Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEugénio Lobo Álvaro Alterado mais de 6 anos atrás
1
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS
Distrito 4620 Março/2017
2
Planejamento Estratégico no Distrito e nos Clubes
Gov Clovis R. Felipe Com.Distrital Planejamento Estratégico
3
O sonho é a primeira etapa do planejamento estratégico
4
Planejamento Estratégico - Conceito
5
Planejamento Pessoal
6
Planejamento Estratégico - Processo
Planejamento =>"É um processo que começa com a determinação de objetivos, define estratégias, políticas, e detalha planos para consegui-los" (STEINER, 1997). ESTRATÉGIA - “Caminho, meio para alcançar objetivos. Missão = razão de existir da organização dentro de seu propósito social. Visão = é a explicitação do que se visualiza para a organização ao final de um determinado tempo. Propósito social = é o entendimento do principal benefício esperado pelo beneficiário (cliente). Análise ambiente – variáveis que afetam a performance da organização. Oportunidades = situações que podem influenciar positivamente o desempenho. Ameaças = idem negativamente. Fraquesas = características ou qualidades influenciar negativamente. Forças = idem positivamente.
7
Plano Estratégico Distrito 4620
Visão Institucional Seremos um distrito formado por clubes fortes, dinâmicos e eficazes na elaboração de projetos humanitários relevantes para a melhoria da comunidade local.
8
Plano Estratégico Distrito 4620
Missão do Distrito Oferecer instrumentos de capacitação aos líderes de clube para desenvolver e fomentar a solidariedade, a prestação de serviços humanitários, o companhei-rismo e o desenvolvimento da comunidade local.
9
Plano Estratégico Distrito 4620
Propósito do Distrito Ajudar os Clubes (rotarianos) a servir a comunidade e fazer o bem no mundo.
10
Desafios e dificuldades
Envolvimento Engajamento Liderança no clube Imagem Pública Levantamento=> Necessidades da Comunidade Retenção Associados Planeja- mento Captação Recurso Estratégias => Superação Estratégias
11
Desafios e dificuldades
Projetos Humanitários Documentos Clubes 20 sócios por clube Comunicação Clube <=> Distrito <=> Comissão Trabalho com Jovens Instrutor de Clube Estratégias => Superação Estratégias
12
Objetivos Estratégicos
Suprir dificuldade => Parceiro externo Secretaria Distrital Permanente Causas baixas e insatisfação associado Dar visibilidade projetos clubes Benefícios ao clube => trabalho com juventude Apoio Instrutor Clube => material de trabalho Capacitar lideranças Critérios escolha de lideranças Ouvir necessidades =>comunicação clubes Oferecer orientação => Plan Estrat Corrigir falhas recrutamento Captação Recurso =>divulgar resultado +
13
Plano Estratégico Distrito 4620
Prioridades estratégicas: Cada comissão distrital junto com o governador do ano escolhe a prioridade para o ano da gestão. Planos de ação: Cada comissão distrital junto com o Governador do ano elabora o plano de ação para cada ano e cada prioridade.
14
Planejamento Estratégico
Metas Distritais DQA Fundação Rotária Imagem Pública Juventude Planejamento Estratégico Pij Capacitação Subsídios
15
Plano Estratégico – Distrito e nos Clubes
Drucker (1995) afirma que Organização sem fins lucrativos: “[...] existe para provocar mudanças nos indivíduos e na sociedade”. 2. “requer quatro coisas para funcionar: “Planejamento, marketing, pessoas e dinheiro.”
16
Clovis R. Felipe Gov Comissão Distrital de Planejamento Estratégico tel (14) cel (14)
17
Plano Estratégico D. 4620 – Objetivos estratégicos
Comissão da Fundação Rotária: a) fomentar a elaboração de projetos globais oferecendo critérios de apoio financeiro significativo (verba do FDUC) e orientação técnica na elaboração do projeto b) planejar projeto distrital envolvendo vários clubes dentro da mesma área de enfoque para obter maior visibilidade junto à comunidade e mídia c) elaborar plano de ação para captação de recursos junto às empresas – pessoa jurídica
18
Plano Estratégico D. 4620 – Objetivos estratégicos
Comissão da Imagem Pública: a) elaborar plano de comunicação interna eficaz b) elaborar plano para dar mais visibilidade a marca Rotary e divulgação de projetos Comissão Desenvolvimento do Rotary: a) elaborar plano de recrutamento e retenção de associados b) elaborar critérios para escolha de dirigentes e líderes distritais c) fazer pesquisa para identificar causas de baixas de associados
19
Plano Estratégico D. 4620 – Objetivos estratégicos
Comissão de Capacitação: a) elaborar programa de orientação de novos associados junto com a Comissão de Desenvolvimento do Rotary b) organizar programa (piloto) de capacitação para desenvolvimento de liderança rotária c) descentralizar os seminários de treinamento (por área/região) ou modernizar as técnicas de participação (via on line)
20
Plano Estratégico D. 4620 – Objetivos estratégicos
Comissão da Juventude a) criar plano para ampliar a divulgação dos programas à juventude b) elaborar plano de ação para implantação/ampliação dos programas à juventude no distrito através dos clubes Comissão de Planejamento Estratégico a) elaborar o Plano Estratégico do Distrito b) elaborar plano de ação para oferecer orientação sobre Planejamento Estratégico aos clubes
21
Plano Estratégico D. 4620 – Objetivos estratégicos
Comissão de Administração - Finanças a) implantar serviço de apoio administrativo no distrito – secretaria distrital. b) oferecer apoio técnico e jurídico para regularização jurídica dos clubes (estatutos, atas, CNPJ)
22
TÍTULO DO SLIDE Título Texto Subtítulo Lista de itens
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.