A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Índice Introdução Vida e obra de Almeida Garrett

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Índice Introdução Vida e obra de Almeida Garrett"— Transcrição da apresentação:

1 Índice Introdução Vida e obra de Almeida Garrett
Grupo de teatro “O Sonho” Falar verdade a mentir As personagens Situação Inicial Desenvolvimento Conclusão Opinião da turma Fontes de Pesquisa

2 Introdução Neste trabalho vamos começar por apresentar a vida e a obra de Almeida Garrett. A seguir vamos falar sobre um grupo de teatro “O Sonho “ e a peça que vimos Depois mencionaremos as opiniões sobre a peça e as fontes de pesquisa .

3 Almeida Garrett João Baptista da Silva Leitão (Almeida Garrett) nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799, e morreu em Lisboa a 9 de Dezembro de Foi escritor, dramaturgo romântico, orador e par do Reino.

4 Obras de Almeida Garrett 1819-Lucrécia 1821- O Retrato de Vénus
1822- O Toucador; Catão 1825- Camões 1826- D. Branquinha 1827- O Cronista 1828- Adozinda 1829- Lírica de João Mínimo; o tratado Da Educação 1830- Portugal na Balança da Europa 1841- Um Auto de Gil Vicente, Mérope 1842- O Alfageme de Santarém 1843- Romanceiro e Cancioneiro Geral - tomo 1; Frei Luís de Sousa 1845- O Arco de Sant'Ana - tomo 1; Flores sem fruto 1846- Viagens na minha terra; Filipa de Vilhena; Falar a Verdade a Mentir; Tio Simplício 1848- As profecias do Bandarra; Um Noivado no Dafundo; A sobrinha do Marquês 1849- Memórias Históricas de José Xavier Mouzinho da Silveira 1850- O Arco de Sant'Ana - tomo 2; 1851- Romanceiro e Cancioneiro Geral - tomos 2 e 3 1853- Folhas Caídas 1871- Discursos Parlamentares e Memórias Biográficas Almeida Garrett

5 Vida Literária de Almeida Garrett
No século XIX e em boa parte do século XX, a obra literária de Garrett era geralmente tida como uma das mais geniais da língua, inferior apenas à de Camões. No entanto, a sua obra conservará para sempre o seu lugar na história da literatura portuguesa, pelas inovações que a ela trouxe e que abriram novos rumos aos autores que se lhe seguiram. Garrett, até pelo acentuado individualismo que atravessa toda a sua obra, merece ser considerado o autor mais representativo do romantismo em Portugal Vida Literária de Almeida Garrett

6 Em 1851 João Baptista da Silva Leitão é nomeado visconde de Almeida Garrett. Em 9 de Dezembro de 1854 (três anos depois) faleceu vítima de Cancro, na sua casa situada na Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique, aos 54 anos. Teatro D. Maria II No teatro português teve um papel muito importante, além de ser um grande dramaturgo teve um papel importantíssimo no desenvolvimento do teatro, ( teatro de D. Maria II e na Criação do conservatório de Arte Dramática).

7 Grupo de Teatro "o sonho"

8 Grupo de Teatro "o sonho" O Grupo de Teatro “O Sonho”, formado em 1999, tem entre os seus objectivos fundir as diversas áreas artísticas (dança, teatro, canto e artes circenses) e transformá-las, sempre que possível, em espectáculos.

9 Grupo de Teatro "o sonho" Como resultado de todos estes pressupostos, na Temporada 2005/2006, a Companhia estreou dois novos espectáculos: O Cavaleiro, adaptação da obra "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen e Os Lusíadas de Calções, inspirado no grande poema épico português "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões que, apesar de serem textos curriculares programáticos, se destinam também ao público geral.

10 FALAR VERDADE A MENTIR A acção desta comédia desenrola-se em Lisboa, no século XIX. Foi representada pela primeira vez em Lisboa, no teatro de Tália, pela sociedade particular do mesmo nome, em 7 de Abril de A peça contém apenas um acto (acto único) que é composto por dezassete cenas.

11 FALAR VERDADE A MENTIR As personagens
Brás Ferreira é um homem rico, sério, desconfiado de Duarte, é pai de Amália. Amália é a filha de Brás Ferreira, filha única é uma boa pessoa, namorada de Duarte, tinha medo de que o pai soubesse as mentiras de Duarte. Duarte Guedes é um bom rapaz, mentiroso, tem bom coração e é namorado de Amália. General Lemos é um homem de palavra, é patrão de José Félix, generoso, homem sensato. Joaquina é do Porto, é aia de Amália, é a paixão de José Félix, generosa, tem prometido um dote caso Amália e Duarte casem. José Félix é um criado particular do General Lemos, é o admirador de Joaquina, ajuda a que as mentiras de Duarte sejam verdades. Criado empregado de Brás Ferreira

12

13 Duarte e Amália

14 Joaquina e José Félix

15 José Félix e General lemos

16 FALAR VERDADE A MENTIR Situação Inicial
A história gira em torno do casamento de Duarte e Amália. Duarte vê o seu futuro comprometido ao saber que Brás Ferreira, seu futuro sogro, veio a Lisboa, com o instinto de o apanhar a dizer uma mentira para desfazer o casamento.

17 FALAR VERDADE A MENTIR Desenvolvimento
José Félix encara várias personagens para transformar verdades aparentes as mentiras de Duarte. Duarte fica confuso com a situação. Aparecimento de General Lemos. Duarte não reconhece General Lemos.

18 FALAR VERDADE A MENTIR Conclusão
General Lemos apercebe-se da situação e resolve ajudar Duarte. Brás Ferreira autoriza casamento entre Duarte e Amália. José Félix assume tudo o que fez. Brás Ferreira acha que Duarte e José Félix estavam combinados. Duarte promete não voltar a mentir. Amália da dinheiro a José Félix pela recompensa por ter ajudado.

19 Opinião da Turma Em geral todos gostámos muito da peça de teatro, dos actores e do cenário. Achámos a peça hilariante. Os actores representaram bem e foram cómicos.

20 Trabalho realizado pela turma 8ºC
Fontes de pesquisa Fontes de pesquisa Consultamos o nosso caderno de Língua Portuguesa Trabalho realizado pela turma 8ºC


Carregar ppt "Índice Introdução Vida e obra de Almeida Garrett"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google