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Educação e Sustentabilidade

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Apresentação em tema: "Educação e Sustentabilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Educação e Sustentabilidade
Ponto Novo – Bahia 2016

2 Conhecendo o Projeto EDUQ - 2016
Educação e Sustentabilidade Conhecendo o Projeto EDUQ O projeto EDUQ 2016, tem como campo de atuação a Educação para a Sustentabilidade Socioambiental. Isto porque nas duas últimas décadas, sustentabilidade tornou-se a palavra de ordem, pronunciada e defendida por diferentes sujeitos, nos mais diversos contextos sociais, influenciando diversos campos de saber e de atividade humana, entre os quais o campo da educação. Assim, a finalidade desta ação é motivar, orientar e certificar as Escolas Publicas Municipais para desenvolverem práticas spcioeducativas, tornando-se Escolas Sustentáveis, por desenvolverem e adotarem discursos e práticas cotidianas sustentáveis, tendo a produção de Hortas Escolares, dentre outras ações, como estratégia e ferramenta pedagógica central.

3 Justificativa Educação e Sustentabilidade
A escolha em desenvolver ações neste campo da educação, justifica-se por percebermos que a humanidade vive hoje uma situação limite. Segundo Gadotti (2001), pela primeira vez na história - não por força de armas nucleares, mas pelo modelo de desenvolvimento, o homem pode destruir todas as formas de vida sobre o planeta. O modo de produção dominante é o modo de destruição. Por isso, em todos os países, seja nos pobres ou nos ricos, ver-se manifestações questionando o atual modelo de desenvolvimento e chamando a atenção para questões ambientais, como o aquecimento global. A sociedade encontra-se assim, num grande empasse: se por um lado percebe-se que não há como preservar o meio ambiente em um sistema capitalista de produção que insiste em se manter, por outro a ideia de uma nova forma de civilização, fundamentada no reaproveitamento sustentável dos recursos renováveis, não pode ser apenas compreendida como possível, mas como essencial (SACHS, 2000). Nesta causa, a escola precisa se comprometer.

4 Objetivos do Projeto Educação e Sustentabilidade OBJETIVO GERAL
Promover uma educação pública municipal com foco no desenvolvimento local sustentável, comprometida com as questões socioambientais, visando a melhoria da qualidade de vida atual e das futuras gerações. 3.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS Contribuir para a formação de cidadãos empenhados na conservação do meio ambiente, na defesa da sociedade em que vivem. Disseminar uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens das escolas públicas, voltada para as questões socioambientais, desenvolvendo o sentimento de pertença local, regional e planetária; Orientar as equipes escolares para a implantação da Agenda 21 na Escola, tornando-a uma instituição comprometida com a sustentabilidade; Contribuir para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras de caráter interdisciplinar e contextualizadas, voltadas para a sustentabilidade local; Financiar Projetos Inovadores da Educação para a Sustentabilidade, elaborados a partir de problemáticas e potencialidades locais; Fomentar a discussão da educação para a sustentabilidade por meio das múltiplas linguagens artístico-cultuais e midiáticas, reconhecendo e premiando alunos com melhores desempenhos e talentos; Avaliar o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes mediante práticas de avaliação externa municipal;

5 Princípios Educação e Sustentabilidade
Sustentabilidade e convivência com o semiárido; Educação para o desenvolvimento socialmente justo e ecologicamente sustentável; Humanização dos educandos para compreenderem a complexidade da existência humana e sua interdependência com as demais formas de vida; Articulação da Educação Formal com a não Formal, como práticas de formação humana; Mobilização e democratização da gestão e das ações socioeducativas da escola, com a comunidade. Educação como prática social.

6 Fundamentos e Campos Teóricos Educação e Sustentabilidade
Ecopedagogia – Por uma Ética Planetária (L. BOFF); Pedagogia da Terra - (GAdotti) Pedagogia do Oprimido – (FREIRE); Educação e Desenvolvimento (UNESCO – UE 2007); Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro (MORIN) Lei 9.795/99; PCN- Educação Ambiental; RES CNE/CEB 1, DE 3 DE ABRIL DE 2002; LDB 9394/96. Socioambientalização curricular Educação contextualizada 5 R - Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, Reduzir, Responsabilizar Vida, saúde, consumo e meio ambiente – como temas e discussões transversais Objetivos do desenvolvimento do Milênio

7 Educação e Sustentabilidade
Fundamentos e Campos Teóricos

8 Metodologia Educação e Sustentabilidade
I Etapa: Formação dos Educadores e Gestores na linha da Educação para a Sustentabilidade; II Etapa: Mobilização Comunitária (escola e comunidade local) para o planejamento de ações sustentáveis pela escola; III Etapa: Elaboração de Projetos Escolas Sustentáveis; IV Etapa: Financiamento dos Projetos Escolares; V Etapa: Desenvolvimento das ações do projeto pela escola, envolvendo educadores, alunos e comunidade voltadas para práticas de uma escola sustentável; VI Etapa: Culminância do Projeto na escola; VII Etapa: Avaliações Externas Municipais;   VIII Etapa: Culminância do projeto no município;

9 Participação da Gestão da Escola
Educação e Sustentabilidade Participação da Gestão da Escola Implantar Comvida na Escola; Elaborar Agenda 21 da Escola; Mobilizar com a comunidade para realização de QRE (Quadro Regulador da Aprendizagem)

10 Participação dos Educadores
Educação e Sustentabilidade Participação dos Educadores Formação continuada: modalidade semipresencial, com 80h, em 5 encontros presenciais e atividades em AVA; Desenvolvimento de aulas sobre conceitos, práticas e atitudes sustentáveis; Elaboração e desenvolvimento de Projeto Inovador interdisciplinar e de integração curricular de práticas sustentáveis;

11 Participação dos Alunos
Educação e Sustentabilidade Participação dos Alunos Avaliação Externa; Concurso de Redação; Envolvimento Nas ações práticas e sociais do projeto; Produção de Mídias; - Produções Artísticas diversas para alunos.

12 Critérios para o Financiamento
Educação e Sustentabilidade Critérios para o Financiamento Educação infantil Escola R$ 4.000,00 R$ ,00 Educação do campo R$ 2000,00 R$ ,00 Ensino Fundamental I R$ ,00 Ensino Fundamental II R$ 6.000,00 R$ ,00 TOTAL

13 Premiação Final Educação e Sustentabilidade
Premiação em Notebook e Tablet para alunos que: Obtiverem desempenhos em 100% na Avaliação Externa; Forem vencedores em concursos de telas, canção estudantil, poemas e documentários em Mídia; Destacarem-se no Concurso de Redação sobre o tema;

14 Educação e Sustentabilidade
"Nenhuma geração vê o que gostaria de ver. Mas o que é preciso é que essa geração, mesmo sabendo que não vai ver aquilo que gostaria, se tome de consciência de que, se ela não fizer o mínimo que pode fazer, hoje, nem sequer a outra geração que vem, verá aquilo que ela gostaria de ver.“ (Paulo Freire)

15 Referências Educação e Sustentabilidade
ALMEIDA, Jalcione. A problemática do desenvolvimento sustentável. In: BECKER, Denizar (org). Desenvolvimento sustentável: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do Sul: Edunisc, 1999. ALVES, J.A. Lindgren. Direitos humanos, cidadania e globalização. Lua Nova, nº 50, CEDEC, São Paulo, 2000. ARAÚJO, Inês Lacerda. Foucault e a crítica do sujeito. Curitiba, PR: Ed. Da UFPR, 2001. BECK, Ulrich. Risk Society. Beverly Hills: Sage, 1992. BLOWERS, Andrew. Environmental policy: Ecological modernization or the risk society? Urban Studies, vol. 34, nº 5-6, , UK, 1997. BRUNDTLAND, Grö Harlem. Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: FGV, 1991. BRUSEKE, Franz Josef. O problema do desenvolvimento sustentável. In: Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. CAVALCANTI, C. (org.). São Paulo, 1995. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Territorialidades em luta: uma análise dos discursos ecológicos. Série registros, nº 9, p. 1-56, São Paulo: Instituto Florestal, Secretaria do Meio Ambiente, 1991. ________________. As transformações na cultura e o debate ecológico: desafios políticos para a educação ambiental. In: NOAL, F. O.; REIGOTA, M.; BARCELOS, V.H.L..Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz Sul: EDUNISC, 1998. CLARK, M. Ariadne’s thread: the search for new ways of thinking. Macmillian, Basingstoke, 1989. CRESPO, Samyra. Educar para a sustentabilidade: a educação ambiental no programa da agenda 21. In: NOAL, F. O; REIGOTA, M. ; BARCELOS, V.H.L.. Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. DEMO, Pedro. Cidadania tutelada e cidadania assistida. Campinas, SP. Autores Associados, 1995. DIEGUES, Antonio Carlos. Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis: da crítica dos modelos aos novos paradigmas. São Paulo em Perspectiva. 6 (1-2): 22-29, jan/jun, São Paulo, 1992. DRYSEK, Jonh S. The politics of the earth: environmental discourses. Oxford, UK: Oxford University Press, 1997.


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