A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercício do desabafo 12 DE AGOSTO DE 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercício do desabafo 12 DE AGOSTO DE 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Exercício do desabafo 12 DE AGOSTO DE 2017
Ao Senhor ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao Senhor. Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. (Sl 124:1-2)

2 OBJETIVO

3 Exercício do desabafo Mostrar ao estudante da Escola Bíblica a importância do desabafo como um exercício espiritual, encorajando-o, por meio de exemplos bíblicos, a adotar essa prática.

4 TEXTO-BASE

5 Exercício do desabafo Ao Senhor ergo a minha voz e clamo, com a minha voz suplico ao Senhor. Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. (Sl 124:1-2)

6 INTRODUÇÃO

7 Exercício do desabafo Verbalizar é uma excelente estratégia para a busca de resolução, pois o que está sufocando é colocado para fora, e a aceitação e a compreensão do ouvinte promovem a sensação de acolhimento. Por isso, verbalizar pode afetar a saúde física e emocional. Nesta lição, é o desabafo a Deus.

8 EXPLICANDO NA BÍBLIA

9 Exercício do desabafo Podemos definir exercício devocional do desabafo como “a arte de derramar a alma perante o Senhor”. É o ato de abrir efusivamente o coração a Deus, e isso pode ser o antídoto contra a ansiedade e qualquer sentimento que nos maltrate. Só desabafam aqueles que têm um relacionamento íntimo com Deus e sabem que ele irá acolher e tomar as providências necessárias. Vejamos a importância e alguns exemplos dessa prática devocional.

10 Exercício do desabafo 1. A importância da oração do desabafo 2. Pessoas que desabafaram em oração

11 TIRANDO AS DÚVIDAS

12 Exercício do desabafo 01. Com base nos parágrafos introdutórios, responda: O que é o exercício espiritual do desabafo e qual a sua importância para a nossa saúde física, emocional e espiritual? 02. Após ler Fp 4:6-8; 1 Pd 5:7, e o item 1, responda: O que é ansiedade? Como deve ser feita a oração do desabafo e quais os seus benefícios? 03. Ana e Davi são dois bons exemplos de pessoas que fizeram a oração do desabafo. Quais eram os motivos e os sentimentos que levaram ambos a desabafarem diante de Deus? Leia 1 Sm 1:1-20; Sl 142 e o item Leia 1 Sm 1:18-19, 22:1-2; Sl 142:5,7, e fale sobre os resultados do exercício do desabafo em Ana e Davi. Você tem praticado esse exercício? Que resultados tem visto em sua vida?

13 EXERCITANDO NA VIDA

14 1 . Não mascare: desabafe! Exercício do desabafo
Não tenha medo de ser honesto com Deus. É esse o tipo de relacionamento que ele espera de você. Muitas vezes, não expomos a ele toda angústia, insatisfação e dor que estão em nós, por receio de ele se ofender. Contudo, Deus não se ofende, ao ouvir nossos desabafos, nem nos pune, mas nos trata com compreensão, como tratou, por exemplo, Elias e Jonas (1 Rs 19:4; Jn 4:3). 05. Com base na primeira aplicação, fale sobre o desabafo. Consegue fazê-lo sem ressalvas ou medos? Tem praticado esse exercício espiritual com frequência? Se “não”, está disposto a começar?

15 2. Não murmure: desabafe! Exercício do desabafo
O desabafo representa a intimidade que temos com Deus e a convicção que temos é de que ele nos acolherá com amor e nos proverá os recursos necessários. A murmuração é pecado, pois, ao fazê-la, falamos contra Deus, questionamos seu amor, sua palavra, seus propósitos e sua capacidade de alterar situações adversas (1 Co 10:10). Enquanto o desabafo nos aproxima de Deus, a murmuração nos afasta. 06. Com base na segunda aplicação, reflita se em alguma situação você já murmurou. Dê exemplos de murmuração e desabafos.

16 DESAFIO DA SEMANA

17 Exercício do desabafo Um dos desafios para esta semana é fazer como Deus e sermos essa escuta para as pessoas. Ouça alguém que precisa desabafar, sem julgamentos, sem pressa, sem falar de si mesmo, somente com compreensão e aceitação. Leve o reino às pessoas dessa forma. Outro desafio é aperfeiçoar seu momento devocional com o exercício do desabafo. Leia a Bíblia, ore e desabafe. Como os personagens bíblicos, também passamos por momentos difíceis, que geram profunda angústia e ansiedade.

18 Lição 8 Exercício do regozijo
Próxima lição Lição 8 Exercício do regozijo


Carregar ppt "Exercício do desabafo 12 DE AGOSTO DE 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google