A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução

2 Fixismo: Até o início do século XVIII, essa era a ideia mais aceita;
Essa teoria alegava que os seres vivos eram criados por uma força divina e permaneciam imutáveis; Ainda nesse século, outras ideias surgiram dizendo que os seres vivos passavam por modificações ao longo do tempo.

3 Evolucionismo Essa teoria diz que todos os seres vivos passam por modificações / transformações ao longo do tempo; De todas as teorias evolutivas, três ganharam bastante destaque ao longo da história: a teoria de Lamarck, a teoria de Darwin e o Neodarwinismo, também conhecida como Teoria Sintética da Evolução.

4 Teoria de Lamarck Lamarck , um Naturalista francês, publicou suas ideias em 1809; Dizia que as modificações que ocorriam nos organismos eram guiadas pelo meio ambiente, ou seja, havendo mudanças no ambiente, os organismos se adaptarão a ele; Segundo Lamarck, o princípio evolutivo se baseava em duas leis: A Lei do Uso e Desuso e a Lei de Herança dos Caracteres Adquiridos.

5 Teoria de Lamarck A Lei do Uso e Desuso diz que o uso ou desuso dos diferentes órgãos alterariam características do corpo. Um exemplo clássico da lei do uso e do desuso é o crescimento do pescoço da girafa:

6 Teoria de Lamarck A Lei da Transmissão dos Caracteres Adquiridos diz que alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes. Jean Baptiste Von Lamarck

7 Teoria de Darwin Darwin era um Naturalista inglês que, numa viagem de cinco anos, fez inúmeras observações sobre a fauna e a flora das regiões que visitou; Nas ilhas Galápagos, um tipo de ave lhe chamou bastante atenção: os tentilhões.

8 Teoria de Darwin Com base nas informações coletas ao longo da viagem e na Teoria de Malthus, Darwin concluiu que o ambiente selecionava os seres mais adaptados, chamando sua teoria de Seleção Natural; Tais seres têm maior probabilidade de sobreviver devido as suas adaptações, e consequentemente maior é a probabilidade de passar tais características adiante.

9 Neodarwinismo A teoria de Darwin não explicava satisfatoriamente como as características vantajosas de um ser passavam aos seus descendentes e nem como as variações ocorriam; Contribuições da Genética: - As características são passadas aos descendentes através dos genes; - As variações ocorrem por causa de modificações aleatórias nos genes, denominadas mutações.

10 Evidências Evolutivas
Fósseis:

11 Evidências Evolutivas
Órgãos vestigiais:

12 Evidências Evolutivas
Órgãos Homólogos:

13 Evidências Evolutivas
Órgãos Homólogos: Irradiação Adaptativa

14 Evidências Evolutivas
Órgãos Análogos:

15 Evidências Evolutivas
Órgãos Análogos: Convergência adaptativa.

16 Evidências Evolutivas
Embriologia comparada:


Carregar ppt "Evolução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google