A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 10 para 2 de setembro de 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 10 para 2 de setembro de 2017
OS DOIS PACTOS

2 Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição ao filho da escrava (Agar). O pacto com Adão e Eva. O pacto com Abraão. Sara e Agar. Agar e o Sinai. Ismael e Isaque.

3 Não comer do fruto proibido (v. 17).
O PACTO COM ADÃO E EVA “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”(Gên. 2:16-17) Antes do pecado (Gênesis 2), o pacto incluía, ao menos, as seguintes cláusulas que o homem devia cumprir: Guardar o sábado (v. 3). Cuidar da criação (v. 15). Não comer do fruto proibido (v. 17). Tudo estava claro: Obedece e viverás! Por certo, Adão e Eva podiam –em seu estado de perfeição– cumprir sem problemas este pacto. Com a desobediência do homem, Deus introduziu um pacto de graça, baseado na promessa de um Salvador (Gênesis 3:15)

4 O PACTO COM ABRAÃO “O Senhor respondeu-lhe: Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que vai sair de tuas entranhas.” (Gênesis 15:4) Quando Deus chamou a Abraão prometeu fazer dele uma “grande nação” (Gênesis 12:2). Depois de 10 anos de peregrinação, chegaram as dúvidas sobre o cumprimento desta promessa: “Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro” (Gênesis 15:3). Nestas circunstâncias, Deus fez um pacto firme com Abraão passando entre os corpos divididos dos animais sacrificados (Gênesis 15:9-21). Com este ato, pôs sua própria vida como garantia do cumprimento do pacto. E, efetivamente, deu sua vida no Calvário para fazer realidade sua promessa.

5 SARA E AGAR “E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de ti! […] E quanto a Ismael, também te tenho ouvido […] A minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara dará à luz neste tempo determinado” (Gênesis 17:18-21) O primeiro erro de Abraão foi abandonar a terra prometida para ir ao Egito. Este incidente acrescentou à sua comitiva algunos escravos entregues por Faraó à Sara. Entre eles, Agar. Depois de dez anos de espera, Sarai pensou que, se ela era estéril, podia ter descendência por outro meio: entregar a sua escrava como “mãe de aluguel” de seu filho. Ismael foi, portanto, o fruto do esforço humano (“segundo a carne”), enquanto que o autêntico filho de Sara, Isaque, foi o fruto da fé (“pela promessa”, Gálatas 4:23).

6 AGAR E O SINAI “Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos” (Gálatas 4:25) O pacto do Sinai apresentava a obediência como uma resposta de fé às promessas e bençãos divinas (“Se deres ouvido a minha voz”, Êxo. 19:5). No entanto, o povo foi incapaz de permanecer nele porque o intentou cumprir com seus próprios esforços, relegando a fé a um lugar secundario (Hebreus 4:2; Êxodo 19:8). Da mesma maneira em que Abraão e Sara tentaram ajudar a Deus a cumprir suas promessas, os israelitas buscaram transformar o Pacto de graça de Deus em um pacto de obras. Agar simboliza o Sinai, em que ambos revelam intenções humanas de obter a salvação pelas obras.

7 ISMAEL E ISAAC “Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.” (Gálatas 4:29) Os judaizantes confiavam em suas próprias obras para alcançar a salvação. Tinham Jerusalén e seu Templo como o centro de sua vida religiosa. Em realidade, eram tão escravos como Agar (Gálatas 4:25). A salvação pelas obras e a salvação pela fé são completamente incompatíveis. Temos que “lançar fora” um dos dos métodos de salvação (Gálatas 4:30). Assim como Ismael ridiculizava a Isaque com a intenção de arrebatar a herança, os “filhos do Espírito” sofremos dificuldades da parte dos “filhos da carne”.

8 “por meio da tua descendência serão benditas todas as nações da terra” (Gêénesis 26:4)
ABRAÃO AGAR ISMAEL MONTE SINAI JERUSALÉM TERRENAL ESCRAVOS SARA ISAQUE A PROMESSA JERUSALÉM CELESTIAL LIVRES Agar era uma escrava, presente de Faraó. Sara era a esposa legítima de Abraão. Ismael era violento. Isaque era pacífico. Uns fixam sua vista no monte Sinai buscando salvar-se por suas obras. Outros fixamos nossos olhos em Cristo e somos salvos pela fé. Uns confiam no que podem fazer nesta terra. Outros confiamos no que o Céu tem feito por nós. Uns são escravos de suas obras. Outros somos livres em Cristo Jesus, nosso Salvador.


Carregar ppt "Lição 10 para 2 de setembro de 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google