A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 7 O LIXO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 7 O LIXO."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 7 O LIXO

2 Lixo = Resíduos sólidos
Somente os resíduos sólidos considerados inúteis são considerados lixo. A maior parte dos resíduos sólidos pode ser reaproveitada ou reciclada.

3 Lixo como problema ambiental
A grande quantidade de lixo produzida no planeta e o destino inadequado do lixo são graves problemas ambientais. Fatores que favorecem a produção de lixo no planeta: Crescimento populacional Industrialização Produtos descartáveis Sofisticação das embalagens Consumismo exagerado

4 Tipos de lixo Lixo doméstico
Também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, entre outros.

5 Tipos de lixo Lixo comercial
Gerado pelo comércio em geral. É composto especialmente por papéis, papelões e plásticos.

6 Tipos de lixo Lixo industrial
Origina-se das atividades das indústrias, pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros.

7 Tipos de lixo Lixo da área da saúde
Também chamado de lixo hospitalar. Proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e consultórios médicos, veterinários e odontológicos. Composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos, etc. Este tipo de lixo é muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final.

8 Tipos de lixo Lixo da limpeza pública
Composto por folhas em geral, galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e móveis danificados.

9 Tipos de lixo Lixo nuclear
Decorrentes de atividades que envolvem produtos radioativos.

10 Tipos de lixo Lixo eletrônico
É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

11 Destino do lixo- Lixão Lixo fica acumulado ao ar livre, sem nenhum tratamento. A matéria orgânica em decomposição atrai moscas , mosquitos, baratas, ratos e outros animais transmissores de doenças.

12 Destino do lixo- Lixão A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um caldo malcheiroso, o chorume. No chorume podem ser encontrados além de matéria orgânica, produtos tóxicos como chumbo, mercúrio que se originam de tintas, solventes, pilhas, lâmpadas fluorescentes. Quando o chorume é carregado pelas chuvas, pode contaminar rios e águas subterrâneas.

13 Destino do lixo- Aterro sanitário
O lixo é depositado em trincheiras que são abertas no solo e forradas com manta impermeável ou argila para proteger o solo. Também possui um sistema para escoamento do chorume e da água das chuvas e uma tubulação para saída de gases, principalmente metano.

14 Destino do lixo- Aterro sanitário
Um trator amassa o lixo, compactando-o e depois essa camada de lixo é coberta por terra que também é compactada. Uma outra camada de lixo. é depositada e assim por diante.

15 Destino do lixo- Aterro sanitário
O chorume é captado para lagoa de chorume para ser tratado.

16 Destino do lixo- Aterro sanitário

17 Destino do lixo- Aterro sanitário
O aterro sanitário necessita de áreas muito grandes e tem capacidade de utilização limitada. Vantagens do aterro sanitário: Se for bem construído, não polui o ambiente e impede a propagação de mau cheiro e a reprodução de insetos e ratos. Sua camada impermeabilizante protege o solo, a água dos rios e dos lençóis subterrâneos.

18 Destino do lixo- Incineração
É a queima do lixo em equipamentos que funcionam em alta temperatura (incineradores), mas é preciso ter filtros para evitar a poluição do ar. Reduz bastante o volume de resíduos e destrói os microrganismos que causam doenças, contidos no lixo hospitalar.

19 Destino do lixo- Compostagem
Transforma a matéria orgânica (papel, restos de comida, estrume, folhas) em adubo ou composto.

20 Destino do lixo- Compostagem
O composto é resultado da decomposição do lixo orgânico feita pelas bactérias e fungos; substâncias orgânicas complexas são transformadas em substâncias minerais que podem fertilizar as plantas. 1 tonelada de lixo orgânico rende 50 kg de composto

21 Destino do lixo- Compostagem
Além do adubo, a decomposição do lixo orgânico produz gases que podem ser aproveitados como combustíveis. Nesse caso, a matéria orgânica é colocada em recipientes grandes e fechados chamados biodigestores, onde será produzido o biogás, que polui menos do que os combustíveis derivados de petróleo.

22 Destino do lixo- Compostagem
Vantagens da compostagem: Diminui o volume de lixo que vai para aterros sanitários Produz composto, que é fertilizante para as plantas Produz o biogás, que é combustível e polui menos que os combustíveis derivados do petróleo

23 Destino do lixo- Reciclagem
Reciclagem é o reaproveitamento de certos materiais do lixo. O papel pode se ser reciclado para produção de jornais, embalagens, cadernos, etc. O metal, o vidro e o plástico também podem ser reciclados. Mais de 30% do lixo doméstico pode ser reciclado.

24 Destino do lixo- Reciclagem
Importância da reciclagem: A quantidade de papel que uma pessoa de um país desenvolvido joga fora por ano equivale à quantidade produzida por 2 árvores derrubadas. Cada tonelada de papel reciclado equivale a cerca de 20 árvores que deixaram de ser derrubadas. O papel e o papelão são os materiais mais coletados e reciclados (80% é reciclado no Brasil) O processo de reciclagem do papel gasta menos energia do que a produção de papel com a celulose das árvores. O processo poupa celulose e também poupa energia. A produção de vidro reciclado economiza 75% de energia em relação da produção de vidro não reciclado e a produção de metal reciclado economiza 85% de energia.

25 Destino do lixo- Reciclagem
Para materiais serem encaminhados para reciclagem, é necessário fazer a coleta seletiva.

26 Destino do lixo- Reciclagem

27 Destino do lixo- Reciclagem
Símbolos da reciclagem

28 Destino do lixo- Reciclagem
Os tipos de plásticos são indicados por números.

29 Destino do lixo- Reciclagem
Vantagens da reciclagem: Evita a poluição do solo e da água com produtos tóxicos Diminui o volume de lixo que vai para aterros sanitários e lixões Gera trabalho formal e informal na coleta de materiais e nas usinas de reciclagem Poupa recurso naturais Economiza energia

30 Consciência e ação Para melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida de todas as pessoas, todos nós- a população, os governos e as instituições públicas e privadas- precisamos conhecer as questões relacionadas com o lixo e tomar atitudes que diminuam o volume de lixo e que favoreçam tratamentos adequados .

31 Atitudes que você mesmo pode fazer no seu dia a dia:
Consciência e ação Atitudes que você mesmo pode fazer no seu dia a dia: Não jogue lixo nas praias e na rua Evite produtos descartáveis Faça doações de roupas, brinquedos, livros, utensílios que puderem ser reaproveitados Reutilize frascos de alimentos, copos de requeijão e outros Use os 2 lados das folhas de papel Separe papeis, vidros, metais e plásticos para coletores ou catadores

32 Consciência e ação

33 Consciência e ação O óleo usado pode ser armazenado em garrafas plásticas de 2 litros e com esse óleo pode-se fazer sabão.

34 Consciência e ação Entregue lâmpadas fluorescentes nos locais adequados.

35 Consciência e ação Entregue pilhas e baterias nos locais adequados.

36


Carregar ppt "CAPÍTULO 7 O LIXO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google