A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1 Juliana Sandis Cavalcante Jacqueline Almeida

2 Facebook: https://www.facebook.com/petcoce/
Quem somos? Estudantes do grupo PET CoCE - Computando Culturas em Equidade da UTFPR. Facebook: Juliana Sandis Cavalcante - Cursando Bacharelado em Sistema de Informação Jacqueline Marques Lara de Almeida - Cursando Bacharelado em Sistema de Informação

3 O que é Scratch? Scratch é uma linguagem de programação gráfica desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O Scratch utiliza blocos lógicos, sons e imagens para você seja capaz de criar animações, jogos e pequenas histórias. Exemplos:

4 Como funciona? Você pode criar os projetos por meio da plataforma online ou baixar o programa em seu computador. Online: Para essa oficina utilizaremos a plataforma online. Vocês devem fazer um cadastro no site do Scratch para que seja possível salvar os seus projetos e ver os projetos do colegas. Download: Em casa, com o programa instalado no computador vocês podem criar os projetos sem a necessidade da internet.

5 E qual é o objetivo dessa oficina?
Estimular a criatividade Desenvolver o pensamento lógico Trabalhar na resolução de problemas Abrir portas para outras linguagens de programação mais formais

6 Abra a plataforma Scratch e faça o seu cadastro.
Vamos começar? Abra a plataforma Scratch e faça o seu cadastro. Caso você não tenha um para a realização do cadastro, nos avise para que possamos ajudá-lo a criar um. Compartilhe com a turma e os professores o nome de usuário de vocês, assim podemos acompanhar os seus projetos. “Siga” o perfil de seus colegas.

7 Na aba “Explorar”, encontre o que o pessoas tem criado no Scratch
Vamos explorar! Na aba “Explorar”, encontre o que o pessoas tem criado no Scratch Procure por projetos sobre temas que você gosta, por exemplo: labirintos, ninjas, aliens, música, animais, etc. Depois de ver esses exemplos, o que você gostaria de criar? Anote suas ideias, podemos utilizá-las nas próximas aulas :)

8 Na próxima aula começaremos a programar em Scratch e a aprender lógica de programação. Até lá, sintam-se a vontade para explorar a plataforma em casa. Essa oficina conta também com o apoio de uma apostila, que vocês podem acessar em: Dúvidas?


Carregar ppt "Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google