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Metodologia nas aulas teóricas

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Apresentação em tema: "Metodologia nas aulas teóricas"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia nas aulas teóricas
B C D E F 1ª etapa: distribuição de perguntas Amarelo Azul verde vermelho 2ª etapa: especialistas 3ª etapa: discussão equipe base Após a divisão das equipes, cada um escolhe a sua cor, ou seja, em cada equipe de 4 haverá sempre as 4 cores: amarela, azul, verde e vermelha. Entretanto, como haverá equipes menores, enquanto não se completa, teremos que juntar equipes até dar 4 componentes em cada equipe, mesmo que para tanto tenha que se dividir uma determinada equipe em duas equipes diferentes. As equipes especialistas terão apenas uma cor, isto é, haverá uma equipe amarela, outra azul, outra verde e outra vermelha. No caso haverá 6 alunos para cada cor.

2 4 questões sobre matemática básica (cap 1 e 3 do Halliday)
MAT1: Explicar como se transforma metros em centímetros, quilogramas em grama, dia em horas, hora em minutos, minuto em segundos e vice-versa. Saber transformar km/h em m/s e vice-versa. MAT2: Explicar a regra de três, o teorema de Pitágoras, o cálculo de porcentagens, algarismos significativos e notação científica. MAT3: Explicar as 3 funções trigonométricas básicas (seno, cosseno e tangente), saber resolver as equações de 1º e 2º grau, saber montar gráficos correspondentes às equações de 1º e 2º graus. MAT4: Saber calcular os componentes de um vetor no plano bidimensional xy, saber somar e subtrair vetores no plano bidimensional xy bem como calcular o produto escalar e o produto vetorial de dois vetores (depois).

3 4 questões sobre cinemática (cap 2 e 4 do Halliday)
CIN1: Explicar o conceito de posição, deslocamento, velocidade média, velocidade instantânea e a equação horária do Movimento Uniforme (MU). CIN2: Explicar o conceito de aceleração média, a equação horária, a equação da velocidade e de Torricelli do Movimento Uniforme Acelerado (MUV). CIN3: Saber montar e explicar os gráficos do MU (espaço pelo tempo e velocidade pelo tempo) e MUV (espaço pelo tempo, velocidade pelo tempo e aceleração pelo tempo). CIN4: Explicar os tipos de movimentos que compõe o lançamento horizontal e oblíquo, mostrar como se calcula o alcance horizontal nos dois lançamentos, bem como a altura máxima no lançamento oblíquo.

4 4 questões sobre Forças de Newton (cap 5 e 6 do Halliday)
FOR1: Explicar bem o conceito de cada uma das três leis de Newton, bem como o conceito de referencial inercial, massa inercial e massa gravitacional segundo a física de Newton. FOR2: Explicar bem como se resolve um problema de plano inclinado sem atrito utilizando as três leis de Newton. Explicar também os conceitos de força de arrasto e velocidade terminal. FOR3: Explicar bem como se resolve um problema de plano inclinado com atrito utilizando as três leis de Newton e os conceitos de atrito estático e cinético (ou dinâmico). FOR4: Explicar o MCU (Movimento Circular Uniforme) bem como os conceitos de radiano, espaço angular, velocidade angular, aceleração angular, aceleração centrípeta e força centrípeta.

5 4 questões sobre ENERGIA
(cap 7, 8 e 9 do Halliday, outra forma de aplicar as leis de Newton) ENE1: Explicar como se calcula e onde se aplica o trabalho de uma força constante, o trabalho de uma força elástica, o teorema do trabalho e da energia cinética, a energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica. ENE2: Explicar e saber aplicar os conceitos de forças conservativas bem como o princípio da conservação da energia mecânica. Cite exemplos a partir das pesquisas em livros didáticos. ENE3: Explicar o conceito de potência média e instantânea, a quantidade de movimento (momento linear), o impulso de uma força e o teorema do impulso. ENE4: Explicar como se aplica os princípios da conservação do momento linear e da energia em colisões elásticas e inelásticas. Dê exemplos dos livros didáticos do Ensino Médio.

6 Amarelo: MAT 1, CIN 2, FOR 3 e ENE 4
Azul: MAT 2, CIN 3, FOR 4 e ENE 1 Verde: MAT 3, CIN 4, FOR 1 e ENE 2 Vermelho: MAT 4, CIN 1, FOR 2 e ENE 3  Após a divisão das equipes, cada um escolhe a sua cor, ou seja, em cada equipe de 4 haverá sempre as 4 cores: amarelo, azul, verde e vermelho. Entretanto, como haverá equipes menores, enquanto não se completa, teremos que juntar equipes até dar 4 componentes em cada equipe, mesmo que para tanto tenha que se dividir uma determinada equipe em duas equipes diferentes. As equipes especialistas terão apenas uma cor, isto é, haverá uma equipe amarela, outra azul, outra verde e outra vermelha.

7 Metodologia nas aulas teóricas
B C D E F 1ª etapa: distribuição de perguntas Amarelo Azul verde vermelho 2ª etapa: especialistas 3ª etapa: discussão equipe base Após a divisão das equipes, cada um escolhe a sua cor, ou seja, em cada equipe de 4 haverá sempre as 4 cores: amarela, azul, verde e vermelha. Entretanto, como haverá equipes menores, enquanto não se completa, teremos que juntar equipes até dar 4 componentes em cada equipe, mesmo que para tanto tenha que se dividir uma determinada equipe em duas equipes diferentes. As equipes especialistas terão apenas uma cor, isto é, haverá uma equipe amarela, outra azul, outra verde e outra vermelha. No caso haverá 6 alunos para cada cor.


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