A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA"— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA
Série Mordomia Cristã Tema: A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA NO LAR E NA IGREJA Estudo 02

2 O conteúdo do presente estudo é uma síntese do livro “Proezas da Mordomia Cristã”, de R.C.Rein, com acréscimos dos pastores: Geraldo Schüler e Martinho Sonntag.

3 A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA NO LAR E NA IGREJA
Igreja Evangélica Luterana do Brasil A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA NO LAR E NA IGREJA

4 Introdução A Bíblia enfatiza repetidamente que a mordomia cristã envolve a vida integral do cristão. Não é uma simples prática ocasional desvinculada de toda a vida.

5 A vida cristã inicia quando a pessoa renasce espiritualmente, no Batismo ou na conversão (Jo 3.5; 2 Co 5.17). Naquele exato momento o cristão é libertado da escravidão do pecado e serve a Deus. Com isso, ganha uma vida dedicada a Ele e uma nova vida em e por Cristo inicia e dura para sempre (Rm 6.22).

6 Em consequência, a educação para a mordomia da vida cristã não é algo que deva ser protelado até que o cristão tenha alcançado certa idade. Nem pode ela ser restrita a determinado período da vida. Ao contrário, ela engloba toda a vida do cristão.

7 A Educação dos filhos Os filhos são herança do Senhor Sl "Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre seu galardão”. A família é uma instituição divina. Uma das funções dela é gerar filhos para Deus. Is : "Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos“. A Igreja foi comissionada para gerar discípulos do Senhor, que sejam filhos de Deus. Mt e 20: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os ... ensinando-os ...”. Como pais e educadores cristãos, nossa missão é fazer dos filhos discípulos do Senhor, que amem o Salvador e Mestre e estejam prontos para segui-lo e servi-lo.

8 A Educação dos filhos continuação
Os pais e a Igreja também têm a missão de preparar a próxima geração para cumprir o propósito de Deus na história, com entendimento e com determinação. Dedicar-se à educação de crianças é trabalhar num projeto de vida. É possível alcançar este objetivo usando a Palavra de Deus como fundamento e Cristo como modelo (Ler: 2 Tm e 1 Co 3.11)

9 Os filhos são a próxima geração de adultos e líderes dos seus lares, da Igreja e da nação. A eles cabe a missão de continuar a missão de Deus na casa, na igreja e na nação. Deus espera que dediquemos tempo instruindo nossos filhos para entenderem a sua missão no mundo como bons MORDOMOS do SENHOR. Ler e comentar Sl No lar!

10 A educação para a Mordomia no lar
- Dt Ef Pv Js Ec Deve se considerar que: - Sl Jo Gn 8.21

11 Oportunidades para os pais Os pais são os primeiros e os mais importantes mestres da criança. Eles ensinam a criança não apenas por preceito, mas mais ainda pelo exemplo. Isto é verdadeiro para cada etapa da vida, mas é especialmente verdadeiro durante a primeira infância.

12 Outra oportunidade que os pais têm para instruir e guiar seus filhos nos princípios e práticas da vida em mordomia se dá quando a criança é capaz de falar e formar palavras e frases. - Sl Mt 21.15,16

13 - Os pais não devem apenas ensinar historinhas infantis, mas devem, acima de tudo, levar seus filhos a conhecer o nome que está acima de todo nome (Fp ). - Os pais também não devem preocupar-se apenas com a aparência física de seus filhos, mas que eles cresçam em sabedoria e estatura, como o menino Jesus, em “graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2.52).

14 Enquanto seus filhos crescem em sabedoria e compreensão, os pais têm infinitas oportunidades para instruí-los e guiá-los nos princípios e práticas de mordomia da vida cristã: - Respondendo as suas perguntas; - Ensinando a usar responsavelmente as coisas; - Orando com e pelos filhos; - Demonstrando profundo interesse pela sua alma imortal; - etc.

15 Educação para a mordomia na igreja
Mt

16 A igreja proporciona oportunidades de educação e capacitação para crianças, jovens e adultos.
- Na igreja, como no lar, a promoção da mordomia cristã envolve educação e capacitação. É responsabilidade da igreja providenciar professores competentes, com equipamentos adequados para o ensino, e com material de instrução bem elaborado, etc.

17 CONCLUSÃO A educação para a mordomia é um programa contínuo, não somente por causa da presente geração que cresce, mas também por causa de cada nova geração que segue. Ambos, o lar e a igreja, compartilham desta responsabilidade. Ambos são mordomos em mútua cooperação e têm o sagrado dever de fazer conhecidos os feitos de Deus (Sl 78.6,7).

18 “Por isso, já que vocês estão com tanta vontade de ter os dons do Espírito, procurem acima de tudo ter os dons que fazem com que a igreja cresça espiritualmente” 1 Co Comente: O que (quem) é igreja?

19

20 “Paz seja com os irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo” Ef


Carregar ppt "A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google