A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria em Caná e junto à Cruz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria em Caná e junto à Cruz"— Transcrição da apresentação:

1 Maria em Caná e junto à Cruz
Curso de Mariologia (5) Maria em Caná e junto à Cruz A mãe de Jesus no Evangelho de João Afonso Murad maenossa.blogspot.com

2 Maria no Evangelho de João
Duas cenas: em Caná, no início da vida pública de Jesus (Jo 2,1-11), e junto à cruz, ao final de sua missão (Jo 19,25-27). Maria presente nos momentos decisivos de Jesus e de sua comunidade. João não aborda as relações familiares de Jesus e a mãe. Mostra o papel de Maria na comunidade cristã. A mulher Maria: mulheres são importantes na comunidade (samaritana, Maria e Marta, Madalena). Maria é figura feminina do Povo de Deus, na grande festa da aliança.

3 Maria em Caná (Jo 2,1-12)

4 Eles não têm mais vinho: com sensibilidade e intervenção discreta, Maria faz Jesus ver a necessidade das pessoas. Que há entre mim e você, ou que importa a mim e a você: distanciamento entre Jesus e seu interlocutor. Minha hora ainda não chegou: resistência, que só a fé pode vencer. Façam tudo o que ele lhes disser: Maria é a pedagoga da fé, que estimula os servos/amigos de Jesus a realizar sua vontade.

5 O sinal de Caná, a fé e a comunidade

6 O vinho é a novidade radical do Reino de Deus e da Nova Aliança, que traz alegria e sentido para a humanidade. Grande quantidade de vinho, de 480 a 720 litros:abundância do novo tempo. Jarras enchidas até a borda: a plenitude em Jesus. Depois dele não há nada melhor (O bom vinho guardado até agora). Resultado do sinal: Jesus manifesta sua glória (identidade), seus discípulos crêem nele e se reúnem em torno dele.

7 Maria e nós, em Caná *Cada um de nós faz parte da festa do Reino de Deus, mas não é dono dela. *Como Maria, somos discípulos de Jesus e também pedagogos da fé para outras pessoas. *Jesus é o bom vinho, que nos inebria, alegra o coração e dá sentido ao viver. *Maria nos ensina a exercitar o poder e a liderança: contar com participação das pessoas, levar a crer em Jesus, reunir os outros em torno a Ele.

8 Oração Maria, mulher atenta em Caná, faze de nós pessoas com olhos abertos e mãos disponíveis. Há tantos que se embriagam com o vinho ruim da falsa felicidade. Distanciam-se de Deus, de seus semelhantes, e destroem a natureza. Necessitamos do vinho da alegria, de vida com sentido, com sabor, com beleza. Maria, dá-nos o vinho de Jesus. Que Ele multiplique nosso amor, pois as talhas do nosso coração são rígidas e imperfeitas. Que Ele transforme nossas existências, da mesmice para a qualidade, da indiferença para a fé apaixonada. Maria, queremos tomar e partilhar o vinho de Jesus. Amém

9 Maria junto à cruz, com o discípulo amado (Jo 19,25-27)
*Maria persevera na fé, junto a Jesus, quando já não há mais sinais. *O discípulo amado representa a comunidade cristã. *Maria é adotada pela comunidade como mãe e assume sua missão. *Para Maria, como para nós, a cruz tem algo de trágico, de incompreensível, e de passagem. A última palavra é a da ressurreição.

10 Oração Maria, que bom te chamar de mãe, receber-te como nossa educadora e guia na fé. Obrigado, pois tu nos conduzes a Jesus, não guardando nada para ti. Ensina-nos a perseverar na fé, a manter nosso seguimento a Jesus, nos fracassos e nas vitórias. Sustenta-nos de pé, como tu ficaste, solidários na vida, morte e ressurreição do Senhor. Amém.

11 Síntese: Maria em João Estimula os servos a realizar a vontade de Jesus. Leva os discípulos a crer em Jesus. Ela pede a Jesus o sinal (intercessão) Reúne a comunidade em torno a Jesus. Junto à cruz, persevera na fé. Assume a missão da mãe da comunidade.

12 Vídeos disponíveis no Youtube Maria no Evangelho de João (da série “Trem da Mariologia”)
Maria em Caná Maria junto à cruz

13 Para saber mais Afonso Murad, Maria. Toda de Deus e tão humana. Compêndio de Mariologia. Editoras: Paulinas/Santuário , cap. 5, pag

14 Afonso Murad Desenhos: Max Gonçalves www. maenossa.blogspot.com (jan 2017)


Carregar ppt "Maria em Caná e junto à Cruz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google