A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Prof. Simone C. Boldrin Dezani

2 UNIDADE DE ENSINO: A CRIANÇA E SUAS RELAÇÕES COM O MUNDO
Conteúdo: Importância do ensino de Natureza e Sociedade para Educação Infantil. Conteúdo: Os objetivos do ensino de Natureza e sociedade na Educação Infantil. Conteúdo: Os ambientes naturais e os sociais. Conteúdo: A necessidade dos estímulos e a da socialização para a aprendizagem.

3 UNIDADE DE ENSINO: CIÊNCIAS E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo: A criança e suas explicações para os fenômenos. Conteúdo: As concepções alternativas no ensino de ciências e sociedade na Educação Infantil. Conteúdo: O papel do professor na aprendizagem de conceitos científicos e sociais. Conteúdo: A importância das perguntas na elaboração do conhecimento pelos alunos.

4 UNIDADE DE ENSINO: O ESTUDO DE NATUREZA E SOCIEDADE NO REFERENCIAL CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS E PLANEJAMENTO. Conteúdo: A criança, suas fases e o ensino de Natureza e Sociedade. Conteúdo: O trabalho com crianças de zero a três anos. O trabalho com crianças de quatro e cinco anos. Conteúdo: Os blocos de conteúdos e seus objetivos de ensino. Conteúdo: O estabelecimento de relações entre os diferentes blocos de conteúdos. A utilização de estratégias de ensino para os blocos de conteúdos.

5 UNIDADE DE ENSINO: PRÁTICAS E O ENSINO DE NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Competência Técnica: Conhecer as possibilidade de práticas docentes na educação infantil para elaboração de planejamento para o ensino de natureza e sociedade. Conteúdo: Elaboração de Sequências Didáticas, tendo como focos conhecimentos de Natureza e Sociedade na Educação Infantil. Conteúdo: A experimentação na Educação Infantil. Conteúdo: Projetos interdisciplinares e planejamento das atividades educativas no Ensino de Natureza e Sociedade - parte 1 Conteúdo: Projetos interdisciplinares e planejamento das atividades educativas no Ensino de Natureza e Sociedade - parte 2 Produto: Elaboração de projetos interdisciplinares, tendo como focos a natureza e sociedade na educação infantil

6 Sabe-se que na educação infantil, as crianças ainda não estão alfabetizadas, então, elas deverão vivenciar experiências, interagir com o meio natural e social. Desta maneira elas aprendem sobre o mundo, procurando respostas às seus questionamentos, porque elas são muito curiosas e investigadoras.

7

8 Explorar o ambiente, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas, objetos diversos, estimulando a curiosidade e o interesse, isso para as crianças de zero a três anos. Já para as crianças de quatro a seis anos, deve-se garantir que elas aprendam a interessar-se pelo mundo social e natural, imaginar soluções para compreendê-lo. Estabelecer algumas relações sobre o modo de vida de seu grupo social e de outros grupos, estabelecer relações entre o meio e as formas de vida que ali se existam, valorizar a preservação das espécies e qualidade da vida humana.

9 Para que os objetivos sejam alcançados, deve-se oferecer às crianças atividades que envolvam brincadeiras, jogos, canções, explorações de diferentes objetos, conhecimento do próprio corpo por meio do uso da exploração de habilidades físicas, motoras e perceptivas.

10

11

12

13

14

15

16 Luciana Hubner, bióloga especialista no ensino de ciências, diz que conhecimentos ligados à física e à química também interessam às crianças pequenas. Diz ainda que o professor deve se preocupar mais com as perguntas do que com as respostas das crianças e que sua função é, antes de tudo, a de continuar alimentando a postura investigativa de seu grupo.

17 Toda criança, em qualquer fase, incluindo a Educação Infantil, carrega consigo conhecimentos prévios, adquiridos em seu dia a dia, por meio da sua cultura e meio familiar. O professor em seu trabalho de docência, jamais deve isolar esses conhecimentos, mas sim trabalhar partindo de tais experiências.

18 Carvalho e Gil-Pérez (2006) dizem que para ensinar ciências são essenciais domínios de certos saberes e também o saber fazer. Entre esses saberes ela cita, o ‘saber conhecer o que se ensina’, ‘o que é a ciência’ e ‘como relaciona-la com os demais conteúdos trabalhados na escola’.

19 Na educação infantil segundo Craidy e Kaercher (2001), ao ensinar ciências, o professor deve propiciar ao seu aluno a interação com diferentes materiais, observação e registro de muitos fenômenos, além de explicações que façam a criança construir conhecimentos e valores.


Carregar ppt "ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google