A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTADORA: Caroline Sati Muller

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTADORA: Caroline Sati Muller"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTADORA: Caroline Sati Muller
Cadernos 8, 9 e 10: 8 - Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização 9 - Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização 10 - Integrando saberes ORIENTADORA: Caroline Sati Muller 4º Encontro – 08/12/16

2 Temáticas dos cadernos do PNAIC 2015
Caderno de apresentação Gestão escolar no Ciclo de Alfabetização Caderno 1 Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação Básica e o Ciclo de Alfabetização Caderno 2 A criança no Ciclo de Alfabetização Caderno 3 Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização Caderno 4 A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na Alfabetização Caderno 5 A oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização Caderno 6 A arte no Ciclo de Alfabetização Caderno 7 Alfabetização matemática na perspectiva do letramento Caderno 8 Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização Caderno 9 Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização Caderno 10 Integrando Saberes

3 Leitura Deleite; Caderno 8; Vídeo; Caderno 9; Atividade em grupo; Caderno 10; Orientações quanto as atividades EAD (Seminário).

4 LEITURA DELEITE

5

6 (PNAIC 2015, CADERNO 8, p. 49)

7

8

9 Alfabetização Científica: um direito de aprendizagem
“A Educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.” Paulo Freire

10 O que é ciência? A ciência se define como um conhecimento necessariamente fundado por: Basear-se em argumentação racional auto demonstrável; Formular hipótese (suposições justificadas e baseadas em argumentos) e meios para desenvolvimento, análise e verificação; Ter compromisso com a esfera coletiva – ser um conhecimento público, questionável e verificável por qualquer um que se qualifique para isso.

11 O que vem a ser Alfabetização Científica?
A Alfabetização Científica será concebida como um processo que deve articular: domínio de vocabulário, simbolismos, fatos, conceitos, princípios e procedimentos da ciência; as características próprias do “fazer ciência”; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas repercussões para entender a complexidade do mundo possibilitando, assim, às pessoas, atuar, avaliar e até transformar a realidade.

12 O que vem a ser Alfabetização Científica?
Construção da autonomia, favorecendo que o aluno venha a ser o construtor de seu próprio conhecimento, da sua história e da sociedade em que vive. Propociona situações de aprendizagem que mobilizem os alunos para o entendimento acerca das relações entre teoria/prática; professor/aluno; conteúdo/forma, e ensino/pesquisa.

13 No que tange à relação teoria e prática no ensino de Ciências Naturais, esta se materializa e ganha sentido quando, no desenvolvimento das atividades de ensino, o professor estabelece a relação entre a teoria estudada e a realidade vivida. Oque queremos alcançar? Quais são os nossos objetivos? Qual o papel dos professores? Qual o papel dos alunos?

14 Por que Alfabetização Científica no Ciclo de alfabetização?
Para “assegurar e garantir o acesso às oportunidades e aproximação com conceitos, procedimentos e valores/atitudes relativos às Ciências da Natureza bem como reconhecer que os conhecimentos científicos são produzidos por diversos grupos sociais e econômicos, contrapondo-se com a ideia de que fazer ciência é privilégio de uma elite social, intelectual e masculina” (Direitos de Aprendizagem, 2012, p. 107) A atividade científica possibilita às crianças aprimorarem seus pensamentos e ideias na medida em que podem observar e conjecturar, assim como investigar as suas realidades, aperfeiçoando suas explicações sobre os fenômenos observados e investigados (PNAIC 2015, CADERNO 8, p. 8)

15 Aprender ciências é: Aprender uma nova forma de linguagem própria de pensar e de explicar o mundo. A educação em Ciências, pautada na investigação, proporciona espaço e tempo para que as crianças do Ciclo de Alfabetização se expressem de maneiras diversas e por meio de variadas linguagens, privilegiando a oralidade como propulsora para a organização de fatos, informações e ideias que podem ser também apresentadas em forma de registros esquemático ou escrito.

16 Um processo educativo é muito mais que transmitir conteúdos para os alunos, exigindo que os mesmos memorizem e os reproduzam. O processo educativo se constrói a partir da relação entre professor e aluno, uma relação na qual devem ser consideradas as experiências e vivências, o diálogo e o respeito, a heterogeneidade e a diversidade, além da ação criativa, autônoma e reflexiva dos sujeitos envolvidos. Nesse sentido, nossas práticas fundamentam-se na perspectiva da produção do conhecimento e têm como um dos seus objetivos proporcionar aos alunos uma formação que os torne conscientes de seus deveres e direitos, entre eles o direito a uma educação científica.

17 O aspecto metodológico
No planejamento e execução da metodologia científica, coisas não previstas podem ocorrer, mas a organização do trabalho deve estar presente em toda e qualquer situação a ser estudada ou pesquisada, pois é um aspecto fundamental da Ciência (PNAIC, 2016, p. 12). Procedimentos metodológicos Escolher um tema de interesse ou observar um fenômeno e formular um problema ou uma questão a ser investigada; Fazer um levantamento de informações sobre o assunto e formular hipóteses; Realizar experimentações; Analisar os resultados; Estabelecer conclusões.

18 É preciso que as crianças sejam incentivadas a escrever com autonomia diferentes formas de representação da linguagem científica, como o desenho, as tabelas, os gráficos entre outros, para relatar situações estudadas em ciências. Essa importante estratégia para o desenvolvimento da linguagem exige uso de registro das observações, organização de informações, debates, levantamento de hipóteses, entre outras ações mediadas pelo professor.

19 Direitos de Aprendizagem: Ciências da Natureza
I. Encantar-se com o mundo e com suas transformações, bem como com as potencialidades humanas de interagir com o mundo e de produzir conhecimento e outros modos de vida mais humanizados. II. Ter acesso a informações pertinentes à Ciência e conhecê-la como processo que envolve curiosidade, busca de explicações por meio de observação, experimentação, registro e comunicação de ideias. III. Compreender as relações socioambientais locais para construção de uma cultura de pertencimento e de convivência sustentável, em dimensões universais.

20 IV. Assumir atitudes e valores de admiração, respeito e preservação para consigo, com outros grupos, com outras espécies e a natureza. V. Conhecer ações relacionadas ao cuidado – para consigo mesmo, com a sociedade, com o consumo, com a natureza, com outras espécies - como um modo de proteger a vida, a segurança, a dignidade, a integridade física, moral, intelectual e ambiental. VI. Inventar, perguntar, observar, planejar, testar, avaliar, explicar situações, interagindo socialmente para tomar decisões éticas no cotidiano.

21 Fonte: Armandinho (BECK, 2014)

22 Com dois olhos, por que vemos só uma imagem?
Manual do Mundo Com dois olhos, por que vemos só uma imagem? Vídeo 01

23 Retomando alguns aspectos:
Ensinar Ciências pode ser uma tarefa fácil. Basta desenvolver aquilo que já é próprio nos alunos, por exemplo: vontade de conhecer, o uso da tentativa e erro na busca de solução para um problema, capacidade de compreensão de explicações científicas. Isso significa vivenciar aspectos ou características do “fazer Ciência”. A alfabetização científica, desse modo, passa a ser prazerosa, tanto para alunos quanto para professores. Os alunos, especialmente as crianças, são bons pesquisadores, curiosos, imaginativos, criativos e trabalhadores. Assim, o Ensino de Ciências na escola pode ser empolgante, dinâmico, estimulante, e permitir, tanto ao aluno quanto aos professores, explorar, compreender, atuar e transformar a sua realidade. Então, por que não trabalhar a Alfabetização Científica através do “fazer Ciência”?

24

25

26 Sugestões:

27 Outras sugestões:

28 Vídeo 02 Manual do Mundo

29

30

31 SEMINÁRIO FINAL 15/12 Apresentação da atividade EAD; Entrega do modelo de relato de experiência da sequência didática.

32 Tarefa EAD = 20 h Junto com o grupo escola, analise e discuta os resultados da ANA 2014, e os resultados da Provinha Brasil Teste 1 – 2016; Aponte as habilidades que estão em defasagem (Língua Portuguesa e Matemática); Elabore uma sequência didática que possibilite trabalhar em sala de aula essas habilidades a serem desenvolvidas.

33 Boa noite a todos!


Carregar ppt "ORIENTADORA: Caroline Sati Muller"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google