A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança com plataforma de trabalho aéreo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança com plataforma de trabalho aéreo"— Transcrição da apresentação:

1 Segurança com plataforma de trabalho aéreo
Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

2 DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO
Plataforma trabalho aéreo é o equipamento móvel dotado de uma estação de trabalho (cesto ou plataforma) e sustentado em sua base por haste metálica (lança) ou tesoura, capaz de erguer-se para atingir ponto ou local de trabalho elevado.

3 segurança As plataformas foram desenvolvidas para dar segurança ao trabalhador. O trabalho realizado com a plataforma evita que o trabalhador corra riscos de quedas em escadas, andaimes ou passarelas. Para utilização das plataformas o trabalhador deve receber do Fabricante ou pessoa especializada treinamento, carteira de habilitação de operação do equipamento e um certificado do curso.

4 Risco de tropeçamento e quedas
Antes de operar a máquina, verificar se todas as cancelas se encontram fechadas e trancadas na posição de segurança.

5 Atenção quando estiver trabalhando com o cesto da plataforma elevado
Risco de queda de ferramentas ou outros materiais.

6 e.p.i,S APROPRIADOS Capacete com jugular.
Cinto de segurança tipo paraquedista com 2 talabartes. Bota de segurança. Protetor auditivo. Óculos de impacto. Obs: Leve em consideração os E.P.I,s para atividade, e os utilize no momento adequado e não se deve utilizar luvas durante a operação do equipamento.

7 Deslocamento de ar Cuidado com o vento. Máxima de 45 km/h
Ventos acima de 45 km/h recolher a plataforma. (cesto)

8 Atenção as manobras Evite manobras bruscas.
Esteja sempre com o cinto de segurança conectado. Certifique que nada obstrui seu caminho. Concentre na sua operação.

9 Risco de esmagamento e colisão

10 Limite de alcance Não utilize escadas, bancos, latas, calços ou qualquer tipo de acessórios que permita prolongar o alcance máximo permitido pelo modelo do equipamento, Respeite as limitações da Plataforma.

11 Inspeção visual Lança superior Lança telescópica CESTO Lança média JIB
Antes do uso diário ou no inicio de cada turno deve ser realizada inspeção visual e este funcional na PTA, verificando o perfeito ajuste e funcionamento dos seguintes itens: Lança superior Lança telescópica CESTO Lança média JIB Lança inferior Mesa giratória Controle do solo

12 Manual do operador e segurança
O manual do operador e segurança e o manual de responsabilidade deve ser mantidos no equipamento.

13 RODAS E PNEUS Verifique se não estão faltando parafusos e porcas e se os pneus estão em boas condições. Obs:Todos os pneus são preenchidos com mistura de resina de Poliuretano o qual substitui todo o ar do pneu tornando- o maciço. O peso de cada pneu varia por modelo de maquina de 300 a 500 Kg.

14 Fixador para cinto de segurança
Todos os trabalhadores de PTA devem utilizar cinto de segurança tipo paraquedista ligado ao guarda corpo do equipamento. Ponto fixador: Certifique que o fixador está sem rachaduras e os pontos de solda em perfeito estado. Obs: Não é permitido que o operador transponha o cesto.

15 Teste funcional Antes do uso diário ou o inicio de cada turno devem ser realizados inspeção visual e teste funcional na PTA, verificando-se o perfeito ajuste e funcionamento da maquina.

16 Perigo de eletrocussão
Estas máquinas não são eletricamente isoladas, embora seu chassi seja aterrado. Sua estrutura é toda metálica, podendo causar curtos circuitos em instalações elétricas aéreas de baixa tensão (300V) com condutores não isolados. No caso de médias e altas tensões (1 kV a Kv) deve-se tomar cuidado especial quanto á distância de operação.

17 distâncias mínimas de aproximação (dma)
0 a 300 V Evite o contato Acima de 300 até 50 kV 3 m Acima de 50 kV até 200 kV 5 m Acima de 200 kV até 350 kV 6 m Acima de 350 kV até 500 kV 8 m Acima de 500 Kv até 750 Kv 11 m Acima de 750 até 1000 kV 14 m Obs: Deve se levar em conta o movimento e a oscilação das linhas elétricas.

18 estabilidade Para evitar o tombamento deste equipamento, deve se estar atento aos itens: Verificar se o terreno é firme. Estas máquina pesam cerca de 2 a 22 toneladas. Para evitar o tombamento, devemos ver se o terreno não ceder quando o equipamento for elevado e estiver em operação.

19 estabilidade Obedeça sempre a inclinação máxima de operação do equipamento, que será limitada pelo sensor de inclinação através da lâmpada no painel da plataforma. Esta inclinação pode chegar até 5 graus, dependendo do equipamento.

20 estabilidade Evite trabalhar com a capacidade máxima de carga do equipamento, e muito menos exceder a capacidade máxima. Em terreno acidentado, desloque o equipamento somente todo recolhido. A mesa deve estar alinhada com o chassi para permitir a oscilação.

21 Operação apropriada Esta seta mostra a direção correta da máquina, a parte preta será sempre a frente da máquina.

22 Transporte Para transportar a máquina com guindaste ou munk fixe a cinta/corrente/cabo de aço nos locais dianteiros e traseiros.

23 Desligamento apropriado
Estacione a máquina em local seguro, totalmente recolhida, desligue e retire a chave, guarde-a em local seguros e lembre-se o responsável pelo equipamento é aquele que está operando a máquina.

24 Obrigado pela atenção Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho


Carregar ppt "Segurança com plataforma de trabalho aéreo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google