A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MUNDO EM GUERRA PELA SEGUNDA VEZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MUNDO EM GUERRA PELA SEGUNDA VEZ."— Transcrição da apresentação:

1 O MUNDO EM GUERRA PELA SEGUNDA VEZ.
A II GUERRA MUNDIAL.

2 A OPINIÃO DE ERIC HOBSBAWM E MARC FERRO
Para Hobsbawm a (I guerra) não alcançou soluções definitivas, pois nações como Alemanha e Itália não aceitaram a derrota além de pagar o prejuízo do primeiro grande conflito. Para ele não houve dois grandes conflitos apenas uma ou seja, dividida em dois momentos (I guerra entre 1914 e 1918) e (II Guerra entre 1939 e 1945). Para Marc Ferro os dois grandes conflitos tiveram grandes diferenças como: Apoio ou não da população. (II guerra apoio da população alemã) Ideologias presentes (Fascismo e Nazismo) As capacidades Bélicas. (armas com maior poder de destruição)

3 ASITUAÇÃO DOS PAÍSES DO EIXO (ALEMANHA, ITÁLIA E JAPÃO)
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc). Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

4 A CONFERÊNCIA DE MUNIQUE
O Acordo de Munique foi um tratado assinado em 29 de Setembro de 1938, na cidade de Munique, na Alemanha, entre os líderes das maiores potências da Europa. O objetivo da conferência era a discussão do futuro da Checoslováquia anexando essa nação as democráticas da Alemanha Nazista de Adolf Hitler. O acordo é quebrado e Hitler quando invade também o lado judeu da Checoslováquia impondo a sua ditadura e decretando a ameaça a outras nações como a Polonia que seria a seguinte a ser invadida.

5 O INÍCIO DO II GRANDE CONFLITO
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).

6 A ESTRATÉGIA DO EIXO Alemanha: Domínio europeu todo o continente como principal objetivo a invasão a URSS (socialista). Itália: países do norte da África (países árabes que faziam fronteira continental). Japão: Retardar a chegada dos EUA na Europa, sufocando os americanos em seu território e nas ilhas do Havaí, base naval dos estadunidenses.

7 A estratégia alemã com a guerra.
Com a ameaça agora se tornando realidade a França prepara a sua defesa guardando a sua fronteira entre ela e Alemanha, chamada linha de Maginot. Mas os alemães se dirigiram ao norte e invadiram a frança pela Bélgica e os Países baixos. Hitler teve êxito, pois usou a geografia ou seja conhecia o território. Construiu pontes longe das entradas das principais cidades francesas e belgas, assim essas cidades foram surpreendidas por que o ataque foi imprevisível ou seja longe da lógica da guerra.

8 O AVANÇO DO EIXO Chamado de primeiro Front período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o norte da França chegando a Paris e dominando o território francês, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria (Ásia), enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia. Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.

9 A INVASÃO DOS ALEMÃES À UNIÃO SOVIÉTICA E A PRIMEIRA DERROTA DO EIXO
Em 22 de junho de 1941, mais de 3 milhões de soldados da Alemanha invadem a União Soviética em três ofensivas paralelas, no que seria a maior e a mais poderosa força militar de invasão da história. Dezenove divisões blindadas, 3 mil tanques pesados, 2,5 mil aviões e 7 mil peças de artilharia distribuíram-se num front de 1,5 mil quilômetros assim que Hitler decidiu abrir seu segundo front na guerra. De 1941 a começaram a ocorrer as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo e a famosa batalha de Stalingrado, milhões de russos morreram na batalha, mas Moscou resistiu. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas

10 A DERROTA DA ITÁLIA E A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL
Os aliados invadem a Itália a partir da Sicilia e Mussolini é retirado do poder. Hitler tenta recuperar o controle realizando um ataque a Roma, mas é derrotado, Mussolini é entregue aos italianos que resistiram ao fascismo e é executado. O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

11 “O DIA D” O Dia D, 6 de junho de 1944, foi a data em que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Normandia (noroeste da França). Este dia é considerado por muitos historiadores como o mais importante da Segunda Guerra Mundial. Foi decisivo na vitória dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Os aliados, desembarcaram com mais de 300 mil homens e milhares de armamentos. Usando senhas e informações falsas sobre o desembarque, confundiram as tropas alemãs. Após duras batalhas, os aliados venceram. Esta vitória foi crucial para o avanço dos aliados rumo a vitória sobre a Alemanha em 1945. As tropas aliadas, que participaram da invasão da Normândia durante no Dia D eram dos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França (parte livre), Polônia, Austrália, Bélgica, Nova Zelândia, Holanda e Noruega.

12 O APELO DOS EUA AO JAPÃO Bombas nucleares foram usadas apenas duas vezes na história. No final da Segunda Guerra Mundial (1945), os Estados Unidos jogaram bombas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Aproximadamente duzentas mil pessoas morreram nestes ataques. Milhares de pessoas, em função da radiação liberada pelas bombas, desenvolveram doenças graves e vários tipos de câncer. Muitas dessas doenças foram passadas, de forma hereditária, para os descendentes.


Carregar ppt "O MUNDO EM GUERRA PELA SEGUNDA VEZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google