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AS GRANDES NAVEGAÇÕES EUROPÉIAS

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Apresentação em tema: "AS GRANDES NAVEGAÇÕES EUROPÉIAS"— Transcrição da apresentação:

1 AS GRANDES NAVEGAÇÕES EUROPÉIAS
O por quê da globalização no séc.XV Por que as navegações marítimas comerciais foram consideradas a primeira forma de globalização?

2 AS ROTAS COMERCIAIS A fonte desses produtos estava no continente asiático, nas Índias. Por meio de diversas rotas comerciais árabes comerciavam especiarias com comerciantes europeus, principalmente das cidades italianas que controlavam esse comércio, esses produtos encontrados em nossas feiras hoje, eram preciosos naquele tempo.

3 O INTERESSE COMERCIAL DE PORTUGAL
O comércio de especiarias e produtos exóticos das Índias foi um dos fatores que colaboraram para a busca de novos caminhos que levassem diretamente as fontes dessas mercadorias e o primeiro país europeu foi Portugal. Mais isso não ocorreu do dia para a noite, foi um processo lento.

4 AS INVENÇÕES QUE NÃO FORAM EUROPEIAS
Para entendermos como funcionou a navegação é importante lembrar que a cultura européia recebeu a influência de diversos povos. Conhecimentos da China por meio dos mulçumanos chegaram até os europeus, e muitas vezes somos levados a pensar que as grandes invenções foram de exclusividades européias. Por exemplo temos a pólvora e a bússola que foram invenções chinesas, bem como as embarcações que eram bem maiores que as européias.

5 CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DE PORTUGAL
A partir do séc. IX Afonso I rei de Leão de Castela parte do que veio se tornar a Espanha, criou o Condado de Portocale. Mais tarde essas terras foi oferecida ao seu genro o francês Dom Henrique de Borgonha e o filho de Dom Henrique, a partir desse condado criou um reino independente chamado de Portugal em E cerca de 100 anos depois conquistou os territórios que formam a fronteira desse atual país.

6 A SOCIEDADE PORTUGUESA
No séc. XV Portugal possuía uma forte burguesia e a nobreza interessava ampliar suas terras, então a partir de trouxeram os primeiros escravos da África. Na capital Lisboa havia pessoas vindo do interior e até de outras partes da Europa, e enfim a desigualdade social se tornou uma forte característica da sociedade portuguesa. No aspecto religioso a igreja católica exercia grande influência e a vigilância sobre a religião das pessoas era uma característica da idade média.

7 A IMPORTÂNCIA DAS NAVEGAÇÕES...
Ceuta, que era uma importante cidade comercial no norte da África, era dominada pelos mulçumanos. O interesse dos portugueses se deve ao fato de que a cidade era um caminho fundamental para o comércio no mar Mediterrâneo e oceano Atlântico. Cerca de 80 mil homens embarcaram rumo a Ceuta e conquistaram essa importante cidade, com isso Dom Henrique ampliou os seus planos para conquistar a África e em curto prazo acumular metais preciosos, (ouro e prata) sendo seu objetivo contornar a África para chegar as fontes das especiarias (Índias).

8

9 ...PORTUGUESAS Portugal aperfeiçoou as técnicas de navegação com mapas e uso de instrumentos de orientação no mar, como a bússola e o astrolábio (usado para medir o ângulo de um astro, sol ou estrela acima do horizonte auxiliando a posição das embarcações). Apesar dos avanços navegar naquela época era muito arriscado e vários barcos naufragaram.

10 AS CARAVELAS A caravela portuguesa era um barco leve. Poderia alcançar a velocidade de 12 nós, equivale a 22 km/h, um alto desempenho para a época. Tinha capacidade para 20t. e aproximadamente 20m de comprimento.

11 O COTIDIANO DAS NAVEGAÇÕES MARÍTIMAS
Nos séc. XIV e XV, o conhecimento geográfico da terra era precário. Apesar de já se ter o pensamento de que a terra era redonda muito ainda acreditavam que navegar a grandes distancias incluía os barcos caírem no abismo isso porque a crença popular dizia que era plana. Além das narrativas sobre os limites dos oceanos, havia as crenças sobre a existência de grandes monstros marinhos como polvos gigantes, sereias e muitas outras lendas divulgadas pela Europa.

12 OS PERIGOS REAIS Apesar das lendas, contudo, os perigos eram reais e foram responsáveis por muitas tragédias. Doenças, tempestades, naufrágios, fome, sede, sofrimento pelas incertezas em relação ao futuro eram as várias situações que os europeus enfrentavam nas viagens. As crianças eram as principais vítimas de várias epidemias que atacavam Portugal, e quando havia comida nos navios frequentemente apodrecia devido as más condições de armazenagem. A água era armazenada em barris precários e em poucos dias ficava imprópria para beber. Muitas doenças proliferavam nos barcos.

13 PRINCIPAIS VIAGENS MARÍTIMAS PORTUGUESAS
Vasco da Gama que contornou a África chegando a Calicute na Índia em Gil Eanes atravessou o Bojabor, chegando a região de Cabo Verde, no Senegal e Gâmbia em E finalmente Pedro Álvares Cabral ...

14 A VIAGEM DE PEDRO ÁLVARES CABRAL
Para ampliar o comércio com o Oriente, Dom Manoel o rei, promoveu uma nova expedição sob o comando de Pedro Álvares Cabral, foram reunidos 13 navios num total de homens dos quais esses eram marinheiros, padres, cartógrafos entre outros além de escrivães, como Pedro Vaz de Caminha, saíram de Portugal em 08 de março de 1500.

15 OBJETIVO DA VIAGEM A principal missão da frota era chegar em Calicute na Índia e ampliar o negócio de especiarias, mais embora não houvessem provas concretas a viagem tinha outra finalidade, conferias as terras que seriam de Portugal a partir do acordo feito em com a Espanha no tratado de Tortesilhas. Este acordo dividia as terras encontradas que ainda seriam da expansão marítima ibérica e no dia 22 de abril avistaram no monte que chamaram de Pascoal, pois a páscoa estava próxima. A frota de Cabral permaneceu no litoral onde hoje é Porto Seguro, por 8 dias e nesse período reconheceram as terras e as informações foram mandadas por um navio ao rei de Portugal, Dom Manuel, através de uma carta escrita por Pedro Vaz de Caminha.

16 CARTA DE PEDRO VAZ DE CAMINHA
A carta descreve as impressões de Caminha sobre a chegada dos Portugueses e os primeiros encontros com os índios tupiniquins. A beleza dos índios chamou a atenção ainda mais porque numa sociedade católica, nudez era sinal de pecado. Houve troca de produtos e ali foi rezada a primeira missa.

17 A FORMAÇÃO DA ESPANHA Assim como Portugal, a Espanha se formou a partir do movimento de reconquista mediante as cruzadas. A medida que os cristãos avançavam contra os islâmicos, reinos iam se formando (Castela, Leão, Navarra e Aragão) e finalmente em 1469 com o casamento de Fernando de Aragão e Isabel de Castela formou a Espanha que mais tarde teve outras terras anexadas.

18 MAPA DA PENÍNSULA IBÉRICA E A FORMAÇÃO DA ESPANHA


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