A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por que uma pessoa se mata?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por que uma pessoa se mata?"— Transcrição da apresentação:

1 Por que uma pessoa se mata?

2 Hoje quero refletir com vocês sobre o suicídio.
Suicídio: Os especialistas dizem que o suicídio é um fenômeno complexo, o suicídio configura um assassinato, em que vítima e agressor são a mesma pessoa. “A definição de suicídio implica necessariamente um desejo consciente de morrer e a noção clara de que o ato executado pode resultar nisso. Caso contrário, é considerado morte por acidente ou negligência”.

3 Estamos vivendo em uma cultura de morte.
Dados da Oms Recentemente os meios de comunicação estão sendo viralizados com uma apologia a essa cultura de morte.

4 Essa situação nos leva a refletir: Por que uma pessoa se mata?
Quero fazer três considerações: 1º Quem se mata, na verdade não quer arrancar a vida, mas sim a dor, o sofrimento que esta em seu coração. A cada dia as pessoas estão mais doentes, não só fisicamente, mais psicologicamente e espiritualmente. A depressão por exemplo só começou a ser falada como uma doença social em Hoje a depressão, é responsável por 30% dos casos relatados de suicídio em todo o mundo. Estima-se que uma em cada quatro pessoas sofrerá de depressão ao longo da vida.

5 O USO DE DROGAS ESTA RELACIONADO ENTRE AS 10 MAIORES CAUSAS DE SUÍCIDIO NO MUNDO.
Estudos mostram que pessoas que cometeram suicídio quase 60% abusavam de drogas e 84% de álcool e outras drogas. O abuso de drogas faz com que estas pessoas fiquem deprimidas e se matem ou elas recorrem às drogas como uma forma de lidar com a depressão e se matam quando as drogas já não ajudam mais. DROGAS UMA VIAJEM QUE MUITAS VEZES NÃO TEM VOLTA!

6 Os sociólogos dizem: A cada dia, o sofrimento – físico ou emocional – fica mais intenso e viver torna-se um fardo pesado e angustiante, diante de uma sociedade cada vez mais egoísta, a dor do homem moderno fica cada vez mais incomunicável, é cada vez mais difícil encontrar alguém que possamos expressar a tristeza e a dor que sentimos. A vida perde o sentido, por isso muitos começam a sonhar com a possibilidade de fechar os olhos e acordar num mundo totalmente diferente, no qual suas necessidades sejam saciadas e você se sinta outro. Seja por causa de uma grande decepção ou fracasso. Pela morte de um ente querido. Diante de uma traição. Falência dos negócios. O remorso de um grande erro que se cometeu na vida. O desespero de viver escravo de uma situação de vício ou dor que se arrasta por anos. O suicídio é visto por muitos como uma ultima cartada “o golpe de mestre” contra o sofrimento, diante de um presente pesado de mais ou um futuro amedrontador.

7 Quero mostrar um texto bíblico para vocês: (Mateus 27, 36-38)
A psicanálise revela que “Todos já pensamos em suicídio em algum momento na vida. É um pensamento humano. Se não desejamos nos matar, ao menos cogitamos morrer – morrer para escapar do sofrimento, para nos vingar, para chamar a atenção ou para ficar na história”. O que fazer se nos encontramos nessa situação ou conhecemos alguém que esta passando por ela? 1º Atitude a se tomar é pedir ajuda – O ato suicida por mais consciente que seja é realizado em um momento de desiquilíbrio emocional. Quero mostrar um texto bíblico para vocês: (Mateus 27, 36-38)

8 O suicídio é um ato de linguagem, de comunicação.
Como vivemos numa rede de relacionamentos, a nossa morte significa algo para as outras pessoas. Nota: Uma jovem de 14 anos, se matou depois de receber bullying por meio do site Ask.me — site de perguntas e respostas muito comum entre os jovens. No serviço, que funciona como uma espécie de rede social, pessoas deixaram mensagens negativas para a garota, como: “Morra”, “Beba água sanitária” e “Tenha câncer” Antes de cometer o suicídio, Hannah deixou uma mensagem escrita à mão e postou na internet: “Você acha que quer morrer, mas na realidade você quer apenas ser salva” “Garota de 14 anos se suicida após sofrer bullying”

9 O psiquiatra da (Unicamp) chamado Claudemir Rapeli, conta a história de um rapaz de 18 anos que tentou suicídio tomando um agrotóxico letal. (A substância provoca, em algumas semanas, uma espécie de fibrose pulmonar que impede a respiração normal e o indivíduo morre sufocado.) “Quando ele começou a sentir que não ia melhorar, que os médicos não podiam fazer mais nada, o pânico dele foi comovente”, afirma. “A motivação foi banal – uma briga com a namorada por achar que ela o estava traindo. Tomou o veneno para livrar-se da rejeição, mas não queria a morte. Ele pedia a todos os médicos que não o deixassem morrer.”

10 “O que o ser humano mais precisa não é dinheiro é amor”
Os especialistas dizem que “A adolescência e a velhice são os dois momentos mais propícios tanto para que aconteçam tentativas de suicídio, por razões diferentes”. Na velhice, os motivos com freqüência se devem à depressão, a sentimentos de rejeição e abandono e à dificuldade de aceitar certas enfermidades dolorosas e incapacitantes, como o câncer.

11 “O que o ser humano mais precisa não é dinheiro é amor”
Na adolescência, os problemas de conflito familiar, de dificuldades de identificação, os sentimentos de perda ou de inferioridade, a baixa auto-estima, em casos específicos de personalidades com tendências depressivas e de isolamento, podem se associar e resultar em tentativas ou em atos de suicídio”

12 3º O suicídio é um ato de profundo desespero.
Algumas pessoas tem o ego mais frágil do que outras. Algumas pessoas são resilientes outras não. Um ego fraco não tolera a frustração, não tem capacidade de espera, não suporta lidar com a impotência, com os limites e com os “nãos” que a vida impõe. O ego se constitui a partir dos primeiros vínculos afetivos, do modo com que o bebê foi cuidado pelas figuras de apego e da educação que a criança recebeu.

13 Diante dessas possibilidades que levam a pessoa se matar, quero te apresentar uma saída “Jesus”
(cf Mateus 11,28-30). Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. testemunho


Carregar ppt "Por que uma pessoa se mata?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google