A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Ligações inter- redes."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO Ligações inter- redes

2 INTRODUÇÃO Motivação:
As lans foram projetadas para oferecer uma rede de comunicação local de alta velocidade; As WANs por outro lado, foram projetadas para permitir uma rede de alta capacidade para distâncias muito grandes; Uma empresa pode ter mais de um tipo de rede, por ex. uma LAN baseada em Ethernet, uma rede Novell, conexão FDDI ou serviço de frame relay para conectar a um computador de uma outra cidade.

3 INTRODUÇÃO Isolamento x Serviço Universal
A idéia é permitir que um usuário possa através de qualquer computador acessar o serviço desejado; Vantagem: Produtividade.

4 LIGAÇÕES INTER-REDES As ligações Inter-Redes oferecem um esquema para interconectar os diferentes tipos de redes (Serviço Universal) A solução é baseada em hardware e software: Hardware, trata das questões da rede física: Ex: sinais elétricos, temporização, etc; Software, trata das questões dos protocolos;

5 LIGAÇÕES INTER-REDES Componente básico de uma inter-rede é o Roteador:
A tarefa básica do Roteador é inter conectar redes como uma ponte (bridges). um roteador tem um processador e memória convencional e interfaces separadas de E/S para cada rede que conecta.

6 LIGAÇÕES INTER-REDES Um Roteador pode, por exemplo, conectar:
Duas LANs, uma LAN e uma WAN, duas WANs; Uma LAN e uma LAN FDDI; Uma LAN e uma conexão frame relay.

7 Arquitetura de Inter-Redes
Na verdade um único Roteador pode interligar várias redes. A razão para não fazer isso é: Eficiência; Redundância; O Roteador deve ser capaz de: Processar cada pacote de recebe, traduzir os sinais elétricos, formatos de quadros e protocolos utilizados para encaminhar a outras redes. Oferecer a ilusão de operar em uma única rede.

8 Redes Virtuais Na verdade, a rede oferecida é virtual, porque ela não existe de verdade. E o mais importante, os usuários e os aplicativos não sabem que estão operando em uma rede virtual. O software de protocolo ed inter-redes esconde os detalhes de conexão de rede física, endereçamento e informações de roteamento.

9 TCP/IP O TCP/IP foi o primeiro conjunto de protocolos desenvolvidos para uso em uma inter- redes. O Trabalho com TCP/IP começou nos anos 70. Onde o exército dos EUA estavam interessados em inter-redes e fundamentou boa parte da pesquisa do TCP/IP. Resultados: O conceito de inter-rede é revolucionária; A maioria das organizações usa uma inter-rede como rede primária; Possibilitou a Internet, interligando escolas, universidades, empresas e milhões de pessoas ao redor do mundo; Muitos projetos tiveram que adaptar suas soluções de rede para trabalhar com ligações de inter-redes.

10 TCP/IP O modelo da camada do TCP/IP
Camada 1: Física – Corresponde a camada física; Camada 2:Interface de Rede – Especifica como organizar os dados em quadros e como o computador transmite quadros através de uma rede; Camada 3: Inter-Redes – especifica o formato dos pacotes enviados através de uma inter-rede como também os mecanismos usados para encaminhar pacotes a partir de um computador através de um ou mais roteadores até um destino final; Camada 4: Transporte – assegura uma transferência confiável; Camada 5: Aplicativo – especifica como um aplicativo utiliza a inter-rede;

11 TCP/IP As 5 camadas da pilha TCP/IP


Carregar ppt "INTRODUÇÃO Ligações inter- redes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google