A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo."— Transcrição da apresentação:

1

2 O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo.

3 A filosofia é o berço da ciência
A filosofia é o berço da ciência. O que chamamos de ciência , entendida como conhecimento humano, era parte da filosofia, que se ocupava das grandes perguntas que sempre instigaram e instigam a humanidade.

4 CIÊNCIA E FILOSOFIA O que separou a filosofia da ciência foi o modo como se responde a essas perguntas. Filosofia: Tentativa de transformar o mundo naquilo que gostaríamos que fosse Ciência: Tentativa de compreender o mundo.

5 Tecnologia Ciência Tentativa de transformar o mundo naquilo que gostaríamos que fosse. Tentativa de compreender o mundo

6 As tecnologias constituem meros instrumentos colocados a serviço do objetivos curriculares. Podendo recorrer a esta ou àquela tecnologia para ajudar em sua consecução

7 POR QUE COMEÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1º Favorecerá o desenvolvimento intelectual e de áreas igualmente importantes, com a linguagem e a matemática. 2º Facilitará e incentivará a curiosidade natura das crianças, direcionando-a a um verdadeiro interesse científico, ao estimulá-los a explorar seu entorno, a praticar exercícios de descobrir e a respeitar o meio ambiente.

8 META NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Despertar um pensamento independente, a sensação de ter capacidade de dominar e controlar tudo à sua volta. Atributo de desejar e de se atrever a perguntar ao mundo e a investigá-lo. Desenvolver uma personalidade autônoma, que deseja tocar e compreender o mundo à sua volta.

9 É IMPORTANTE LEMBRAR QUE...
... A criança constrói de maneira espontânea conceitos sobre o mundo que a cerca e que esse conceitos em muitos caos chegam naturalmente a um estágio pré-científico com um certa coerência interna.

10 Quando levamos nosso alunos a refletir sobre os problemas experimentais que são capazes de resolver, ensinando-lhes, mais do que conceitos pontuais, a pensar cientificamente o mundo, a construir uma visão de mundo.

11 A principal função das experiências é, com a ajuda do professor e a partir das hipóteses e conhecimentos anteriores, ampliar o conhecimento do aluno sobre os fenômenos naturais e fazer com que relacione com sua maneira de ver o mundo.

12 Segundo Coll “ na escola se ensina e se aprende outras coisas consideradas tanto ou mais importantes que os fatos e conceitos, como, por exemplo, determinadas estratégias ou habilidades para resolver problemas, selecionar informações pertinentes em situações novas ou inesperadas, ou, também saber trabalhar em equipe, mostra-se solidário com os companheiros, respeitar e valorizar o trabalho dos demais.”

13 O professor deixa de ser o transmissor de conhecimento para assumir o papel de um guia comprometido com um caminho.

14 PLANEJAMENTO Depende da concepção de ciência...geralmente segue os seguintes passos: Escolha do tema (interesse do aluno, caráter lúdico, importância social) Definição de objetivos Escolha de atividades Avaliação

15 OUTRA FORMA DE PLANEJAR
Tendo em vista a ciência como um processo (um modo de pensar e agir sobre o mundo) o planejamento é baseado em dois conceitos fundamentais: - ciclo cognitivo; - ciclo investigativo;

16 CICLO COGNITIVO (PENSAR)
Provém das ciências cognitivas e neurociência e se refere ao conjunto de habilidades cognitivas de pensamento que são mobilizados ao se buscar a aprendizagem.

17 CICLO INVESTIGATIVO (FAZER)
É originário tanto da área de ciência quanto da neurociência e abrange a trajetória de atividades que deve ser proposta e percorrida pelos alunos para que possam por si mesmos, construir conhecimentos ou mini teorias explicativas com base na resolução de problemas e na investigação.

18 PLANEJAMENTO NORTEADO PELO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ATITUDES
Avaliação 1. Habilidades cognitivas Prioritárias 2. Atitudes Que se deseja desenvolver. 3. Noções e conceitos-chave Relacionados às disciplinas envolvidas 4. Metodologia / Estratégia Que favoreçam o desenvolvimento de habilidades, valores e conceitos-chave definidos como prioritários 5. Atividades Relacionadas às metodologias que favoreçam o desenvolvimento de habilidades, valores e conceitos-chave definidos como prioritários, garantindo também os aspectos afetivos e emocionais. 6. Assuntos ou temáticas Que sirvam de pretexto e enredo ao desenvolvimento do que foi definido como prioridade (ou que sejam de interesse, lúdicos, etc.)

19 HABILIDADES IMPORTANTES PARA CIÊNCIA
Observação; Formulação de hipóteses; Planejamento; Realização de testes; Sistematização de informações; Foco nos conteúdos atitudinais e procedimentais.

20 BIBLIOGRAFIA CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (...). Ciência no ensino fundamental: o conhecimento físico- São Paulo: Scipione, ( Coleção Pensamento e ação no magistério); FUENTES, Selma Siminstein. O porquê e o como das ciências ne educação infantil. Revista Pátio Educação Infantil, Outubro/dezembro 2012. COSTA, Vera Rita da; SOUZA, Ana Maria de; RAMOS, Ana Lúcia. Caminho cognitivo e ciclo investigativo no planejamento de Ciência. Revista Pátio Educação Infantil, Outubro/dezembro 2012


Carregar ppt "O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google