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O que é? Conjunto de normas e regras de procedimento, que visam minorar ou atenuar os efeitos decorrentes de acidentes e/ou catástrofes (incêndio, inundação,

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Apresentação em tema: "O que é? Conjunto de normas e regras de procedimento, que visam minorar ou atenuar os efeitos decorrentes de acidentes e/ou catástrofes (incêndio, inundação,"— Transcrição da apresentação:

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2 O que é? Conjunto de normas e regras de procedimento, que visam minorar ou atenuar os efeitos decorrentes de acidentes e/ou catástrofes (incêndio, inundação, ameaça de bomba, sismo, acidente químico, entre outras). Para que serve? Regula a gestão de meios e recursos materiais e humanos, otimizando a sua utilização em caso de emergência.

3 Objetivos garantir a máxima segurança possível a todos os utentes do edifício escolar. potenciar a coordenação dos diferentes planos de emergência territoriais e especiais (se existirem). fomentar uma educação que permita aos professores, alunos e pessoal não docente, a aquisição de hábitos de prevenção e autoproteção.

4 Qual é a importância de divulgar o PPE?
O Plano de Prevenção e Emergência deverá ser do conhecimento de todos os elementos da comunidade educativa para que, em situação de emergência, todos saibam o que fazer.

5 É elaborado e constituído nos termos da legislação em vigor:
Decreto-Lei n.º 220/2008 de 12 de novembro Portaria n.º 1532/2008 de 29 de dezembro Decreto-Lei n.º 224/2015 de 9 de outubro

6 Responsável de Segurança
(dirigente hierárquico máximo da escola) Presidente do Conselho Executivo Jorge Moreira

7 Delegados de Segurança
(pessoas designadas pelo responsável de segurança para dirigir e coordenar as medidas de autoproteção da escola) Odílio Freitas José Carlos Ferreira Paulo Ferreira

8 Responsável / Delegado de segurança O que faz em caso de emergência?
Avalia a situação de emergência e decide sobre as acções a desenvolver. Presta toda a colaboração solicitada pelos meios exteriores de socorro. Garante o cumprimento das instruções dadas pelas autoridades competentes. Providencia toda a informação necessária aos pais e encarregados de educação, bem como aos meios de comunicação social, caso se justifique.

9 No caso de uma emergência, poderão ocorrer duas situações distintas na escola:
Evacuação Abrigo

10 Evacuação: O que significa?
Transferir para o exterior da escola, de forma planeada e para lugar seguro (ponto de encontro), um grupo de pessoas afetadas por uma emergência. Evacuação

11 Sempre que haja um risco que provenha do interior da escola.
Evacuação: Quando é que se faz? Sempre que haja um risco que provenha do interior da escola. Explosão Fuga de gás Ameaça Bomba Incêndio

12  Evacuação: Como é que se faz
 Evacuação: Como é que se faz ? No caso de uma emergência que resulte do interior (incêndio / fuga de gás), o procedimento é o seguinte:

13 Procedimento de alarme de evacuação
Um aluno/a deteta uma emergência (ex. foco de um incêndio) Avisa o professor /funcionário O professor / funcionário comprova Professor / funcionário deteta uma emergência. (ex. foco de um incêndio) Caso seja possível, tenta apagar o foco de incêndio e avisa: O Responsável de Segurança - Presidente do Conselho Executivo ou Um elemento do Conselho Executivo O Delegado de Segurança Caso o incêndio atinja proporções incontornáveis, o professor / funcionário deve abandonar o local, fechando as portas e alertando o Conselho Executivo. Ordem para acionar o ALARME e o ALERTA (112)

14 Responsável/Delegado de segurança
EM CASO DE EVACUAÇÃO O que faz? Dá ordem para acionar o alarme de evacuação (parcial/geral ). Dá ordem para acionar o alerta (112).

15 Responsável/Delegado de segurança
EM CASO DE EVACUAÇÃO O que faz? Desencadeia as restantes ações previstas no plano de emergência em função da situação, nomeadamente na mobilização dos agentes de segurança. Mantém a comunicação e informação atualizada com o delegado e agentes de segurança. Ver vídeo da evacuação de uma escola. Ver vídeo da evacuação da escola Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior

16 Sinalética de segurança
Vermelho - representa os meios de combate a incêndio e de comando dos sistemas de segurança. Localização da boca de incêndio armada. Localização de extintor de incêndio. Número de telefone de emergência. Localização do botão de alarme.

17 Sinalética de segurança
Verde - representa os meios de evacuação e salvamento Itinerário principal Itinerário alternativo

18 Sinalética de segurança
Verde - representa os meios de evacuação e salvamento

19 Sinalética de segurança
Verde - representa os meios de evacuação e salvamento Campo de futebol e Entrada principal

20 Localização dos pontos de encontro
 Evacuação: Localização dos pontos de encontro

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22 Evacuação: Prioridade nos casos de incêndio
1º: Piso afetado pelo incêndio. 2º: Pisos superiores ao incêndio. 3º: Pisos inferiores ao incêndio. 4º: Das salas mais perto das escadas para as salas mais afastadas.

23 Evacuação: Apesar destas regras sugerirem uma determinada organização, a evacuação deve ser o mais simultânea possível.

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28 Professor

29 Professor O que fazer ao soar o alarme de evacuação? Se não estão na sala de aula com os alunos: Deverá seguir até ao ponto de encontro, cumprindo os procedimentos e a sinalização de segurança.

30 O que fazer ao soar o alarme de evacuação?
Professor O que fazer ao soar o alarme de evacuação? Se não está na sala de aula com os alunos e se pertencem à equipa dos primeiros socorros: Depois de solicitar a mala de primeiros socorros no Conselho Executivo, deverá dirigir-se para os pontos de encontro (campo de futebol e entrada principal da escola).

31 O que fazer ao soar o alarme de evacuação?
Professor O que fazer ao soar o alarme de evacuação? Se está na sala de aula: Deverá conduzir os seus alunos até ao ponto de encontro, seguindo os procedimentos e a sinalização de segurança. Ver Animação, com a evacuação da sala de aula

32 Professor Em caso de EVACUAÇÃO como organizar os alunos desde a sala de aula até ao ponto de encontro? O professor/a que está presente no momento de uma emergência, em cada sala, é o responsável pelos alunos e encarregar-se-á de: Tranquilizar os alunos e verificar que estes seguem as suas instruções, de maneira a que se facilite a evacuação.

33 Professor Designar o aluno que será o chefe de fila (este aluno
deverá posicionar-se à frente da fila e orientar os seus colegas até ao ponto de encontro). Organizar os alunos em fila indiana. Abrir a porta e verificar se existem condições de segurança para sair da sala.

34 Professor Dar a ordem de saída, após a qual os alunos devem
abandonar a sala em fila indiana, sem corridas, mas em passo apressado. Garantir que é o último a sair (certificando-se de que não fica ninguém na sala) e fechar as portas..

35 Professor Seguir os alunos no fim da fila, assumindo a tarefa de
Cerra-fila. Orientar os alunos de forma a que se desloquem para o ponto de encontro encostados à parede. Impedir que os alunos voltem atrás e que parem nas portas de saída.

36 Professor Cumprir as instruções do coordenador de piso.
Conferir a presença de todos os alunos no ponto de encontro. Aguardar no ponto de encontro com os alunos, até novas ordens do Conselho Executivo ou Delegado de Segurança, mantendo-os tranquilos.

37 Professor Notas: a) O professor na evacuação dos seus alunos, desde a sala de aula até ao ponto de encontro, deve contar com a colaboração do delegado de turma e subdelegado de turma. b) Caso exista fumo no caminho de evacuação, o chefe de fila deve pedir aos alunos para caminharem agachados e se necessário gatinhar.

38 Professor Notas: c) O subdelegado é o penúltimo da fila e colabora com o professor na evacuação dos alunos desorientados, que se magoem no percurso da evacuação e/ou com dificuldades de deslocação. d) No momento da evacuação, o professor não deverá aguardar pelos alunos que, por algum motivo, não se encontrem presentes na sala de aula. No entanto, deverá confirmar, no ponto de encontro, a sua chegada.

39 Professor Notas: e) Ao chegar ao ponto de encontro (campo de futebol), o professor deverá manter os alunos em fila indiana, orientando-os de forma a se posicionarem do centro do campo para as linhas de baliza, em função do local donde vêm, conforme o esquema que se segue:

40 Professores

41 Professor Notas: f) Terminada a conferência dos alunos, o professor assume a posição de chefe de fila e o delegado de turma a de cerra-fila, orientando-se a si e à sua turma para o edifício principal, e aguarda pela equipa de concentração e controlo. g) Ao chegar a equipa de concentração e controlo, o professor deverá comunicar-lhe o número de alunos presente e o nome, ano e turma do(s) aluno(s) que estava(m) na sala de aula e que não se encontra(m) no ponto de encontro.

42 Professor Notas: Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, o professor e a turma devem abandonar o ponto de encontro, em fila indiana, e regressar à sala de aula, realizando o percurso inverso ao da evacuação. A saída para a sala começa pela turma que primeiro chegou ao seu espaço, no ponto de encontro, e o primeiro aluno da turma seguinte junta-se ao último aluno da turma da frente, conforme o esquema que se segue:

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44 Assistente Operacional

45 O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO?
Assistente Operacional O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Cumprir com as tarefas específicas que lhes estão atribuídas no plano de emergência: Fazer o corte da água, energia elétrica e o gás. Efetuar a 1.ª intervenção (combater o fogo com extintor e/ou mangueira de incêndio).

46 O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO?
Assistente Operacional O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Dar o alarme e o alerta. Abrir as portas e saídas dos edifícios. Abrir os portões do estabelecimento de acesso à via pública.

47 O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO?
Assistente Operacional O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Contribuir para que a evacuação seja feita ordenadamente e pelas vias estabelecidas. Encaminhar os alunos e outros utentes para as saídas.

48 O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO?
Assistente Operacional O QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Colaborar com os meios exteriores de socorro. Dar toda a colaboração solicitada pelo responsável de segurança, Delegados de Segurança e Conselho Executivo. Seguir para o ponto de encontro (entrada principal campo de futebol), conforme o esquema que se segue:

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50 QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO?
Assistente Operacional QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Realizar a contagem dos assistentes operacionais no ponto de encontro, para confirmar se estão todos presentes.  Manter a calma e aguardar informações dos Delegados de Segurança/Conselho Executivo.

51 QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO?
Assistente Operacional QUE FAZER EM CASO DE EVACUAÇÃO? Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, o assistente operacional deve abandonar o ponto de encontro e regressar ao seu posto de trabalho, realizando o percurso inverso ao da evacuação, conforme o esquema que se segue:

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53 Coordenador de Piso

54 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra de serviço nesse piso e com este cargo. EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Contribui para que a evacuação seja feita ordenadamente e pelas vias estabelecidas (função de sinaleiro). Comprova que nenhum aluno ficou nesse piso ( seja nos WC , salas de aula ou em qualquer outro lugar).

55 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra de serviço nesse piso e com este cargo. EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Certifica que os cortes parciais ou gerais a realizar no seu piso foram efetuados. Dirige-se para o ponto de encontro mais próximo (entrada principal da escola / campo de futebol), conforme o esquema que se segue:

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57 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra de serviço nesse piso e com este cargo. EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Realiza a contagem dos coordenadores de piso no ponto de encontro, para confirmar se estão todos presentes.  Mantem a calma e aguarda informações dos Delegados de Segurança/Conselho Executivo.

58 Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, o coordenador de piso deve abandonar o ponto de encontro e regressar ao seu posto de trabalho, realizando o percurso inverso ao da evacuação, conforme o esquema que se segue:

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60 Notas: A prioridade de evacuação é dada ao piso afetado pelo incêndio, seguido dos pisos superiores, depois pisos inferiores ao incêndio e das salas mais perto das escadas para as mais afastadas. Apesar destas regras sugerirem uma determinada organização, a evacuação deve ser o mais simultânea possível.

61 Assistente Técnico

62 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Assistente Técnico EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Deixa os objetos pessoais e sai do seu espaço de trabalho com tranquilidade, depressa, mas sem correr, seguindo as vias e saídas de emergência. Nunca voltar atrás. Presta auxílio a todos aqueles que tenham dificuldades em se deslocar ou se encontrem em situação problemática.

63 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Assistente Técnico EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Garante que o último a sair fecha as portas, certificando-se de que não fica ninguém na sala onde estavam a trabalhar. Dirige-se para o ponto de encontro mais próximo (entrada principal da escola / campo de futebol), conforme o esquema que se segue:

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65 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Assistente Técnico EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Realiza uma contagem dos assistentes técnicos no ponto de encontro para confirmar se estão todos presentes.  Mantem a calma e aguarda informações dos Delegados de Segurança / Conselho Executivo.

66 Assistente Técnico O QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO :
Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, o assistente técnico deve abandonar o ponto de encontro e regressar ao seu posto de trabalho, realizando o percurso inverso ao da evacuação, conforme o esquema que se segue:

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68 Aluno

69 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula e não se encontra na sala (ex. foi aos sanitários), deve: Integrar-se na turma mais próxima onde se encontra e acompanhar os seus colegas até ao ponto de encontro. Quando chegar ao ponto de encontro, deverá juntar-se à respetiva turma e assinalar a sua presença junto do professor. Caso a sua turma não se encontre no mesmo ponto de encontro, deverá informar um dos professores presentes.

70 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Deixar os objetos pessoais e seguir em fila indiana, atrás do aluno designado para Chefe de Fila, sendo que o professor/a, será o Cerra-Fila. Manter a fila e sair sempre encostado à parede, com tranquilidade, depressa, mas sem correr, respeitando a sinalética . Nunca voltar atrás.

71 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Seguir as instruções do professor e dos sinaleiros (funcionários que se encontram nos corredores).  Não parar em pontos críticos, como escadas ou saídas.

72 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Sair de forma ordenada, seguindo as vias e saídas de emergência (sinalização de segurança) em direção ao ponto de encontro (campo de futebol).

73 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Ao chegar ao ponto de encontro (campo de futebol), orientar-se de forma a se posicionar do centro do campo para as linhas de baliza, em função do local donde vem, conforme o esquema que se segue:

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75 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Manter-se sempre no ponto de encontro até serem dadas outras instruções pelo professor ou pelo Conselho Executivo.

76 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está em aula, deve: Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, abandonar o ponto de encontro e regressar à sua sala de aula, realizando o percurso inverso ao da evacuação, conforme o esquema que se segue:

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78 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está no interior do edifício e não tem aulas deve: Sair do edifício com tranquilidade, depressa, mas sem correr.  Seguir as vias e saídas de emergência (sinalização de segurança) em direção ao ponto de encontro (campo de futebol), zona assinalada a vermelho, conforme o esquema que se segue:

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80 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está no interior do edifício e não tem aulas deve: Manter-se sempre no ponto de encontro até serem dadas outras instruções pelo professor ou pelo Conselho Executivo. Assim que a equipa de concentração e controlo dê indicação, abandonar o ponto de encontro e regressar à sua sala de aula, realizando o percurso inverso ao da evacuação, conforme o esquema que se segue:

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82 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Se o aluno está no interior do edifício e não tem aulas deve: Caso se encontre sozinho e não consiga sair, deve assinalar a sua presença, acenando a partir de uma janela, gritando…

83 EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz?
Aluno EM CASO DE EVACUAÇÃO o que faz? Algumas considerações… A prioridade de evacuação é dada ao piso afetado pelo incêndio, seguido dos andares superiores, depois andares inferiores ao incêndio e das salas mais perto das escadas para as mais afastadas. Apesar destas regras, que sugerem uma determinada organização, a evacuação deve ser o mais simultânea possível.

84 Abrigo: O que significa?
Significa deslocar-se para um lugar seguro no interior da escola, sempre que a situação de risco provenha do exterior. Abrigo

85 Sempre que haja um risco que provenha do
❷ Abrigo: Quando é que se faz? Sempre que haja um risco que provenha do exterior da escola. Inundação Incêndio Florestal Acidente Químico

86 ❷ Abrigo: Como é que se faz
❷ Abrigo: Como é que se faz? No caso de uma emergência que venha do exterior (inundação / incêndio florestal / acidente químico) a forma de proceder é a seguinte:

87 Procedimento de alarme de abrigo Sinal acústico de alarme de ABRIGO
No caso de uma emergência que provenha do exterior (ex. Inundações) Avisar o Responsável/Delegado de Segurança (elemento do conselho executivo) / delegado de segurança (e se a situação o justificar) Dará ordem para acionar o alarme Sinal acústico de alarme de ABRIGO

88 Ao ouvir o toque todos deve-se abrigar na escola Ver Video/Animação

89 O que fazer em caso de abrigo?
Ao sinal de alarme de abrigo, devemos : - Entrar no edifício. Abrigarmo-nos nas salas de aula e/ou espaços que fiquem mais resguardados do exterior. - Fechar as portas e janelas. - Sintonizar a emissora de rádio pré-definida. Não sair do estabelecimento até indicação contrária das autoridades.

90 Responsável/Delegado de segurança
EM CASO DE ABRIGO O que faz? Dá ordem para abrir os espaços mais seguros no interior da escola. Edifício Principal alunos do 10.º/11.º/12.º anos – refeitório/bar dos alunos/ pátio coberto dos alunos / biblioteca. Edifício Anexo alunos dos 10.º/11.º/ 12.º anos – bar dos alunos e pátio coberto dos alunos.

91 Responsável/Delegado de segurança
EM CASO DE ABRIGO O que faz? Dá ordem para acionamento do alarme de abrigo. Desencadeia as restantes ações previstas no plano de emergência em função da situação , nomeadamente na mobilização dos agentes de segurança.  Sintoniza a emissora de rádio que esteja a emitir. Mantém a comunicação e informação atualizada com o delegado e agentes de segurança.

92 Responsável/Delegado de Segurança
EM CASO DE ABRIGO O que faz? Mantém a comunicação e informação atualizadas com as entidades competentes (ficará dependente das instruções provenientes do exterior): Secretaria Regional da Educação Proteção Civil da Madeira PSP CMF BMF e BVM

93 Responsável/Delegado de Segurança
EM CASO DE ABRIGO A decisão de encerrar a escola compete exclusivamente ao Responsável de Segurança da Escola em coordenação com o Gabinete do Senhor Secretário Regional de Educação.

94 Professor EM CASO DE ABRIGO O QUE FAZER?
O professor que está presente no momento de uma emergência na sala de aula é o responsável pelos alunos e encarregar-se-á de : Ministrar a aula dentro da normalidade possível , se as condições o permitirem. Cumprir com as indicações do coordenador de piso (funcionário que se encontra no corredor).

95 Professor EM CASO DE ABRIGO O QUE FAZER?
 Permanecer no espaço de aula com os seus alunos até o fim do seu bloco.  Permanecer na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo.

96 Professor EM CASO DE ABRIGO O QUE FAZER? O professor que está presente no momento de uma emergência na sala de aula é o responsável pelos alunos e na impossibilidade de ministrar a aula dentro da normalidade possível, encarregar-se-á de:

97 Professor EM CASO DE ABRIGO O QUE FAZER?
Conduzir os alunos até um dos espaços protegidos, colocando-os em fila indiana, atrás do Chefe de fila (delegado de turma), que fará de guia entre a sala e o espaço protegido.  Fechar as janelas e a porta, colocando-se no fim da fila, como cerra-fila, seguindo as instruções do coordenador de piso.

98 Professor EM CASO DE ABRIGO o QUE FAZER?
Realizar a contagem dos alunos no espaço protegido. Permanecer no espaço protegido com os seus alunos até o fim do seu bloco. Ficar na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo.

99 Professor O que fazer ao soar o alarme?
Se não está na sala de aula com os alunos:  Deve entrar na escola se estiver no exterior. No interior do edifício, deverá procurar um local seguro (ex. sala de professores). Na sala de professores deve aguardar informações do Conselho Executivo. Nunca abandonar a escola sem ordem do Conselho Executivo.

100 Aluno O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO :
Ao soar o alarme, deve entrar na escola se estiver no exterior. O aluno em aulas fica ou volta à sua sala quando soa o alarme.

101 Aluno O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO :
Para quem não está em aulas ou não consegue se deslocar para a sua sala deve permanecer nos espaços mais protegidos da escola, onde serão acompanhados por um ou dois professores que os manterão informados da situação.

102 Aluno O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO :
Locais mais protegidos da escola: Edifício Principal alunos do 10.º/11.º/12.º anos – refeitório/bar dos alunos/ pátio coberto dos alunos / biblioteca. Edifício Anexo  alunos dos 10.º/11.º/ 12.º anos – bar e pátio coberto dos alunos.

103 Nunca abandonar a escola sem ordem expressa
Aluno QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Deverá permanecer na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo. Muito Importante: Nunca abandonar a escola sem ordem expressa do Conselho Executivo.

104 ABRIGO: procedimento para Alunos O que fazer ao soar o alarme?
Se a sala não oferecer condições de segurança e após indicação do professor, os alunos terão de se colocar em fila indiana, entre o delegado de turma, que fará de guia entre a sala e o espaço protegido, e do professor que será o cerra-fila. Depois de chegar ao espaço protegido devem ali permanecer até indicação contrária do Conselho Executivo.

105 Quais são os espaços mais protegidos da nossa escola para os alunos?
Edifício Principal Refeitório/bar dos alunos/ pátio coberto dos alunos / biblioteca. Edifício Anexo Bar e pátio coberto dos alunos.

106 Assistente Operacional
O que fazer ao soar o alarme de ABRIGO?

107 Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra nesse piso.
EM CASO DE ABRIGO o que faz? Ao soar o alarme, deverá dirigir-se para os pisos/corredores onde está de serviço e ficar atento ao telefone para receber e prestar informações). Verificar se todos os alunos estão abrigados nas salas ou em espaços protegidos do estabelecimento. Orientar os alunos para os espaços mais protegidos da escola.

108 Coordenador de Piso - Será o funcionário que se encontra nesse piso.
EM CASO DE ABRIGO o que faz? Comprovar que as portas e as janelas dos pisos estão fechadas. Aguardar informações do Conselho Executivo. Permanecer na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo.

109 Assistente Operacional
O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Ao soar o alarme, deverá manter-se no seu espaço de trabalho e estar atento para receber e prestar informações. Prestar toda a colaboração solicitada pelo Conselho Executivo /Delegados de Segurança.

110 Assistente Operacional
O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Comprovar que todos os alunos estão abrigados nas salas (ou em espaços protegidos do estabelecimento ) .  alunos do 10.º/11.º/12.º anos – refeitório/bar dos alunos/ pátio coberto dos alunos / biblioteca (Edifício Principal);  alunos dos 10.º/11.º/ 12.º anos – bar e pátio coberto dos alunos (Edifício Anexo).

111 Assistente Operacional
O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO : Comprovar que as portas e as janelas dos pisos estão fechadas. Permanecer na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo.

112 O que fazer ao soar o alarme de ABRIGO?
Assistente Técnico O que fazer ao soar o alarme de ABRIGO?

113 Assistente Técnico O QUE FAZER? EM CASO DE ABRIGO :
Ao soar o alarme, deverá dirigir-se para o interior da escola, caso esteja no exterior, ocupando o seu espaço de trabalho. Ao soar o alarme, no caso de estar no interior da escola, deverá manter as suas rotinas de trabalho. Permanecer na Escola até indicação contrária do Conselho Executivo.

114 Gestão da Emergência (Abrigo)
Controlo emocional de toda a comunidade educativa (professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos, alunos e encarregados de educação):  Ser responsável nas atitudes e comportamentos;  Manter a calma.

115 Gestão da Emergência (Abrigo)  Controlo da situação: Alunos:
 Manter a calma.  Cumprir a estratégia preparada pela escola (onde ficar e o que fazer). Saber informação dos seus familiares através de mensagem pelo telemóvel.

116 Gestão da Emergência (Abrigo)  Controlo da situação: Docentes e Assistentes Operacionais:  Centrar a ação nos alunos e procedimentos previstos;  Manter a calma e gerir a informação pertinente; Saber informação dos seus familiares através de mensagem pelo telemóvel, em caso de necessidade.

117 Gestão da Emergência (Abrigo)  Controlo da situação: Pais/Encarregados de Educação Manter a serenidade. Estar atento à informação oficial sobre a situação em geral (Sites da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, Proteção Civil da Madeira, Escola Secundária Jaime Moniz, rádios locais, televisão, telefone, telemóvel manter livre - usar de preferência para mensagens).

118 Hierarquia e Fontes da Informação
1 - Portal da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos 2 - Portal da Proteção Civil da Madeira 3 - Portal da Escola Secundária Jaime Moniz 4 - Rádios locais 5 - Telefone da escola 6 - Telemóvel (optar pelas mensagens)

119 CULTURA DE SEGURANÇA Adquirir hábitos de segurança e conhecer os procedimentos a adotar em situações de emergência, pode evitar o pânico e salvar no futuro. A segurança deve ser uma preocupação de todos os membros da comunidade educativa: pessoal docente, não docente, alunos e encarregados de educação..

120 A SEGURANÇA É UMA TAREFA
CULTURA DE SEGURANÇA A SEGURANÇA É UMA TAREFA DE TODOS E PARA TODOS

121 Tudo pode ser melhorado
Partindo desta premissa, a equipa do plano de prevenção e emergência está aberta a todas as sugestões e ideias que possam melhorar os procedimentos a adotar em caso de emergência na nossa escola. Pequenas ideias podem originar grandes soluções. Contatos do delegado de segurança: Telemóvel:

122 Horário de atendimento
Horário de atendimento Dia: Quarta-feira Horário: Das 09:45 às 13h Local: Assessoria Jurídica – Piso 1

123 Obrigado pela vossa atenção! Fiquem em Segurança!


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