A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Talles Mello Sistemas estruturais i

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Talles Mello Sistemas estruturais i"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Talles Mello Sistemas estruturais i
Forças Prof. Talles Mello Sistemas estruturais i

2 Vetores Você já viu um vetor? Não? Para quem nunca viu, este é um vetor Exatamente isso, o Vetor é uma Seta! O Vetor tem três características básicas; Módulo, Direção e Sentido

3 Vamos entender melhor as características de um vetor!
Módulo, é o tamanho do vetor a sua intensidade. Usaremos muito para representar força e velocidade etc Direção; é a posição do vetor, exp; horizontal, vertical, diagonal etc Sentido; está indicado pela ponta da seta! Exp: norte, sul, leste, da esquerda para direita, diagonal para cima Módulo Direção Horizontal Sentido

4 Força Força é toda causa capaz de produzir em um corpo uma modificação de movimento ou uma deformação. O conceito de força é introduzido na mecânica em geral. As forcas mais conhecidas são os pesos, que tem sempre sentido vertical para baixo, como por exemplo, o peso próprio de uma viga, ou o peso de uma laje sobre esta mesma viga. As forcas podem ser classificadas em concentradas e distribuídas.

5 Força No sistema internacional (SI) as forças concentradas são expressas em Newton [N]. As forcas distribuídas ao longo de um comprimento são expressas com as unidades de força pelo comprimento [N/m], [N/cm], [N/mm],etc. A força é uma grandeza vetorial que necessita para sua definição, além da intensidade, da direção, do sentido e também da indicação do ponto de aplicação.

6 Força

7 Composição de Força Para fazer a composição de forças temos que levar em conta, sempre, os três parâmetros que as formam. Duas forças com mesma direção e sentido se somam Duas forças com mesma direção mas com sentidos contrários se diminuem e terá resultante na direção da maior.

8 Exemplo Calcular a resultante das forcas F1 = 50N, F2 = 80 N e F3 = 70 N aplicadas no bloco da figura abaixo:

9 Decomposição de forças
Convenção de Sinais. x – Positivo para a direita, negativo para a esquerda. y – Positivo para cima, negativo para baixo. No plano, utilizam-se os versores i e j .

10 Redução a uma única força resultante
Decompor as forças nos eixos x e y. Utilizar trigonometria, decomposição em seno e cosseno. Vetores Cartesianos Força Resultante:

11 Modulo e direção da força resultante

12 Trigonometria O significado da palavra trigonometria, vem do grego e resulta da conjunção de três palavras: Tri – três Gonos – ângulo Metrein - medir BREVE REVISÃO Trigonometria significa, o estudo das medidas dos triângulos.

13 A hipotenusa é sempre o maior lado do triângulo retângulo;
Triângulo retângulo é todo triângulo que apresenta um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90°. cateto hipotenusa cateto hipotenusa A hipotenusa é sempre o maior lado do triângulo retângulo; Em qualquer triângulo, a soma dos ângulos internos é sempre 180°; Como num triângulo retângulo um dos ângulos é reto, a soma dos outros dois ângulos agudos (menores que 90º) é sempre 90°; Quando a soma de dois ângulos internos é igual a 90°, dizemos que esses ângulos são complementares.

14 Seno cateto oposto hipotenusa cateto oposto sen  = hipotenusa

15 Cosseno hipotenusa cateto adjacente  cateto adjacente cos  =

16 Tangente cateto oposto cateto adjacente  cateto oposto tg  =

17 Valores de alguns ângulos

18 Pitágoras (ortogonais)
c b a² = b² + c²

19 Exercício 1 O elo da figura está submetido as forças F1 e F2, determine a intensidade e a orientação da força resultante.

20 Exercício 2 A extremidade da barra está submetida a três forças concorrentes e coplanares. Determine a intensidade e a orientação da força resultante.


Carregar ppt "Prof. Talles Mello Sistemas estruturais i"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google