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Solução de erros comuns e Reinstalação de TEF

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Apresentação em tema: "Solução de erros comuns e Reinstalação de TEF"— Transcrição da apresentação:

1 Solução de erros comuns e Reinstalação de TEF

2 Solução de erros comuns de TEF e Reinstalação
Objetivo deste treinamento é apresentar a solução de alguns erros cotidianos de TEF, e abordar uma reinstalação, que é o mesmo processo de uma instalação. Erro 30 ou 31 – Pinpad Erro SITEF Teste de comunicação Erros 55 e Problema cartão Erro 60 – Ligue cartão Erro 70 modo inválido Erro 42 – Pinpad Erros por falta de configurações no ERP Como Inserir ou alterar Imagem nas bandeiras Procedimento completo de reinstalação de TEF (Open VPN)

3 Erro 30 ou 31 Pinpad

4 Erro 30 ou 31 Relacionado a comunicação com o Pinpad
Ao se deparar com este erro, significa que as configurações relacionadas a instalação do Pinpad estão erradas ou incompletas. Após implantado o TEF este erro está sujeito a acontecer sempre que o cliente remover a USB da porta e inseri-la novamente. Em alguns computadores, se inserir na mesma porta não acontece, no entanto em outros mesmo inserindo na mesma o Windows entende uma nova porta. Atente-se as configurações a seguir para solução

5 Verificar situação de instalação Pinpad e porta
Conferir se o driver do pinpad está instalado: Acesse: Gerenciador de dispositivos> O pinpad deve ser localizado, conforme imagem ao lado. Caso esteja desta forma, siga com as demais orientações de instalação. Atente-se a porta que está sendo informada (neste caso COM4) Problemas no Pinpad Caso exista uma exclamação amarela em cima do dispositivo é porque falta instalar o driver. Se não existir o Driver na listagem é porque não existe comunicação, ou não está com o periférico conectado ou há uma falha no cabo. Nestes casos é necessário entrar com a assistência técnica do fabricante. (Para Gertec: )

6 Localizando o arquivo sitef.ini
Acesse: Executar> clisitef.ini> Em versões 64 bits acesse diretamente pelo endereço: C:\Windows\SysWOW64 e localize o arquivo “Clisitef.ini”

7 Configurar porta no arquivo Clisitef.ini
Ao abrir o arquivo clisitef.ini o campo “porta” tem que estar com a mesma numeração em que de fato esta a porta do pinpad: No exemplo a porta era com 4, sendo assim devemos preencher 4

8 SITEF inativo

9 Sitef Inativo Este erro está relacionado a alguma falha no Open VPN para isso será necessário parar e retomar o serviço. Se atente nas configurações a seguir de como fazer

10 Localizar o Serviço Open VPN
Acesse: Executar> services.msc>

11 Reiniciar o Serviço Open VPN
2 - Abrir o arquivo> tipo de inicialização: automático> Aplicar> OK localizar o arquivo open VPN> 1- Parar o serviço> 3 – Iniciar ou Reiniciar Serviço>

12 Teste de Comunicação

13 Teste de comunicação Acesse o Menu Gerencial do POS> Opção 1:

14 Erros 55 e 57 – Problema Cartão

15 Erros 55 e 57 – Problema Cartão
Erro decorrente da falta de saldo/limite ou senha do cartão. Relacionado ao cartão do cliente, não é um retorno de erro da aplicação Sitef, mas sim da operadora que não aceitou a transação com esse cartão em específico. Para solução, passe a venda com outro cartão ou entre em contato com a operadora para mais detalhes do motivo exato da transação negada.

16 Erro 60 – Ligue Cartão

17 Erro 60 – Ligue Cartão Erro referente a validação do cartão em específico com a operadora, ou ainda decorrente de problemas na validação de cartões de um modo geral (problemas com a autorizadora, operadora de cartão contratada). Para solução, entre em contato com a sua operadora e informe o erro que ocorre. Solicite a liberação de uma carga de tabelas full.

18 Erro 70 - Modo inválido

19 Erro 70 - Modo inválido Esse erro pode ocorrer em duas situações diferentes: 1- Plano de pagamento selecionado é de módulo diferente do cartão inserido. Exemplo: · Na finalização da venda o caixa selecionou o plano de pagamento Visa Crédito 1x, porém, o cliente inseriu um cartão Visa Electron (débito). 2- Cartão inserido não está liberado para o estabelecimento. Exemplo: · Cliente está tentando pagar a venda com um cartão American Express, mas o lojista não possui a bandeira American Express liberada. O erro 70-modo inválido ocorrerá, e após algumas tentativas o TEF solicitará que o cartão seja removido. Ao remover o cartão, aparece a mensagem de erro: “Cartão não configurado”. Comumente ocorre com cartões American Express e Hipercard, mas pode ocorrer com qualquer bandeira que o cliente não possua liberada para roteamento. Nesse caso, o cliente deverá entrar em contato com a operadora e soliciar a liberação da bandeira. APÓS ligar na operadora e solicitar a liberação da bandeira, deverá abrir um chamado no sistema Microvix solicitando uma carga de tabelas. (Fila de atendimento: – Microvix N2 – Suporte TEF)

20 Erro 42 - Pinpad

21 Erro 42 - Pinpad Ao realizar uma transação TEF dedicado, ocorre erro “42 - Pinpad” e a venda não é finalizada. O erro “42 – pinpad” ocorre devido a problemas na criptografia do pinpad. Pode ocorrer se o pinpad possui firmware em versão muito antiga, ou se as dlls clisitef do computador, estão desatualizadas. Caso trate-se de operadora Getnet, é obrigatório que o cliente utilize um pinpad fornecido pela própria Getnet. Para solução, siga e cheque os passos abaixo: 1. Acesse faça o download do arquivo .zip; 2. Salve o arquivo na pasta C:\MicrovixTEF; 3. FECHE o programa MicrovixPOS; 4. Descompacte e copie os arquivos DENTRO da pasta descompactada. 5. Cole os arquivos copiados na pasta C:\Windows\System32 ou SysWOW64(caso exista); 6. Abra novamente o MicrovixPOS e teste a venda. Caso não resolva, será necessário trocar o equipamento pinpad.

22 Erros por falta de configurações no ERP

23 Ao finalizar a venda com cartão, não abre a janela do TEF no MicrovixPOS:
Faturamento> Cadastros Auxiliares> Planos de pagamento> Dentro de cada plano de pagamento que deve ser utilizado no TEF, a forma de pagamento deve estar “Cartão” incluir a marcação “Usa TEF” e o campo “QTD de parcelas e prazo entre parcelas” devem estar preenchidos

24 O Plano de pagamento cadastrado não aparece no POS
Empresa> Parâmetros Globais> POS> Informar dentro do combo de cada bandeira seus respectivos planos:

25 Como inserir/alterar imagens nas Bandeiras.

26 Como inserir ou alterar uma bandeira de cartão:
Empresa> Parâmetros Globais> POS> clicar no link> Inserir/Alterar bandeiras de cartão Informe o nome e tipo de bandeira e clique em salvar> Após salvar pode configurar uma imagem:

27 Como configurar ou alterar uma bandeira de um plano existente
Empresa> Parâmetros Globais> POS> clicar no link> Configurar bandeiras de cartão> Clique em procurar selecione seu novo arquivo com a imagem, e ao salvar a mesma será inserida como nova bandeira.

28 Como cadastrar ou conferir o cadastro do Pinpad

29 Como cadastrar ou conferir o cadastro o Pinpad
Empresa> parâmetros Globais> Acesso Restrito> NFc-e/SAT> Pinpad> cadastrar **Caso o cliente não use TEF não é preciso configurar Numero de série: Verificar a marcação no aparelho N° do PDV para TEF: É composto por 8 dígitos formado pelo seguinte formato: Descrição: Indicação do Pinpad ex: Caixa 1 N° Portal + Empresa + PDV Portal sempre com 4 dígitos, se o portal tiver apenas 3 informar um S na frente ex: Portal com 4 digitos: 1035 Portal com 3 digítos: S837 Empresa: 01, 02, PDV para TEF: 01, 02, 03.. EX:

30 Cadastro da ECF - somente POS PAF

31 Cadastro da ECF Empresa> Parâmetros globais> Acesso restrito> Emissor de Cupom fiscal> Configuração realizada pela Ativação do TEF na geração do certificado (LINX) Ao Editar um cadastro Existente: (implantação) Ao configurar um cadastro Existente (implantação) A opção Clisitef ou Dtef deve ser verificada na contratação do cliente..

32 Reinstalar o TEF.

33 Reinstalação de Open VPN ou Reinstalação do TEF
Para reinstalação do TEF será necessário solicitar ao suporte o certificado do TEF deste cliente, e seguir rigorosamente o manual de instalação do TEF. Caso o cliente já possua liberação para o suporte, basta que o mesmo entre em contato com o suporte a clientes, que o mesmo realiza todo o procedimento. Caso o consultor esteja em implantação, e seja necessário a reinstalação do TEF é necessário abrir um chamado para fila – Microvix N2 – Suporte TEF solicitando o certificado digital do cliente “Solicito o certificado digital do portal XXXX empresa XX CNPJ XXXXXXX” Após o recebimento do certificado seguir rigorosamente a instalação conforme manual do TEF

34 Manual do TEF Download do Software VPN: Acesse: e realize o download do aplicativo openvpn install.exe. OBS.: Como identificar se o Windows é 32 ou 64 bits? Acesse a pasta C:\Windows e verifique se existe uma pasta chamada SysWOW64. Em caso positivo, o Windows é de arquitetura 64 bits. Caso exista apenas a pasta System32, o Windows é de arquitetura 32 bits. ** Recomendado desinstalar o Antivírus. Ou solicitar ao técnico de informática a liberação da Open VPN no antivírus.

35 Cuidados para instalação no W8
CASO WINDOWS 8: Realize o download do aplicativo openvpn-install I002-i686.exe ouopenvpn-install I002-x86_64.exe, caso o Windows tenha arquitetura em 64 bits. CASO WINDOWS 8²: COLOQUE OS EXECUTÁVEIS EM MODO DE COMPATIBILIDADE: Acesse apasta C:\Arquivos de Programas ou Arquivos de Programas (x86) – caso exista\OpenVPN\bin –clique com o botão direto do mouse nos arquivos openssl.exe, openvpn.exe, openvpn-gui.exe, openvpnserv.exe e tapinstall.exe – clique em “Propriedades”, “Compatibilidade”, “Executar esseprograma em modo de compatibilidade – Windows 7”, “Executar esse programa comoadministrador”, “Aplicar” e “OK”:n VPN:

36 Certificado Crie uma pasta em C:\MicrovixTEF, cole e descompacte o certificado dentro dessa pasta. Essa pasta irá servir de BKP. (O certificado é encontrado na OS de ativação TEF) Após descompactado o certificado, copie todos os arquivos dentro da pasta do certificado e cole em: C:\Arquivos de programas ou Arquivos de Programas\OpenVPN\config. *Caso o Windows seja 64 bits, a pasta em que se encontra o OpenVPN é a Arquivos de Programas (x86).

37 Renomeie o Adaptador de Rede

38 Desabilitar firewall

39 Concluir configurações
Iniciar o serviço Open VPN (conforme Slide 10 e 11) Configurar porta de Pinpad (conforme Slide 5,6 e 7) Realizar o teste de comunicação (conforme Slide 13) Realizar um teste de venda> Cancelar o teste de venda.

40 Relatório de transação de TEF
Faturamento> cartões> Transação TEF Permissões de usuários necessárias para visualização deste relatório: Faturamento > Frente de Loja > Relatórios do Frente de Loja Faturamento > Relatórios > Movimento Diário e também Dentro do Grupo de TEF> relatórios

41 Solução de erros comuns e Reinstalação de TEF
Gislaini Bosse


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