A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-Vestibular Apostila 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-Vestibular Apostila 1"— Transcrição da apresentação:

1 Pré-Vestibular Apostila 1
Estrutura da Terra

2 Camadas da Terra: Crosta, manto e núcleo.
A crosta é a camada externa do planeta, também conhecida como Sial (Silício e Alumínio) apresenta espessura variável. Nos continentes a espessura da crosta é maior (30 a 70Km)

3 Manto A elevada pressão do manto determina seu estado sólido. Entretanto, quando acontece uma ruptura na crosta, a pressão se altera, forma-se bolsões de material pastoso sob altas temperaturas esse material se resfria lentamente ou é expelido em forma de lava

4 Núcleo O núcleo pode ser subdividido em camadas, interna e a externa, conhecidas como núcleo interno e núcleo externo. Núcleo externo: Subcamada líquida com aproximadamente km, já o núcleo interno é sólido e seu raio atinge apenas km. Os elementos químicos que compõem essa camada são níquel e ferro.

5 Rochas Definição: A união de dois ou mais minerais formam as rochas.
Rochas magmáticas: São formadas a partir do resfriamento do magma. Se ocorrer o resfriamento no interior da crosta são chamadas de magmáticas intrusivas, exemplo granito. Se esse resfriamento for externo será chamada de magmática extrusiva, exemplo basalto.

6 Rochas Rochas Sedimentares: Como o nome já sugere, são formadas a partir da compactação, cimentação de sedimentos desprendidos de outras rochas. Pode ocorrer o acúmulo de matéria orgânica transportada juntamente com os demais sedimentos minerais, por isso as jazidas de carvão, gás natural e petróleo só podem ser encontradas em bacias sedimentares Rochas metamórficas: A alteração na temperatura e pressão podem modificar a composição química dos minerais de rochas preexistentes,ocorrendo assim um metamorfismo, ou seja, transformação de uma rocha em outra, exemplo um calcário pode se transformar em mármore.

7 Agentes internos modeladores do relevo
As irregularidades presentes na superfície terrestre, que conhecemos como relevo, estão sob a ação de agentes transformadores. Esses quando internos, atingem a superfície provocando intensas alterações nas paisagens. O vulcanismo, funciona como uma grande válvula de escape de alivio da pressão interna do planeta, por meio de erupções na superfície. Sua ação é imprevisível, altamente destruidora ou construtora de relevo.

8 Abalos Sísmicos Os abalos sísmicos liberam energia do interior da crosta sob forma de ondas. Quanto mais profundo for seu ponto de origem, o hipocentro, menor será o impacto produzido na superfície. Epicentro é o ponto da superfície onde o sismo se manifesta com maior intensidade.

9 Movimentos tectônicos
A crosta terrestre é formada por imensas placas tectônicas em constantes movimentos. Os movimentos tectônicos são subdividido em: epirogenéticos e orogenéticos. As transgressões e regressões marinhas são um exemplo da epirogênese. As formações montanhosas são exemplos dos movimentos orogenéticos, o Himalaia, os Andes e os Alpes são exemplos desse movimento.

10 Solos A constituição do solo depende da combinação de quatro elementos: ar, água, minerais e matéria orgânica. Os solo são considerados um recursos natural não renovável, pois o seu desenvolvimento é muito lento e de difícil recuperação em caso de exploração excessiva. Quando os solos se formam no mesmo local da rocha matriz, são chamados de eluvial. São os solos formados pelo deslocamento e transporte de sedimentos são chamados de aluviais.

11 Solo eluvial Horizonte O – Camada superficial rica em nutrientes devido a decomposição de vegetais e animais. Horizonte A – Solo Arável. Horizonte B – Rico em argilas e minerais. Horizonte C – Fragmentos de rochas. Horizonte R – Rocha matriz, rocha mãe.

12 Solo Eluvial Camada superficial rica em nutrientes devido a decomposição de vegetais e animais. Solo Arável Rico em argilas e minerais. Fragmentos de rochas. Rocha matriz, rocha mãe.

13 Aspectos morfoclimáticos da Terra
Na superfície terrestre encontram-se diversos tipos de paisagens. Muitas dessas áreas apresentam semelhanças quanto ao clima, à vegetação e a alguns elementos geomorfológicos, e por isso são chamados de domínios morfoclimáticos. Entres eles ocorre o que se chama de faixa de transição.

14 Climas Clima é o conjunto dos estados do tempo monitorados durante um período de tempo cronológico. Com esses monitoramentos é possível classificar os climas, entre os fatores que interferem diretamente no clima, são altitude, latitude e etc. É importante ficar claro que o clima não muda e o tempo varia constantemente.

15 Clima árido; Clima Temperado; Clima Polar; Tempo chuvoso; Tempo frio; Tempo quente;

16 Oceanos e Mares Cerca de 70% de toda a água do planeta esta nos oceanos e mares. A vasta extensão de águas salgadas dos oceanos abriga diversos recursos (alimentares, reservas de petróleo, gás natural e etc.). A integração dos países ocorre em larga escala por meio dos transportes oceânicos, em que mercadorias com destinos e origens de todo o planeta circulam e dinamizam a economia mundial.

17 Os oceanos estão divididos em cinco porções distintas: Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. Assim como no terrestre, no relevo marinho destacam-se formas diferenciadas: planícies, áreas acidentadas e até cadeias de montanhas com altura superiores as cadeias continentais, que por vezes ultrapassam a superfície e formam ilhas. Quanto a profundidade o espaço oceânico divide-se em: plataforma continental, região pelágica e região abissal.

18 Os rios surgem com o afloramento do lençol freático e seguem recebendo a água de afluentes e da chuva. Conforme a inclinação do terreno e o volume de água recebido ao longo de seu curso, os rios podem ser utilizados para a produção de energia elétrica (rios de planalto). Rios de planícies são favoráveis ao transporte de pessoas e mercadorias. O elevado índice de chuvas alimentam os rios caudalosas, e mesmo que esses rios sofram uma redução no índice de chuvas que interfira na velocidade e volume da vazão, seu fluxo é continuo, e por isso são classificados como rio perene.

19 Os rios temporários ocupam regiões semiáridas, com longo período de estiagem. A falta de água faz com que o rio desapareça durante a estiagem e retorne ao seu curso normal com as chuvas. A retirada da mata ciliar elimina a proteção natural das margens dos rios, acelera o processo erosivo e consequentemente provoca o assoreamento parcial ou total dos leitos.


Carregar ppt "Pré-Vestibular Apostila 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google