A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 1 o que a ecologia estuda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 1 o que a ecologia estuda"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 1 o que a ecologia estuda

2 Termos importantes em ecologia
Espécie: conjunto de indivíduos muito semelhantes que, na natureza, são capazes de cruzar entre si e gerar filhos férteis. Cada espécie recebe um nome científico, que é formado por 2 palavras em latim, a primeira com a inicial maiúscula e a segunda com a inicial minúscula. Exemplo: Cão- Canis familiaris

3 Ecologia: estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente
Ambiente- conjunto de elementos vivos e não vivos que, de alguma forma podem afetar a vida. Os seres vivos podem ser influenciados por outros seres vivos e pelos fatores do ambiente: temperatura, luz, umidade, ventos, chuvas, tipo de solo, etc..

4 Termos importantes em ecologia
Habitat: é o lugar onde uma espécie vive. Nicho ecológico: é o modo de vida da espécie, do que se alimenta, onde e em que hora do dia obtêm alimento, onde se reproduz e se abriga, como se defende. A onça pintada e a capivara podem ser encontradas no mesmo habitat: o pantanal , mas a onça é carnívora e a capivara é herbívora. Apresar de ocuparem o mesmo habitat, os nichos são diferentes.

5 Termos importantes em ecologia
População: Indivíduos da mesma espécie que vivem numa determinada região. Exemplo: as capivaras que vivem no pantanal formam uma população de capivaras.

6 Termos importantes em ecologia
Comunidade: todos os seres vivos de um determinado lugar e que mantêm relações entre si. Exemplo: todas as populações no pantanal formam uma comunidade. As populações de capivaras, jacarés e colheleiros formam uma comunidade no pantanal.

7 Termos importantes em ecologia
Ecossistema: Todos os seres vivos e a parte não viva de uma ambiente somados a todas as relações que existem entre os seres vivos e entre os seres vivos e os elementos não vivos, formam um ecossistema. Seres vivos: árvores e outras plantas, plantas aquáticas, peixes, patos, insetos, sapo, onça, micro-organismos. Elementos não vivos: calor e luz do Sol, ar, água, solo, rochas.

8 Termos importantes em ecologia
Biosfera: A biosfera é a soma de todas as regiões do planeta em que pode existir vida

9 Termos importantes em ecologia
biosfera ecossistema comunidade população organismo

10 Termos importantes em ecologia
1-Organismo- um ser vivo de determinada espécie 2-População- indivíduos da mesma espécie que vivem numa determinada região 3-Comunidade- todos os seres de determinado lugar e que mantêm relações entre si 4-Ecossistema- todos os seres vivos e a parte não viva de um ambiente 5-Biosfera-todas as regiões do planeta onde tem vida

11 Termos importantes em ecologia

12 Atividade humana Mudanças na Biosfera
Destruição de florestas Emissão de gás carbônico por veículos e indústrias Poluição Somente quando entendemos quanto os seres humanos dependem do ambiente em que vivem e, ao mesmo tempo, quanto exercem influência sobre o ambiente é que podemos contribuir para evitar a destruição da natureza. Devemos cuidar do planeta, recuperar a vegetação devastada, a água, o solo contaminados, preservar as espécies para garantira uma vida melhor para nós e para as gerações futuras.

13 Atividade humana Mudanças na Biosfera
Poluição do ar

14 Atividade humana- Mudanças na Biosfera
Fumaça tóxica no Guarujá- Janeiro 2016

15 Atividade humana Mudanças na Biosfera
Poluição da água

16 Atividade humana- Mudanças na Biosfera
Lama tóxica no Rio Doce- Oceano Atlântico- novembro de 2015

17 Atividade humana- Mudanças na Biosfera
Ilha de lixo no Oceano Pacífico

18 Atividade humana- Mudanças na Biosfera
Queimadas

19 Atividade humana Mudanças na Biosfera
Desmatamentos

20 Atividade humana – Mudanças na biosfera

21 Em 1855, o cacique Seattle, da tribo Suquamish, do Estado de Washington, enviou esta carta ao presidente dos Estados Unidos (Francis Pierce), depois de o Governo haver dado a entender que pretendia comprar o território ocupado por aqueles índios. Faz mais de um século e meio. Mas o desabafo do cacique tem uma incrível atualidade!

22 Capítulo 2 A Teia Alimentar

23 Capítulo 2- A Teia Alimentar
Por que não podemos ficar sem comer? O que acontece com o alimento no corpo: para onde vai e para que serve? A nutrição é uma característica dos seres vivos. Os alimentos fornecem energia para o ser vivo realizar um série de atividades e fornecem materiais para o crescimento, a recuperação de ferimentos e a reprodução.

24 Cadeia alimentar- é uma sequência de organismos onde um se alimenta do outro.
Produtores- seres que produzem o próprio alimento fazendo fotossíntese: plantas, algas e alguns micro-organismos. Consumidores- seres que se alimentam de outros seres vivos- animais herbívoros e carnívoros. Decompositores- seres que fazem a decomposição da matéria orgânica: bactérias e fungos.

25 Cadeia alimentar capim  capivara  onça O capim serve de alimento para a capivara, que serve de alimento para a onça. No esquema de uma cadeia alimentar, a seta significa serve de alimento para. Nas cadeias alimentares, os animais conseguem alimento comendo outro ser vivo. As plantas e as algas, que começam as cadeias alimentares, produzem o próprio alimento.

26 Fotossíntese Na fotossíntese, a água e o gás carbônico são transformados em açúcar (glicose) e oxigênio. Para isso, a planta usa a energia da luz do Sol, que é absorvida por uma substância de cor verde chamada clorofila.

27 Reação química da fotossíntese
Água + Gás carbônico  Glicose + Oxigênio Essa reação química só acontece na presença de luz solar

28 Respiração celular O processo pelo qual a energia dos alimentos é aproveitada é chamado de respiração celular e é feito por todos os seres vivos. A respiração usa ao açúcar (glicose) e o oxigênio, produzindo água e gás carbônico e liberando ENERGIA para os seres vivos sobreviverem.

29 Reação química da respiração celular
Oxigênio + Glicose  Gás carbônico + Água + liberação de ENERGIA Essa energia mantêm os seres vivos com VIDA.

30 Cadeia alimentar Produtores- são as plantas e algas que produzem o próprio alimento, fazendo fotossíntese. Consumidores- são os animais que se alimentam de plantas ou de outros animais. Decompositores- são as bactérias e os fungos que decompõem a matéria orgânica(restos de seres mortos)

31 Produtores – Cadeia alimentar
São o início das cadeias alimentares, pois produzem o próprio alimento (glicose) através da fotossíntese. São as plantas e as algas e alguns microrganismos.

32 Consumidores- Cadeia alimentar
Animais que se alimentam de plantas (herbívoros) e que se alimentam de outros animais (carnívoros). Consumidores primários- são os herbívoros. Consumidores secundários- são os que se alimentam de consumidores primários. Consumidores terciários- são os que se alimentam de consumidores secundários. Consumidores quaternários- são os que se alimentam de consumidores terciários. Fitoplancton- algas Zooplancton- animais minúsculos

33 Decompositores- Cadeia alimentar
Fungos e bactérias que se alimentam de seres mortos e também de fezes e urina- atacam os açúcares, as proteínas e as gorduras que formavam os seres vivos e transformam em água, sais minerais gás carbônico.

34 Cadeia alimentar

35 Cadeia alimentar Milho- produtor Inseto- consumidor primário
Rã- consumidor secundário Cobra- consumidor terciário Gavião- consumidor quaternário

36 Cadeia alimentar

37 Teia Alimentar Muitos animais têm uma alimentação variada, se alimentam de diferentes seres vivos e também servem de alimento para diversos seres vivos. Por isso, as diversas cadeias alimentares que existem num ambiente se cruzam e formam uma teia alimentar.

38 Teia alimentar

39 Teia alimentar

40 Teia Alimentar

41 Poluição na cadeia alimentar
Poluentes: Substâncias tóxicas como os metais pesados: chumbo, mercúrio Produtos sintéticos como plásticos Agrotóxicos Muitos desses produtos não são biodegradáveis, isto é, não podem ser decompostos por bactérias e fungos ou demoram dezenas de anos para se decompor

42 Poluição na cadeia alimentar
Substâncias tóxicas e produtos não biodegradáveis podem ser ingeridos por um ser vivo e passar para o organismo seguinte da cadeia alimentar.

43 Poluição na cadeia alimentar
Plásticos: o que fazer com eles? Assim como os inseticidas, os plásticos demoram muito tempo para se decompor, causando problemas nos ambientes. Quando vão parar em ambientes aquáticos são ingeridos por peixes, tartarugas, aves que podem morrer por asfixia ou intoxicação. O que fazer: Reaproveitar objetos e embalagens plásticas. Encaminhar para reciclagem.

44 Poluição na cadeia alimentar

45 Poluição na cadeia alimentar
A concentração de DDT (agrotóxico) pode ser baixa em uma planta, mas, um herbívoro que coma várias plantas contaminadas ao longo da vida terá acumulado grande quantidade de DDT proveniente das plantas que consumiu e vai passando para os demais seres da cadeia alimentar Poluição na cadeia alimentar

46 Biodiversidade: Grande variedade de seres vivos
Os cientistas conhecem aproximadamente 2 milhões de espécies de seres vivos, mas, acreditam que existam mais 30 milhões de espécies seres vivos no planeta. Cerca da metade dos seres vivos vivem em florestas tropicais como a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, por isso dizemos que as florestas são regiões de grande biodiversidade. Atualmente, milhares de espécies correm o risco de desaparecer.

47 Biodiversidade: grande variedade de seres vivos
Causas da extinção de espécies: Destruição dos ambientes naturais Poluição Caça e pesca sem controle Nos últimos quinhentos anos, mais de 600 espécies de animais desapareceram pela ação do ser humano, entre eles: tigre-de-báli, gazela-do-iêmen, lobo-das-malvinas, tigre-da-tasmânia, leão – marinho- japonês, arara-de-cuba, coruja-risonha, pato-do-labrado.

48 Biodiversidade: a grande variedade de seres vivos
Problemas causados pela extinção de espécies: desequilíbrios nas cadeias e teias alimentares Perda de substâncias que poderiam ser usadas na fabricação de medicamentos e outros produtos Perda da beleza presente na diversidade da vida

49 Biodiversidade: Grande variedade de espécies
Para proteger a biodiversidade: Preservar os ambientes naturais Criar e manter parques nacionais e reservas biológicas Combater o envio ilegal de plantas e animais para o exterior para extração e pesquisa de medicamentos

50 Desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade
Utilizar os recursos da natureza, atendendo às necessidades dos seres humanos, melhorando a qualidade de vida da população, mas preservando a biodiversidade e evitando desequilíbrios.

51 Desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade


Carregar ppt "Capítulo 1 o que a ecologia estuda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google