A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Texto Dramático A Representação Teatral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Texto Dramático A Representação Teatral"— Transcrição da apresentação:

1 O Texto Dramático A Representação Teatral

2 O que é o Teatro? Uma arte que consiste, entre outros aspectos, na representação do real através da imitação - de gestos, expressões, sentimentos, atitudes e situações – com recurso à linguagem não verbal e linguagem verbal oral- ACTOS DE FALA - relacionados com um determinado CONTEXTO SITUACIONAL.

3 Actos de Fala Actos de fala - quaisquer frases que realizem um dos três actos que se seguem: Acto locutório - palavras e frases Acto ilocutório - intencionalidade de cada frase Acto pré-locutório - os efeitos produzidos por essa frase junto do interlocutor

4 T e x t o D r a m á t i c o Para que haja teatro tem de haver um determinado TEXTO DRAMÁTICO, ou seja, uma peça escrita e destinada a ser representada por actores.

5 O q u e é o T e x t o D r a m á t i c o ?
Texto para ser representado em que: As falas, ou actos de enunciação , ocorrem sem narrador As personagens (locutores) interagem com outras (interlocutores) na presença do público, aqui (ouvintes / leitores) Existe, normalmente, um curto espaço de tempo Há pouca variedade de espaços e um espaço/ tempo limitados Escrito por um Dramaturgo

6 Estrutura interna do Texto Dramático
Situação inicial Conflito Desenlace Apresentação das personagens e da intriga e dos seus antecedentes. Desenvolvimento da acção ou interacção discursiva através da sequência de peripécias (actos locutórios, ilocutórios e pré-locutórios) até ao ponto culminante do conflito. Resultado final da interacção discursiva entre as forças oponentes e adjuvantes do conflito.

7 Estrutura externa do Texto Dramático
A C T O - grande divisão do texto dramático que decorre num mesmo espaço. C E N A - divisão do ACTO determinada pela saída ou entrada de personagens.

8 Modalidades do Texto Dramático
DISCURSO DAS PERSONAGENS - falas das personagens (DIÁLOGO) – Texto principal INDICAÇÕES CÉNICAS ou DIDASCÁLIAS - ficamos a conhecer o espaço e o modo como a personagem deve agir. (Estas surgem sempre entre parênteses e/ ou em itálico) – Texto secundário

9 Discurso das personagens
Diálogo - locutor e interlocutor comunicam entre si através de uma interacção discursiva baseada em actos de fala, com uma determinada cadeia de referência. Monólogo - produção verbal na ausência directa de interlocutor – mas com um interlocutor virtual no próprio sujeito da enunciação. Apartes - a personagem faz comentários directamente para o público, que assim passa de ouvinte a interlocutor passivo.

10 O espaço “Teatro” PALCO CENÁRIO BASTIDORES CAMARINS PLATEIA
BOCA DE CENA CORTINA

11 Funções - Actor / actriz - Encenador - Cenógrafo - Aderecista
- Figurinista - Caracterizador - Contra-regra - Luminotécnico - Sonoplasta Ponto

12 Origens do Teatro A representação teatral tem origem em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era representado em honra de DIONÍSIO (Deus grego do vinho, da colheita e da fertilidade).

13 Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes.
O Teatro Grego Os teatros eram auditórios ao ar livre. O teatro era considerado parte da educação de um grego. Durante os festivais e representações, a vida parava em Atenas. Alguns autores gregos: Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes.

14 Gil Vicente (1465? ?) Dramaturgo que é considerado por alguns o pai do Teatro Português – autor de autos e farsas. (Auto da Barca do Inferno – 1517)


Carregar ppt "O Texto Dramático A Representação Teatral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google