos: Ramon, Luis, Cesar, Michel e Renan
OBESIDADE Acadêmicos: Ramon, Luis, Cesar, Michel e Renan

2 O que é obesidade? A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

3 IMC A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC)
IMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal, que é uma medida utilizada para medir a obesidade. O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

4 Em pessoas muito musculosas essa fórmula não pode ser aplicada, pois os cálculos geram valores muito altos, não havendo diferenciação entre massa magra e massa gorda.

5 Resultado Situação Abaixo de 17 Muito abaixo do peso Entre 17 e 18,49 Abaixo do peso Entre 18,5 e 24,99 Peso normal Entre 25 e 29,99 Acima do peso Entre 30 e 34,99 Obesidade I Entre 35 e 39,99 Obesidade II (severa) Acima de 40 Obesidade III (morbida)

6

7

8

9 Fonte: Diretrizes Brasileiras de Obesidade, 2016

10

11 Fatores de influência Padrões alimentares Ambiente alimentar
Comidas em conserva e fast-foods Diferenças bioquímicas Sedentarismo

12 Fatores ambientais:   A obesidade é uma doença que têm crescido em todo o mundo e pode-se citar os fatores ambientais como um dos seus determinantes. Isso envolve hábitos alimentares, falta de atividades físicas, condições psicológicas e culturais.

13

14 Obesidade andróide a obesidade androide é predominante no sexo masculino. Esta variação também é conhecida como obesidade alta, central ou troncular. Estudos apontam que a obesidade androide oferece maior risco de complicação metabólica. Esta variação é considerada de alto risco pois possui um acúmulo predominante de células gordurosas na região abdominal

15 Obesidade ginóide A obesidade ginoide ocorre predominantemente no sexo feminino. É também chamada de obesidade baixa, periférica ou glúteo-femoral.

16 Obesidade andróide Obesidade ginóide

17 Obesidade infantil Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares , do IBGE, indicam que, em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% (meninos) e 11,8% (meninas). Quando se consideram também as crianças com excesso de peso, o problema é ainda mais alarmante. De 1989 para 2009, o sobrepeso mais do que dobrou entre meninos, e triplicou entre meninas.

18 Hoje, um em cada três meninos e meninas de 5 a 9 anos está acima do peso normal para a idade. Entre os fatores que levam ao aumento de peso ainda na infância, especialistas destacam mudanças no padrão alimentar, alimentação inadequada, predisposição genética ou ambiental, sono irregular, falta de informação por parte de alguns pais, sedentarismo que vem com a redução da prática de atividades físicas nas horas de lazer, e diferentes hábitos nas refeições.

19 De acordo com os médicos, em praticamente 100% dos casos, os culpados pela obesidade infantil são os pais. Afinal, o ambiente familiar determina o comportamento do filho até a idade adulta. Há algumas maneiras de se combater, ou ao menos tentar evitar que a criança vire um obeso, como estimular a prática de atividades físicas, diminuir o tempo de TV e vídeo game, oferecer mais alimentos saudáveis aos filhos, e muitas vezes servir de exemplo as crianças já basta para que ela não se torne um obeso.

20 Consequências A obesidade está ligada a muitas doenças de alto risco, entre elas: hipertensão, apnéia, depressão, diabetes tipo 2, problemas cárdiacos, colesterol alto, úlcera, problemas articulares, principalmente nas articulações dos joelhos e até mesmo alguns tipos de cancêr.

21 Tratamento e prevenção
O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra e também o psicólogo.

22 De maneira geral, a recomendação de exercícios físicos para obesos engloba exercícios aeróbicos, exercícios resistidos (por exemplo, musculação) e alongamento. Em geral, os exercícios mais recomendados para obesos são os aeróbicos, como caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar e dançar, pois apresentam um gasto calórico mais elevado. Como eles provocam uma queima maior de gordura corporal, esses exercícios acabam tendo um resultado mais eficiente e rápido na perda de peso.

23 Entre os principais benefícios que as atividades físicas proporcionam estão queima de gordura, diminuição do peso, prevenção de doenças (como diabetes, hipertensão e colesterol alto), melhora das funções cardíacas e pulmonares, alívio do estresse, conquista do bem-estar e tonificação dos músculos.

24 REFERENCIAS Diretrizes Brasileiras de Obesidade, 4 ed, 2016
SVS, Ministério da Saúde, Disponível em: < WHO, 2016 Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL), 2016 SIMÃO 2004 Associação Americana do coração, os institutos nacionais de saúde e os centros para o controle e a prevenção de Enfermedades. treinos/conheca-as-atividades-fisicas-certas-para-obesos/ criancas-atinge-indices-de-epidemia-no-brasil


Carregar ppt "Acadêmicos: Ramon, Luis, Cesar, Michel e Renan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google