A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Alienista Machado de Assis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Alienista Machado de Assis."— Transcrição da apresentação:

1 O Alienista Machado de Assis

2 4. Análise das personagens
Dr. Simão Bacamarte - Representa a caricatura do cientificista do século. Acabou se tornando vítima de suas próprias ideias, recolhendo-se à Casa Verde por se considerar o único cérebro bem organizado de Itaguaí. D. Evarista - Embora não fosse "bonita nem simpática", o doutor a escolheu para esposa porque ela "reúne condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem", estando apta para dar-lhes filhos robustos, são e inteligentes". Chegou a ser recolhida à Casa Verde, certa vez, por não conseguir escolher um vestido.

3 Outros... Costa – recebeu herança e gastou tudo com empréstimos para as pessoas. Barbeiro Porfírio – decide liderar uma revolta para soltar as pessoas que foram as presas. (revolta dos canjicas) 75%da população foi internada

4 RESUMO Simão Bacamarte foi um grande médico, que decidiu seguir o ramo da psiquiatria; escolheu Itaguaí para poder continuar seguindo sua vida, preferindo essa cidade que conta com grande conceito europeu. Casa-se com D. Evarista da Costa, uma senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz, o qual percebe-se que não é bonita nem simpática.

5 Bem recebido pela população, monta na cidade, uma espécie de hospício, onde concebe o nome de “Casa Verde”, por alusão à cor das janelas; lá pretende executar seus projetos científicos, analisando cientificamente o homem; porém a população não gosta, quando ele decidi por “aprisionar” as pessoas loucas. Pretende separar o reino da loucura do reino do perfeito juízo.

6 No desenrolar do conto, percebe-se que Bacamarte era apenas mais um egoísta, valorizando-se mais e desprezando os outros. “Se a maioria seguia um desvio de padrão, quem tinha regularidade em suas ações e firmeza de caráter eram os verdadeiros loucos”.

7 Diferença entre loucura e sensatez.
Tema Ele não encontrou ninguém que possuísse ao menos um desvio de caráter a não ser ele mesmo. Acha-se o único reto e sadio, dessa forma ele próprio se internou, onde morreu 17 meses depois. TEMA Diferença entre loucura e sensatez.

8 Aspectos que chamaram a atenção.
Não podemos julgar as pessoas pela aparência ou seus atos. O egoísmo diante de Bacamarte. Não se achar o melhor de todos, pois há pessoas que possuem talentos melhores que si próprio.

9

10 2. Características da obra
Pessimismo. Acha que é o centro do universo. Tem sobre tudo a presença do humor e ironia. Análise psicológica e a crítica social. Machado de Assis torna-o cego para questões sociais, se achando o melhor de todos.

11

12

13 5. Há ironia? A ironia de Machado de Assis é notória nesse conto, quando mostra a hipocrisia do ser humano que só pensa em seu próprio prestígio.

14 6. Narrador Tipo: Narrador onisciente.
Foco Narrativo: O narrador está em conformidade com os princípios da literatura realista; isto é, trata-se de um narrador-onisciente, preocupado com a objetividade Importância do Narrador: a análise do comportamento humano: vai além das aparências e procura atingir os motivos essenciais da conduta humana, descobrindo, no homem, o egoísmo e a vaidade.

15


Carregar ppt "O Alienista Machado de Assis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google