A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Subclasses dos verbos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Subclasses dos verbos."— Transcrição da apresentação:

1 Subclasses dos verbos

2 Subclasses dos verbos Quanto à flexão
Regulares - verbos que mantêm o radical em toda a flexão (como, comes, comi, comerão); Irregulares - verbos que não mantêm o radical em toda a flexão (faço, fazia, fiz, farei); Pronominais - verbos que se fazem acompanhar de um pronome pessoal átono (comprei-o); Pronominais reflexivos -verbos que se fazem acompanhar de pronome pessoal com valor de reflexividade - que refere a mesma pessoa que o sujeito (ele lavou-se); Defetivos - verbos que não se conjugam em todas as pessoas gramaticais ou em todos os tempos: Impessoais – só flexionam na terceira pessoa do singular e não seleccionam sujeito (chover, falir). Unipessoais- só se flexionam na terceira pessoa do singular ou do plural e exigem um sujeito específico (miar, cacarejar).

3 Subclasses dos verbos Transitivo:
Quanto à sintaxe Verbo principal Transitivo: Transitivo direto - verbo que exige um complemento direto: Li um livro. Transitivo indireto - verbo que exige um complemento indireto ou oblíquo: Telefonei à Ana.; Cheguei a casa. Transitivo direto e indireto - verbo que pede um complemento direto e um ou mais complementos indiretos ou oblíquos: A empresa exporta pilhas da China para a Europa. Transitivo-predicativo - verbo que seleciona um sujeito, um complemento direto e um predicativo do complemento direto: A Ana acha o José inteligente.   Intransitivo - verbo que não seleciona complementos obrigatórios: A Maria sorriu.; Ele correu.. Verbo copulativo - São verbos de ligação entre o sujeito e o predicativo de sujeito, que pode ser um grupo nominal, adjetival, adverbial ou preposicional. Os verbos copulativos são «ser», «estar», «parecer», «permanecer», «continuar», etc.: O Pedro é bom aluno.; A Ana continua magra.

4 Subclasses dos verbos Verbo auxiliar Estes verbos associam-se a verbos principais, formando com eles um complexo verbal. Há verbos auxiliares: dos tempos compostos - verbos «ter» e «haver» seguidos do particípio passado: Eles têm estudado bastante.;   da passiva - verbo «ser» seguido do particípio passado: O queijo foi comido pelo rato.;  temporais - verbos «ir» ou «haver de» seguidos do infinitivo, para dar a ideia de ação futura: Vou comprar um dicionário.;   aspetuais - verbos que iniciam uma perífrase verbal com um valor aspetual, acentuando: O início da ação (incoativo) - «começar a» seguido de infinitivo: Começaram a rir. A duração da ação (durativo) - «estar a», «continuar a», «ficar a», «andar a», «vir a», «ir a», etc.,seguidos de infinitivo: Estou a trabalhar.; Andas a evitar-me'; Ficaste a cantar no duche? O fim da ação (cessativo) - «deixar de», «acabar de» seguidos de infinitivo: Acabou de almoçar.; modais - verbos que iniciam perífrases verbais com valor de modo, traduzindo a ideia de possibilidade (ex.: poder), obrigação (ex.: ter de/que) ou de probabilidade (ex.: dever – Os resultados devem sair hoje)

5 Verbos – valor aspetual
O aspeto Exprime a maneira como uma situação é perspectivada, apresentando-a como um todo completo ou em desenvolvimento, ou ainda acentuando o início, o desenrolar ou o fim de uma ação. Os valores aspetuais do verbo são os seguintes: Aspeto perfetivo - a ação é apresentada como concluída: Ontem fui ao cinema; Aspeto imperfetivo - a ação, a um dado momento, é apresentada como não concluída: Tenho ido regularmente ao cinema. Ia regularmente ao cinema. Aspeto pontual - a ação realiza-se num breve momento, num instante: O Pedra caiu.; A Ana carregou no botão. Aspeto incoativo ou inceptivo - representa a ideia de início da ação: Começou a chover há pouco.; O barco partiu. Aspeto cessativo ou conclusivo - representa a conclusão ou o fim de uma ação: Acabaram de almoçar.; Deixei de fumar.

6 Verbos – valor aspetual
O aspeto Aspeto durativo - refere a ação enquanto processo que está a decorrer: Ele tem estado a lavar a loiça.; O João corria pelo bosque.; Aspeco iterativo - exprime uma ação que se realiza regular ou repetidamente: Temos almoçado em casa.; Vou muito ao cinema. Aspeto habitual - apresenta a ação como um hábito, um costume: lava os dentes todas as manhãs.; íamos sempre de férias em agosto.; Aspeto genérico - apresenta um facto como permanentemente válido, como sempre verdadeiro: A Terra é redonda.; Os peixes vivem na água.

7 Verbo - Modalidade Modalidade verbal - exprime a atitude do falante face a um enunciado ou aos participantes do discurso. Distinguem-se as seguintes modalidades (ou valores rnodais), que também podem ser expressas por verbos principais: epistémica (valor de certeza, probabilidade, possibilidade): A caneta está estragada.; O Pedra deve chegar pelas três.; O livra pode ter ficado no armário. deôntica (valor de obrigação ou permissão – pode expressar-se através de verbos auxiliares como “dever” ou “poder”): Deves comer a sopa.; Podes entrar. apreciativa (valor de apreciação, positiva ou negativa, sobre o conteúdo de um enunciado): Felizmente, o Francisco chegou.; Lamento que procedas assim.


Carregar ppt "Subclasses dos verbos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google