A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTUDO DOS VÍRUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTUDO DOS VÍRUS."— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO DOS VÍRUS

2 F O R M A D O S V Í R U S

3 DOENÇAS VIRAIS AIDS Modo de transmissão: por contato sexual, transfusões de sangue ou transplante de órgãos contaminados, uso de seringas ou materiais cortantes, de mãe para filho pela gravidez ou amamentação e inseminação artificial com sêmem contaminado. Características da infecção: não apresenta sintomas logo que se instala no organismo até 10 anos. Quando o HIV se manifesta, surgem vários sintomas tais como: fadiga, febre, perda de peso, inchaço dos

4 gânglios linfáticos, surgimento de pequenos pontos vermelhos pela pele, distúrbios dos sistema nervoso central.Ocorre o aparecimento de muitas doenças oportunistas como: Herpes, infecções pelo fungo Candida que causa o sapinho, tuberculose, cânceres, pneumonia, encefalite, meningite, infecções do fígado e da medula óssea e câncer de Kaposi (pele). Medidas profiláticas: uso de seringas descartáveis e materiais cirúrgicos esterilizados e o uso de preservativos sexuais. Evitar contato com sangue contaminado.

5 Tratamento: existe vacina anti-HIV em teste clínicos
Tratamento: existe vacina anti-HIV em teste clínicos. Existem medicamentos que impedem a síntese do DNA viral como: AZT, 3TC, DDI e DDC. A dificuldade de encontrar a cura é devido a grande mutabilidade do vírus.

6 CATAPORA OU VARICELA Modo de transmissão: saliva ou contato com objetos contaminados pelas lesões da pele. Características da infecção: pequenas e numerosas feridas no corpo, que normalmente não deixam cicatrizes. Medidas profiláticas: vacinação, tratar os dentes e evitar contado direto com doentes.

7

8 CAXUMBA Modo de transmissão: saliva, uso comum de copos, garfos outros objetos contaminados. Características da infecção: inflamação das glândulas salivares, principalmente as parótidas. Pode, no entanto, infectar testículos, ovários, pâncreas e cérebro. Medidas profiláticas: vacinação, evitar contato com pessoas contaminadas.

9

10 DENGUE Modo de transmissão: picada do mosquito Aedes aegypti fêmea.
Características da infecção: dengue clássico (cerca de 95% dos casos) ocorre febre alta, dor de cabeça, dores nas juntas, fraqueza, falta de apetite, manchas vermelhas na pele e pequenos sangramentos. Na dengue hemorrágica além dos sintomas da clássica o doente apresenta também a queda da pressão arterial e sérias hemorragias. Pode causar a morte.

11 Medidas profiláticas: não deixar água parada em lugar algum para evitar a reprodução do mosquito. Usar larvicidas e inseticidas para combater as larvas.

12 FEBRE AMARELA Modo de transmissão urbana: picada das fêmeas do mosquito Aedes aegytpi. Modo de transmissão silvestre: picada das fêmeas de espécies de mosquito do gênero Haemagogus. Características da infecção: afeta principalmente o fígado, o que dá aspecto amarelado à pele do doente. Afeta o baço, rins, medula óssea e linfonodos, podendo levar a morte.

13 Medidas profiláticas: vacinação; eliminação de mosquitos; tratamento do doente.

14 GRIPE Modo de transmissão: gotículas de saliva espalhadas pelo ar.
Características da infecção: coriza, tosse, raramente afeta os pulmões, dores musculares e fraqueza. Medidas profiláticas: vacinação, evitar contato com os doentes.

15

16 HEPATITE Modo de transmissão hepatite A e E: ingestão de água e alimentos contaminados. As fezes das pessoas é que estão contaminadas. Modo de transmissão hepatite B e C: relações sexuais, tatuagens com instrumentos sem esterilização, transfusão de sangue e seringas contaminadas. A B mais por fluídos corporais (saliva, leite e sêmen). A C por sangue. Modo de transmissão hepatite D: por sangue e fluídos corporais.

17 Medidas profiláticas contra hepatite A e E: saneamento básico, tratamento de água, higiene pessoal, tratar doentes. Medidas profiláticas contra hepatite B, C e D: usar camisinha, vacinação para hepatite B, usar seringas descartáveis, fazer transfusões com sangue testado. Tratar os doentes.

18 Herpes Modo de transmissão: contato direto ou indireto com objetos usados por doentes quando estão em fase de ferida. Características do herpes tipo I: pequenas bolhas que se tornam feridas, na pele ou na boca. Características da herpes tipo II (herpes genital): feridas na região genital e anal (doença sexualmente transmissível). Medidas profiláticas: evitar contato direto ou indireto com as feridas dos doentes.

19

20

21

22 Poliemielite Modo de transmissão: por gotículas de salivas de pessoas contaminadas ou por água ou alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes. Características da infecção: afeta o sistema nervoso e a musculatura. Pode levar a morte em casos mais graves. Medidas profiláticas: vacinas.

23

24 Raiva Modo de transmissão: mordedura de animal infectado, principalmente o cachorro. Características da infecção: alterações respiratórias, aumento da frequência cardíaca, afeta o sistema nervoso central, pode levar à morte. Medidas profiláticas: vacinas e soro anti-rábico, vacinação de cães.

25

26 Resfriado Modo de transmissão: por gotículas de saliva espalhadas pelo ar por pessoas contaminadas. Características da infecção: o vírus afeta o aparelho respiratório, seus efeitos são menos intensos que o vírus da gripe. Medidas profiláticas: evitar contato direto com pessoas doentes.

27

28 Rubéola Modo de transmissão: contato direto com pessoas contaminadas ou gotículas de saliva contaminadas no ar. Características da infecção: febre baixa, aumento dos linfonodos do pescoço e pequenas manchas vermelhas pelo corpo. Grave somente quando se manifesta em gestantes que pode provocar a morte do feto ou surdez ou problemas de visão. Medidas profiláticas: vacinação e evitar contanto com doentes.

29

30 Sarampo Modo de transmissão: gotículas de salivas eliminadas por pessoas contaminadas. Características da infecção: febre e manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e manchas brancas nas fases internas das bochechas. Pode levar a morte em casos de crianças com desnutrição. Medidas profiláticas: vacinação e evitar contato com pessoas contaminadas.

31

32 Varíola Modo de transmissão: gotículas de saliva e uso de objetos contaminados, além de contato com secreções e crostas das lesões. Características da infecção: feridas grandes e numerosas na pele, que deixam cicatrizes. Medidas profiláticas: vacinação, tratar os doentes.

33

34 HPV ( Vírus do papiloma Humano)
Modo de transmissão: é uma doença sexualmente tansmissível, onde cerca de 25 a 50% das mulheres estão contaminadas. Características da infecção: é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, possui mais de 200 variações diferentes. A maioria são lesões benignas, como verrugas, mas outras causam o cancro do colo de útero responsável por mais de 90% dos casos. Não existe sintomas Medidas profiláticas: em casos inciais tem cura e

35 Medidas profiláticas: em casos iniciais tem cura mas pode ocorrer recaídas. Os tipos mais comuns tem vacinas.

36 Conjuntivite Modo de transmissão: a viral é transmitida por vírus que estão nas mãos, toalhas e outros objetos contaminados. A alérgica é causada por poluição, não é contagiosa. Características da infecção: pode ser alérgica ou viral. Olhos vermelhos, irritados, inchados da pálpebra, sensação de areia nos olhos e dores locais. Medidas profiláticas: lavar os olhos com água filtrada gelada. Lavar seguido as mãos e não esfregar os olhos.

37

38 Meningite viral Modo de transmissão: por alimentos contaminados.
Características da infecção: febres, mal estar, dores do corpo, cansaço e fraqueza, náuseas, vômitos, rigidez da nuca. Medidas profiláticas: tratamento dos doentes e isolamento por no mínimo 7 dias. Doença grave, pode levar a morte.

39

40 Mononucleose Modo de transmissão: contato com saliva de pessoas contaminadas. Características da infecção: cerca de 95% das pessoas entre 35 e 40 anos já foram contaminadas. O vírus fica latente no organismo para o resto da vida. Não há tratamento. Medidas profiláticas: quase impossível evitar a dispersão desse vírus.

41

42 SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave)
Modo de transmissão: de pessoa para pessoa, pelo ar e objetos, água ou alimentos contaminados. Características da infecção: não há tratamento, mata cerca de 13,2% dos afetados com até 60 anos. Apresenta febre, tosse, dor de cabeça, dificuldade de respirar e diarréia. Medidas profiláticas: evitar contato com pessoas infectadas.

43

44

45 Bacteriófago


Carregar ppt "O ESTUDO DOS VÍRUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google