A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Subsídio conceitual para a Páscoa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Subsídio conceitual para a Páscoa"— Transcrição da apresentação:

1 Subsídio conceitual para a Páscoa
Iluminação bíblica: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” (Jo 14, 6) Refletir sobre a Páscoa, a partir do episódio dos “discípulos de Emaús”, em Lc, 25 (18-35). Inspiração para a reflexão: as atitudes do Ressuscitado (se aproxima, caminha com eles, questiona, ouve, prega...).

2 Subsídios para reflexão
A experiência vivida pelos discípulos de Jesus, relatada no episódio dos “discípulos de Emaús” em Lc 24, 13s, seria impossível sem uma atitude: a aproximação. Fica evidente para os discípulos que aquela presença era significativa quando Jesus realiza o gesto de partir o pão com eles. A experiência da partilha levou-os a fazer memória de algo experimentado antes, e seus olhos voltaram a ver da forma original, verdadeira, e reconheceram Jesus como caminho de luz. Páscoa é um caminho de luz. Realizar a passagem/Páscoa de um olhar indiferente para um olhar sensível e atento é um desafio. A travessia que precisamos fazer para aproximarmo-nos da vida em plenitude vai exigir a morte de concepções reducionistas a respeito do ser humano, da vida no planeta, a respeito de Deus. Uma passagem/Páscoa necessária ao nosso tempo será de aproximação com as causas justas que garantam os direitos básicos às pessoas mais empobrecidas, ou não será Páscoa de Jesus. É nisso que se baseia todo o Seu projeto, levou-o até a cruz e a ressurreição.

3 Subsídios para reflexão
Jesus como caminho, verdade e vida (Jo 14, 6) não pode ser entendido separadamente das coisas concretas da vida. Para quem não vê saída, Ele propõe um caminho: o amor. Para quem se perde em falsidades, Ele propõe a verdade: a simplicidade, a sinceridade, a coerência e a libertação, pois conhecendo a verdade ela vos libertará (Jo 8, 32). Para quem só espera a morte, Ele propõe uma causa: a defesa da vida, o Reinado de Deus, traduzido na missão de lutar para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo, 10, 10). Nós somos continuadores dessa passagem = Páscoa de Jesus, quando realizamos gestos intencionais que podem provocar revoluções internas em outras pessoas, pois eles despertam memórias, recordam experiências vividas, mexem com histórias, mexem com vidas, com significados, com sentidos.. Somos responsáveis por uma aproximação com os interlocutores em nossas Unidades que somente nós maristas podemos realizar junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos e essa aproximação possibilitará ver diferente e ver o que talvez nunca pensou-se ver.

4 A Páscoa diz respeito a esta certeza: Ele não parou de revelar-se!
Subsídios para reflexão Da experiência de Jesus com os discípulos de Emaús, o ânimo passou a ser renovado, o caminhar mais firme, a alegria duradoura e verdadeira O sentido de viver intensamente é a marca característica de quem sabe que “Jesus entrou para ficar conosco” na nossa vida, na nossa casa, na história da humanidade... “Não ardia nosso coração enquanto ele nos falava ao longo do caminho?”. A Páscoa diz respeito a esta certeza: a vida venceu a morte! Jesus caminha conosco! Ele não parou de revelar-se!

5 Sugestões para aprofundamento e reflexão:
- Filme: Ensaio sobre a cegueira Filme: Quem somos nós? Texto: a nossa missão de evangelizar pela educação (Missão Educativa Marista nº 75 a 85).


Carregar ppt "Subsídio conceitual para a Páscoa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google