Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Introdução à História da Arte
Profª Mariana Kaadi
2
Qualquer obra de arte possui valor documental intrínseco
Portanto é um documento. É o reflexo: da forma do estilo da personalidade do artista de um olhar sobre a sociedade em que foi produzida. (Artigo: A sociedade como obra de arte, de Herbert Marcuse ).
3
“É a expressão exterior de um conteúdo interior” (Wassily Kandisky)
4
Proposta das aulas: Estudar a História da Arte a partir dos seguintes aspectos: Estabelecendo um diálogo com a História, identificando as funções da arte (política, econômica, cultural,religiosa,entretenimento...) Analisando elementos da arte plástica (profundidade, clareza, nitidez...) Comparando com a arte contemporânea produzida em nosso tempo.
5
Existem mecanismos específicos para a leitura das imagens
*Quanto a forma o autor nos propõe 5 pares de oposições: 1. Linear e Pictórico 2. Plano e Profundidade 3. Forma fechada e Forma aberta 4. Pluralidade e Unidade 5. Clareza e Obscuridade ( Conceitos fundamentais de História da Arte; autor clássico Heinrich Holfflin, 1915)
6
1. Linear e Pictórico Linear: forma onde predomina o desenho, a linha.
Pictórico: forma onde predominam os efeitos de luz e sombra, os volumes.
7
2. Plano e Profundidade Plano:forma de composição onde o autor cria um plano e alinha as personagens. Profundidade: forma de composição onde personagens e/ou elementos são organizados em planos múltiplos, dando a ilusão de 3 dimensões. Há uso de linhas diagonais de composição. (perspectiva)
8
3. Forma fechada e Forma aberta
Forma fechada: Olhar do espectador é guiado. Não podemos “tirar” nem “acrescentar” elementos. Forma aberta: nosso olhar percorre livremente a obra, sem caminhos pré-definidos. Podemos “acrescentar” ou “retirar” elementos.
9
4. Pluralidade e Unidade Pluralidade
Unidade individual, visão em detalhes, distinguimos todos os elementos. unidade: visão em conjunto, unidade múltipla, elementos se fundem, unificam.
10
5. Clareza e Obscuridade Clareza: refere-se a nitidez formal. Formas claramente definidas. Obscuridade: refere-se a relativa “indefinição” formal, que pode ser alcançada também (mas não exclusivamente) pela penumbra.
11
*Quanto ao conteúdo Iconografia: o que está representado
Contexto histórico: mentalidade de determinada época. “ Toda representação se funda em convenções, pois existe uma oposição entre o ver e o conhecer.” (Arte e ilusão, um estudo da representação pictórica, Gombrich,2001).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.