A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO
PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

2 O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico: capitalistas e socialistas. Foram representados por duas grandes potências econômicas e militares após a Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos e União Soviética. Esses países viveram uma disputa ideológica, política, econômica, armamentista e aeroespacial.

3 CARACTERÍSTICAS P. 23

4

5 SISTEMA CAPITALISTA: ORIGENS P. 25
Surgiu entre os séculos XIII e XV com a fragmentação dos feudos. O capitalismo se modifica de acordo com a política. Os feudos eram propriedades autossuficientes. No século X muitos moradores dos feudos migraram para as cidades trabalhando como artesãos ou comerciantes. Esse grupo social, a burguesia, ganhou muito poder.

6 PRIMEIRA FASE: CAPITALISMO COMERCIAL P. 26
A concorrência entre os burgueses ampliou a busca por matérias-primas mais baratas. Destaque para as Grandes Navegações século XV e XVI. Formação de colônias e metrópoles. As colônias possuem mão de obra escrava e fornecem matéria-prima. Formação do Pacto Colonial. Formação da DIT – Divisão Internacional do Trabalho.

7

8 SEGUNDA FASE: CAPITALISMO INDUSTRIAL P. 27
No século XVIII a produção manufaturada passou a ser maquinofaturada (Inglaterra). A produção feita por máquinas provocou o aumento da exploração de matérias-primas. Séculos XIX e XX houve a formação do capitalismo industrial (Europa Ocidental, EUA e Japão). Destaque para o imperialismo, busca de matérias-primas, mão de obra e mercado consumidor.

9 TERCEIRA FASE: CAPITALISMO FINANCEIRO-MONOPOLISTA. P.28
Século XIX e XX destaque para os bancos, investimentos, financiamentos, ações em bolsas de valores. O capital bancário fortaleceu o capitalismo financeiro-monopolista. Associação de indústrias com bancos, avanço nas telecomunicações e transportes. Formação de multinacionais ou transnacionais. Nessa fase, os países subdesenvolvidos passaram a exportar produtos industrializados.

10 QUARTA FASE: CAPITALISMO INFORMACIONAL P. 29.
Meados do século XX. Terceira Revolução Industrial. Destaque para a produção toyotista. Telecomunicações, medicina, robótica, telemática, informática, biotecnologia, nanotecnologia. Capitalismo informacional.

11 SISTEMA SOCIALISTA: DA FASE UTÓPICA À EXPERIÊNCIA RUSSA. P.29.
No século XIX Saint-Simon propôs reformas para diminuir a exploração dos trabalhadores. Robert Owen foi contra o capitalismo tentando reduzir a jornada de trabalho nas fábricas criando cooperativas. Essas tentativas foram conhecidas como socialismo utópico. No século XX destacamos no socialismo os alemães Karl Marx e Friedrich Engels. O socialismo foi implantado na Rússia com uma revolução que condenava a precariedade de vida da população no governo do czar Nicolau II.

12 Lenin liderou a Revolução Russa de 1917 acabando a propriedade privada.
Em 1922 a Rússia passou a ser a URSS. Destaque para a economia planificada, indústria siderúrgica, petroquímica, equipamentos industriais e de transporte, máquinas agrícolas. Forte carência no setor agrário e de bens de consumo como alimentos e roupas. A URSS influenciou Cuba, China, alguns países do Sudeste Asiático, Leste Europeu.

13 O SÉCULO XX E AS GUERRAS P. 31
A busca de matérias-primas nas colônias gerou muitos conflitos entre as potências. Primeira Guerra Mundial ( ): Tríplice Entente (Reino Unido, França e Rússia) x Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro, Império Otomano e Itália). Segunda Guerra Mundial ( ): Eixo x Aliados. Vitória dos Aliados. Nazismo e bomba atômica.

14 GUERRA FRIA P. 31 Conflito ideológico, armamentista, aeroespacial, político e econômico entre EUA (capitalista) x URSS (socialista). O mundo se tornou Bipolar. Período da Paz Armada, pois nunca houve um conflito bélico, mesmo com a ameaça nuclear. EUA: Plano Marshall em 1947: ajuda econômica para países da Europa Ocidental. EUA: OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte. URSS: COMECOM - Conselho de Ajuda Econômica Mútua e o Pacto de Varsóvia (Aliança militar com países do Leste Europeu).

15 Nunca houve um confronto direto entre EUA e URSS.
Nova ordem mundial Bipolar. Em 1961 a cidade de Berlim na Alemanha foi dividida entre EUA e URSS. (Muro de Berlim). Existiram conflitos indiretos entre EUA e URSS: - Vietnã, Coreia, Cuba, Angola, Moçambique, etc.

16 A CRISE E O FIM DO MODELO SOCIALISTA SOVIÉTICO P. 34.
A insatisfação com o socialismo crescia na URSS e Leste Europeu na década de 1980. O socialismo promoveu péssimas condições de vida, infraestrutura deficiente, falta de alimentos, desemprego, restrição das liberdades. Mikhail Gorbatchev iniciou a glasnost (transparência) promovendo uma abertura política e a perestroika (reestruturação) com uma abertura econômica.

17 A URSS reduziu seu arsenal nuclear.
O Leste Europeu passou por um processo de democratização. Queda do Muro de Berlim em 1989. Em 1991 houve o desmembramento da URSS com a formação da CEI – Comunidade dos Estados Independentes. O mundo deixa de ser Bipolar e passa a ser Multipolar com destaque para EUA, Japão e União Europeia.


Carregar ppt "CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google